terça-feira, 9 de setembro de 2014

COLUNA DO JAECI » Um dia saberemos o porquê‏

COLUNA DO JAECI » Um dia saberemos o porquê "Já vimos muitos casos de indisciplina, atrasos e bebedeira. A verdade sempre veio à tona tempos depois" 
 
Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 09/09/2014


Nova Jérsei – O Brasil enfrenta hoje o Equador sob desconfiança do país inteiro, por causa do corte de Maicon. O amistoso ficou em segundo plano, diante das especulações, algumas até esdrúxulas, sobre o que realmente ocorreu. Falou-se de sexo, bebida e atraso na reapresentação. Lamento que o coordenador Gilmar Rinaldi não tenha sido transparente o suficiente para explicar o motivo. Só gerou rumores, embora o atleta prometa uma coletiva para explicar por que foi desligado. Já vi vários episódios de jogadores cortados ou repreendidos na Seleção. Lembro-me de um com outro lateral-direito, Josimar, que se perdeu na noite de Londres e chegou ao hotel em estado “estranho”.

O caso mais emblemático foi durante a preparação da Seleção para a Copa de 1986, na Toca da Raposa. Num domingo de folga, Renato Gaúcho, Leandro e Branco foram curtir a tarde na Savassi. Às 22h, horário limite para a reapresentação, só o terceiro retornou à concentração. O primeiro ficou dando uma força para o segundo, que não estava em estado apresentável. Outros jogadores que chegaram tarde pularam o muro sem ser vistos. Renato entrou pelo portão já de madrugada, amparando Leandro. O porteiro deu com a língua nos dentes.

O técnico Telê Santana, furioso, quis cortar a dupla, mas desistiu a pedido do lateral, de quem era fã. Ao definir dias depois a lista dos 22 que iriam ao México, porém, excluiu o atacante. Em solidariedade ao amigo, Leandro se recusou a viajar  no dia do embarque. O voo fretado foi atrasado porque Júnior e Zico foram à casa do companheiro tentar demovê-lo, em vão. O avião partiu com um a menos. No dia seguinte, Telê convocou Josimar, que faria dois golaços no Mundial.

Já vimos muitos casos de indisciplina, atrasos e bebedeira. A verdade sempre veio à tona tempos depois. É claro que o caso de Maicon foi grave, conforme disse Gilmar. Se fosse só bebedeira, logo se saberia. Parece que a coisa extrapolou e, caso comentasse, o coordenador poderia até prejudicar a vida pessoal do atleta. Somente daqui a alguns anos saberemos realmente o que houve. O problema é que, enquanto não surgir uma explicação, mesmo que oficiosa, as redes sociais vão bombando com boatos. Maicon dará sua versão em breve, embora os jornais italianos afirmem que foram bebedeira e atraso na reapresentação. Acho que houve alguma coisa a mais, que custará a ser revelada.

Para mim, Maicon não fará falta. Lateral de força física incomum, é limitado e nunca fez nada de destaque na Seleção. Chorou ao fazer um gol na Coreia do Norte na Copa de 2010. Neste ano, com Felipão, fez parte dos fracassados nos 10 a 1 – 7 a 1 da Alemanha e 3 a 0 da Holanda. Já vai tarde, assim como outros poderão ir também, sem deixar saudade. Causa espécie saber que o jogador era da confiança de Dunga e, se não teve perdão, é porque fez algo de muito grave mesmo. Acabada a era Maicon na Seleção, se o técnico olhar direitinho, verá que Marcos Rocha está prontinho. O atleticano deverá ser chamado para os amistosos contra Argentina, na China, e Japão, em Cingapura.

Quanto ao jogo de hoje, o Brasil deve ganhar. O Equador foi o mais fraco dos sul-americanos na Copa. Espero que a arbitragem seja rígida e coíba a violência, principalmente em cima de Neymar. O garoto está sendo caçado o tempo todo, diante de árbitros coniventes. O time se superoucontra os colombianos e surpreendeu positivamente. Minha expectativa é de boas mudanças para esta noite. Felizmente, Maicon e David Luiz estão fora. Miranda me agradou na vitória sobre a Colômbia.

Gostaria de ver Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart jogando. Diego Tardelli foi aprovado na estreia. Dunga tem a ideia de manter uma base e não ficar trocando muito, exceto no segundo tempo. Acho importante o time ter uma cara. Curiosamente, não tínhamos um camisa 10 decente com Felipão. Agora, temos três: Éverton Ribeiro, Philippe Coutinho e Paulo Henrique Ganso, que deverá ser chamado nas próximas convocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário