domingo, 27 de julho de 2014

TEVÊ

TV paga 
 
Estado de Minas: 27/07/2014


 (Gabriel Boieras/Divulgação )

Música O violonista, compositor e arranjador paulista Ricardo Herz é o artista da vez nos programas Passagem de som e Instrumental Sesc Brasil, exibidos em sequência hoje, às 21h, no SescTV. Ele vem com seu trio, que fica completo com Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka (violão de sete cordas). No canal Arte 1, mais duas boas pedidas: Kaya N’GanDaya, com Gilberto Gil, às 18h30; e a biografia de Maria Callas, às 22h.

Maratona A série de animação Os Simpsons já vai superar os 500 episódios e o canal Fox celebra o aniversário da produção mais longa da televisão com uma maratona especial, com cinco episódios consecutivos, hoje, a partir das 20h. Numa história Bart faz com que o diretor Skinner seja despedido, em outra Homer concorre a uma eleição, mais adiante Marge é assaltada, Homer vira notícia ao comprar um sorvete e a família finalmente é despejada de Springfield. Um turbilhão só!

Adrenalina Outra série que merece a atenção especial do assinante é The americans – Rede de espionagem, mas pena que está encerrando o primeiro ano, hoje, às 23h, no FX. Em “The Colonel”, último episódio da temporada, Philip e Elizabeth recebem ordens de seguir adiante com um encontro que poderia ser uma armadilha e acabam enfrentando inesperadas verdades sobre seu relacionamento. Enquanto isso, a investigação de Stan coloca ele e o FBI mais perto de Philip e Elizabeth. Ah, a boa noticia é que a segunda temporada estreia já no domingo que vem.

 (GNT/Divulgação)

CHEF Na Fox Life, mais uma maratona com quatro episódios de Kitchen nightmares, a partir das 17h30. O chef Gordon Ramsay vai tentar salvar os restaurantes La Frite, de Sherman Oaks, e o Capri, de Eagle Rock, ambos na na Califórnia; o Zeke's e o Oceana, de Nova Orleans.

Questão de fé De acordo com o evangelho de São Mateus, uma estrela teria guiado os reis magos ao menino Jesus. O episódio “Estrela de Belém”, que vai ao ar hoje, às 21h, na série O universo: mistérios revelados, do canal Bio, examina quase 20 séculos de teorias sobre que tipo de fenômeno ela teria sido. As especulações relacionam o avistamento a meteoros, novas, supernovas e cometas que teriam aparecido sobre a Terra naquela noite.



De olho na telinha
Simone Castro
Estado de Minas: 27/07/2014


Como Zelão, Irandhir Santos rouba a cena, diverte e emociona (Renato Rocha Miranda/TV Globo-3/6/14)
Como Zelão, Irandhir Santos rouba a cena, diverte e emociona
Ele é o cara

Meu pedacinho de chão (Globo) entra em sua última semana de exibição e vai deixar saudades por vários motivos, entre eles um para lá de especial que é a participação de Irandhir Santos, o ator que dá vida ao encantador Zelão. O personagem, rústico, diverte, faz pensar e também emociona. O ator rouba a cena e brinda o telespectador com uma interpretação cativante como poucas.

Na grande magia, com concepção do diretor Luís Fernando Carvalho para a trama de Benedito Ruy Barbosa, o capataz Zelão, no início um homem bruto, analfabeto, que só sabe se fazer ouvir quando intimida com o seu revólver na cintura, sofre uma transformação intensa quando conhece a professorinha Juliana, de Bruna Linzmeyer – também em um ótimo trabalho –, por quem se apaixona à primeira vista.

Moldado em pedra bruta, é como se Zelão fosse sendo lapidado aos poucos. Primeiro, o cabra sofre, sofre, porque não consegue se comunicar com a amada. Aquele amor o sufoca, aperta o peito, ao mesmo tempo em que o liberta, abre seus olhos para um novo mundo. Um dos grandes momentos da novela – e Zelão protagonizou vários – é quando aquele homem, macho até dizer que chega, dá o primeiro passo para o seu grande voo.

Zelão pede ao garotinho Lepe (Tomás Sampaio) que o ensine a ler e a escrever. Antes, envergonhado, recusou-se a frequentar a turma de adultos na escola de Juliana. Não queria que ela descobrisse seus “segredos”: além da ignorância quanto às letras, também o seu enorme sentimento. Zelão chegou até a confiar no amigo Rodapé (Flávio Bauraqui), que o enganou dizendo saber escrever, para criar uma cartinha de amor para a sua professorinha, porém sem se identificar. Mas, bonito mesmo foi quando ele, de próprio punho, compôs a tão desejada missiva.

Juliana acabou fisgada por Zelão. E são antológicas as cenas em que ele corta o cabelo, troca o figurino e assume atitudes de civilidade para encantar sua amada. Outro ponto alto do personagem foi quando Juliana revela que também o ama. A emoção tomou conta do capataz e também do público.

O pernambucano Irandhir Santos estreou na TV na microssérie A pedra do reino (Globo), em 2007, dirigida por Luís Fernando Carvalho, na qual interpretou Dom Pedro Diniz Quaderna. Com relação mais próxima do cinema – já fez mais de 20 filmes entre longas e curtas-metragem –, Irandhir voltou à TV no início deste ano, na minissérie Amores roubados (Globo), em que encarnou João da Silva, pau-mandado de Jaime (Murilo Benício). E deu um tremendo show! Agora, em grande estilo, nos presenteia com o arrebatador Zelão. Tomara que o grande Irandhir Santos tenha tomado gosto pela TV.

PLATEIA

VIVA


Tony Ramos, como Carlos Braga, em O rebu (Globo), mais uma vez toma conta da telinha com seu enorme talento. Não é por acaso a empatia com o público em todos esses anos de carreira.

VAIA

Ao final do Jornal nacional (Globo), William Bonner anuncia a “história de superação de um homem”. Parecia notícia, mas era apenas a chamada para a estreia da novela Império. Pegou mal.

Caras & Bocas
Simone Castro - simone.castro@uai.com.br





Garota do bem
Deborah Secco (foto) retorna à TV em Boogie oogie (Globo), trama que vai substituir Meu pedacinho de chão (Globo) a partir de 4 de agosto. Ela vai interpretar Inês, uma comissária de bordo que consegue aumentar a renda vendendo no Brasil toda sorte de bugigangas que traz dos Estados Unidos. Além de preciosidades, como as últimas novidades musicais internacionais. No núcleo de Inês estão os personagens dos atores Francisco Cuoco, Flávio Boliveira, Alessandra Negrini, Betty Faria, entre outros. “Ela é muito bacana, amiga, preocupada com o pai (Vicente, vivido por Cuoco) e com a família. É superprotetora, boazinha demais. Estou superfeliz com mais um personagem. O bom do ator é poder brincar de ser várias pessoas numa vida só. Sempre quis ser várias em uma. Viver em outras décadas, ter várias personalidades”, comentou, durante lançamento da novela, há alguns dias, no Rio de Janeiro. A trama de Boogie oogie se passa nos anos finais da década de 1970. Inês é independente, de espírito livre e se mostrará mais moderna do que outras mulheres da história. Casar e formar uma família, como é o desejo da maioria de suas amigas, não é sua prioridade. A jovem divide o apartamento com Tadeu (Boliveira), um grande cúmplice. Já com Cuoco, a atriz deverá viver momentos de humor. O aposentado não é das pessoas mais fáceis. Rabugento e de saúde frágil, costuma implicar até com a cor dos comprimidos e, cuidadosa, Inês pega mesmo no pé do pai. Os conflitos serão uma constante, mas deverão render cenas divertidas.

VRUM MOSTRA ENCONTRO  DE MOTOS EM TIRADENTES

O Vrum deste domingo, às 8h30, no SBT/Alterosa, desmonta alguns hábitos do passado que devem mesmo ser esquecidos na hora de dar um trato nos automóveis. É que com os avanços tecnológicos, muita coisa mudou. A atração mostra também que a cidade histórica de Tiradentes virou palco de um grande encontro de motos antigas e modernas. Confira, ainda, o lançamento do renovado Renault Sandero, que está de visual e motor novos, e o teste do Peugeot 3008 2015, um crossover muito interessante.

MAIS VOCÊ ANUNCIA MAIS UMA EDIÇÃO DE ‘SUPERCHEF’

Está marcada para setembro a próxima edição do “Superchef”, reality de culinária do Mais você (Globo), que reúne famosos. Em 2013, o vencedor foi o ator Sidney Sampaio. No ano anterior, foi a vez do também ator Max Fercondini. Para a nova temporada, o único nome confirmado é o da atriz Monique Alfradique, que participou da edição do ano passado. Ainda não saiu a lista dos demais participantes.

SBT LANÇA NOVA ATRAÇÃO  SOBRE O MUNDO ANIMAL

O SBT/Alterosa vai exibir um novo programa dedicado ao mundo animal. Ainda sem data marcada, a atração deverá ter formato internacional. Um piloto já foi produzido e entre apresentadoras testadas para estar no comando estão Maísa Silva e Luísa Mell. Vale lembrar que a atriz é cria da casa e já esteve à frente de, entre outros, o Bom dia & cia. Já Luísa, apresentou por muito tempo o Late show, na RedeTV!, com a temática animal.

CANAL VIVA TRAZ DE VOLTA  A FAMÍLIA DINOSSAUROS

A divertida série Família dinossauros, que bombou nos anos 1990 no Brasil, será reprisada, a partir de agosto, no canal Viva (TV paga). Exibida pela Globo, SBT e Band, por aqui, o clã da produção da Disney, numa parceria com a Jim Henson Productions, se transformou na família Silva Sauro, mas mantinha a sátira dos costumes da sociedade norte-americana da época. E os humanos eram os animais selvagens e irracionais. A família era da pesada: pai Dino, mãe Fran e os filhos Bobby, Charlene e Baby, além da vovó Zilda. Baby era o xodó de todos e também do público, com seus ótimos bordões “Não é a mamãe” e “De novo, de novo”.

GLOBO PRODUZ REMAKE DE QUEM AMA NÃO MATA

A microssérie Felizes para sempre, escrita por Euclydes Marinho, vai estrear em janeiro na Globo. Dirigida por Fernando Meirelles, é um remake da minissérie Quem ama não mata, também de Marinho, exibida na emissora em 1982. A trama foi baseada em crimes passionais reais e famosos ocorridos entre os anos de 1970 e 1980. Na época, grupos feministas tinham como slogan “Quem ama não mata”, protestando contra mulheres que eram mortas por seus próprios companheiros. Na minissérie, a dona de casa Alice (Marília Pêra) acabava assassinada pelo marido, o dentista Jorge, vivido por Cláudio Marzo. O fio condutor da microssérie Felizes para sempre será mantido com as devidas atualizações. O elenco ainda não foi definido.

CANTORA ANITTA GARANTE QUE NÃO TEM EGO INFLADO

Dona do hit Show das poderosas, com a qual iniciou sua carreira, a cantora Anitta é a convidada de Marília Gabriela (foto) no De frente com Gabi deste domingo, à meia-noite, no SBT/Alterosa. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, ela ainda não tem uma mansão, sequer casa própria. Ela explica o motivo. “Não comprei uma casa ainda porque o mercado não está no melhor momento”, afirmou. Ela também revelou: “Cuido da vida financeira da minha família inteira. Conheço-os o suficiente para saber que eles não se aproveitariam de nada”. Com novo trabalho, o DVD Meu lugar, a cantora avalia que “hoje as pessoas já me recebem com outros olhos”. E acrescenta: “Hoje consigo fazer vários tipos de show para diferentes tipos de público”, contabilizando ainda os fãs-clubes que diz ter entre as senhoras da terceira idade. Sobre beleza, Anitta, que foi bombardeada negativamente por conta de uma cirurgia plástica no nariz, comenta: “Vaidade e ego são coisas que não andam comigo. Fiz a cirurgia porque tive um problema hormonal e meus seios tinham crescido muito. A cirurgia do nariz foi uma desobstrução”. Se o sucesso que tem feito hoje como cantora pode ser efêmero, só o tempo dirá. Mas se depender de Anitta, existem outras cartas na manga, já que admite a vontade de atuar. “Ser atriz é um desafio que estou começando a viver”, entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário