quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MARTHA MEDEIROS - As boas ações e as péssimas

Zero Hora - 27/08/2014


Tudo o que pensamos é íntimo e não precisa ser repartido com ninguém. Todos nós temos o direito de guardar nossas opiniões, não é obrigatório dividir, seja para evitar constrangimentos, mal-entendidos ou porque falar muitas vezes não leva a coisa alguma. Assim como existe liberdade de expressão, também existe liberdade para ficar calado.

Pois o aplicativo Secret, que gerou tanta polêmica, conseguiu a proeza de misturar essas duas liberdades: a de expressão (você pode dizer o que bem entender) e a de ficar calado (como você não precisa se identificar, é como se não tivesse dito nada). E a perversidade deitou e rolou.

Existe um serviço telefônico chamado Disk Denúncia, que protege a identidade de quem liga. O objetivo não é estimular as pessoas a revelarem que uma determinada menina beijou outra na escola ou que o marido da sua amiga é amante da estagiária. É para que os cidadãos ajudem a combater a violência sem sofrerem represálias de bandidos.

Porém, afora as deduragens em prol de uma sociedade mais segura, revelar intimidades alheias a título de diversão e se valendo do anonimato nada mais é do que praticar tortura psicológica – há quem se sinta tão humilhado que chega a pensar em suicídio. Sei que a comparação é meio descabida, mas lembremos do depoimento que a jornalista Miriam Leitão deu semana passada.

Durante o período da ditadura militar, ela foi deixada totalmente nua numa cela escura, onde compartilhou da companhia de uma cobra – experimentou um pânico que a marcou para sempre. Guardadas as proporções, as cascavéis que proliferam nas redes sociais conseguem provocar algo parecido – despir e ameaçar –, o que demonstra que a maquiavelice humana tem graus variados e muda seus métodos, mas sempre deixa herdeiros.

Já levei vários baldes de água fria na cabeça. Quem não? Você sai de casa cheio de planos amorosos e leva a maior esnobada da pessoa com quem desejava ficar. Você se mata estudando para conquistar uma vaga de emprego e descobre que o dia da prova foi ontem. Você faz uma participação especial num filme dirigido por amigos e, quando vai assistir, a parte em que você aparecia foi cortada.

Eu já levei tantos que me considero devidamente encharcada. Espero que banhos metafóricos também sirvam para chamar a atenção para essa doença pouco conhecida que é a esclerose lateral amiotrófica, do qual a vítima mais notória é o físico Stephan Hawking. Quem não tem vontade de transformar a expressão “balde de água fria” em evento digital, mas gostaria de contribuir, aqui vão os dados: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). CNPJ – 18.989.225/0001-88 Banco Bradesco (237), agência 2962-9, conta corrente 2988-2. Fácil, útil e ninguém se gripa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário