segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Câncer de mama pode ser curado‏

Câncer de mama pode ser curado
Exame detecta alterações mamárias de apenas 1 milímetro
Clécio Lucena
Presidente da Sociedade
Brasileira de Mastologia
Estado de Minas: 25/08/2014


O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Para isso, a melhor arma é a prevenção. A chance de cura pode chegar a 95%, quando a doença é descoberta em fase inicial, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A enfermidade é o cancro mais comum em mulheres, correspondendo a 22% do total de novos casos no Brasil, a cada ano. O Instituto revela que, somente em 2012, ocorreram cerca de 50 mil novos casos brasileiros da doença. Já a previsão do Banco Mundial é que até 2030 a incidência do câncer aumente cerca de 70% nos países de renda média, como o Brasil. O método mais eficiente para detectar precocemente a doença é a mamografia, que é uma radiografia das mamas realizada em equipamento específico, o mamógrafo.

O câncer de mama não tem um agente específico e não apresenta uma causa específica. A enfermidade ocorre, principalmente, em mulheres, não excluindo o público masculino, e em qualquer faixa etária. Entretanto, o rastreamento, por meio do exame de mamografia, é recomendado apenas a partir dos 40 anos de idade. Estudos apontam que o risco da doença é maior nessa fase e, por isso, é preciso mais atenção à presença de anomalias nas mamas e um reforço nos exames preventivos. A mamografia não é indicada para jovens, já que o método detecta nódulos em tecidos mamários mais densos, o que ocorre acima dos 40 anos. Se as mulheres fizerem o exame antes dessa idade, a glândula mamária ficará opaca e não aparecerá nada. Antecipar a realização da mamografia é indicado quando o paciente apresenta histórico familiar ou alterações genéticas propícias ao aparecimento da doença. O principal benefício da mamografia é a possibilidade de detectar lesões ainda muito pequenas, em fase inicial, o que não é possível com o exame de toque. Atualmente, a técnica está mais avançada, com destaque para a mamografia digital, garantindo maior qualidade e, consequentemente, maior capacidade de detectar alterações mamárias. O processo é realizado com o aparelho de raio-x. As mamas são comprimidas para se obterem melhores imagens, responsáveis por ampliar a capacidade de diagnóstico. O método é o mais eficaz quando comparado a qualquer outro exame. O profissional tem mais capacidade de optar por um tratamento sistêmico mais assertivo e menos agressivo com o resultado da análise em mãos, influenciando, diretamente, o sucesso do tratamento.

Não existe outro exame que substitua o processo, ainda que ele gere um desconforto entre o público feminino. As mulheres com menos de 40 anos também devem realizar outros tipos de exames preventivos, como o autoexame e o acompanhamento com um profissional da área de mastologia ou ginecologia. Outro cuidado é observar qualquer alteração na mama. Sintomas como o aparecimento de nódulos, mudança no tamanho e forma dos seios, saída de secreções escuras e feridas na pele são um sinal para procurar um médico o quanto antes. Ainda assim, a mamografia de rastreamento é uma das principais ferramentas para detecção precoce do câncer de mama, podendo visualizar alterações mamárias com 1mm, o que dificilmente acontece com o exame de toque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário