domingo, 17 de agosto de 2014

Mais perigo no cigarro contrabandeado‏

André Márcio Murad - Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG e do Centro Avançado de Tratamento Oncológico (Cenatron)

Estado de Minas: 17/08/2014 



Fumar não faz bem a ninguém, muito pelo contrário. Os males causados pelos cigarros são inúmeros e conhecidos por toda população. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo, chegando a um total de 4,9 milhões de falecimentos por ano, correspondendo a mais de 10 mil mortes por dia devido ao mau hábito. O tabaco pode causar em torno de 50 doenças distintas. As principais estão ligadas à circulação, à respiração e aos cânceres.

As informações com relação aos males causados pelo cigarro estão por toda a parte e, mesmo assim, o vício faz com que as pessoas se exponham a esse risco e continuem na lista de fumantes. O que muitos talvez não saibam é que existem tipos de cigarros que fazem ainda mais mal para a saúde do que os legalizados no Brasil, que, por sua vez, já causam muitos danos.

Nos últimos anos, os preços dos cigarros no Brasil tiveram um aumento significativo, sendo que o valor da marca mais barata subiu, em média, 60%. Como os gastos para manter o vício têm se tornado cada dia mais altos, muitos fumantes optaram por usar cigarros contrabandeados, vindos, principalmente, do Paraguai, devido ao baixo custo comparando com os demais. Essa opção é considerada a pior para a saúde. Uma pesquisa brasileira desenvolvida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mostrou o que está por trás desses cigarros contrabandeados. A existência de pelo de animais, terra, areia, vestígios de plásticos, restos de insetos, colônias de fungos, ácaros e metais cancerígenos como chumbo, cádmio, níquel, cromo e manganês foi constatada pelo estudo.

Esses dados são aterrorizantes. Pela primeira vez, a população brasileira tem acesso às quantidades dos valores das substâncias encontradas nos cigarros. O chumbo é um material altamente tóxico e foi detectado nos cigarros analisados em uma quantidade 116 vezes superior às marcas legais analisadas. A nicotina, responsável por diminuir a espessura dos vasos sanguíneos e sempre tão alardeada entre a sociedade, tem sua quantidade elevada de 10 a 20 vezes nos cigarros contrabandeados.

O tabaco sempre foi prejudicial à saúde, mas, nos tempos atuais, e com a entrada dessas marcas paraguaias no mercado, o problema tem se tornado ainda mais prejudicial. O fumo não lesa apenas o fumante, vai muito além e consegue interferir na saúde das pessoas que estão ao redor, conhecidas como fumantes passivas.

Atualmente, são realizadas diversas ações para o combate ao tabagismo no mundo. Uma das estratégias desenvolvidas com essa intenção é a implementação de espaços exclusivos para fumantes, tornando expressamente proibido fumar em locais fechados e que não são destinados a esse público. Todos os dados desse setor mostram a importância de se pensar sempre em medidas para tentar diminuir o número de fumantes no Brasil. De acordo o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no país.

É importante ressaltar que todos os cigarros são prejudiciais à saúde, mas é mais válido destacar que os malefícios dos cigarros contrabandeados são ainda maiores. A atenção com a saúde do seu corpo é primordial para a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário