domingo, 28 de setembro de 2014

Eduardo Almeida Reis - Despertador

Aceitei um café no botequim da praça, agradeci a todos, porque sou muito educado, e peguei a estrada para o Rio


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 28/09/2014



Todo o município paulista de Araras tem hoje 112 mil habitantes. Há 40 anos, presumo que sua parte central, a cidade de Araras, tivesse uns 30 mil. Voltando de uma fazenda quase na divisa com o MS e sabendo que o grande escritor Nelson Palma Travassos desenvolvia um método de cria e recria de bovinos no interior de São Paulo, resolvi conhecer sua fazenda. Seriam duas horas da tarde quando me identifiquei como repórter do Globo e perguntei a um motorista de táxi, na praça principal de Araras, onde ficava a fazenda de Travassos. O paulista não sabia e foi perguntar aos colegas, que dormiam em seus táxis. Desconhecimento geral, quando alguém se lembrou do presidente da Câmara Municipal, que morava ali perto.

Acordado, o vereador veio ter à praça com a notícia de que jamais ouvira falar de Travassos e da fazenda de Travassos, mas o prefeito, que era do seu partido, naturalmente conheceria a famosa propriedade rural. Prefeito que demorou um pouco para chegar, porque também dormia e sua casa ficava mais longe da praça. Tinha vaga notícia de um escritor chamado Travassos, mas nunca soube que ele tivesse fazenda em Araras, fato confirmado pelo tabelião, que também fora acordado.

Não seria exagero dizer que meia cidade girava em torno do meu fusca: ararenses educadíssimos, ninguém conhecia a fazenda. Aceitei um café no botequim da praça, agradeci a todos, porque sou muito educado, e peguei a estrada para o Rio, aonde cheguei antes da meia-noite. Manhã seguinte fui aos alfarrábios e constatei que a fazenda de Travassos ficava em Araraquara, a centenas de quilômetros de Araras.

Cidades históricas
Escritor e juiz de Direito na comarca do Araxá, o mineiro Renato Zupo voltou a visitar Diamantina, cidade que fala ao coração da mineiridade. Deu notícia da visita numa revista em que escreve regularmente e contou que ao voltar do Arraial do Tejuco esteve com sua amiga chinesa, a sra. Huang, residente no Brasil há muitos anos.

Mostrou as fotos diamantinenses e perguntou à chinesa se conhecia Diamantina e as outras cidades históricas brasileiras, bem como se gostava de cidades e coisas antigas. Com aquele sorriso tímido das orientais, a senhora Huang respondeu: “Renato, nós chineses temos cinco mil anos de história. Isso para nós não é antigo”.

Ao ler a crônica escrita pelo magistrado, lembrei-me do dia em que fui conhecer Ouro Preto, em outubro de 1971, estreando um dos piores carros que já tive, talvez o pior, uma Rural Willys 4x4. Oficialmente fundada dia 8 de julho de 1711, Ouro Preto andaria na flor dos seus 260 aninhos. Circulando de carro no final da tarde, pude ver alguma coisa do Centro Histórico com seus prédios muito bonitos.

Recolhendo ao hotel em companhia da santa que me aturava, liguei o televisor no momento em que exibia o saudoso xá Mohammad Reza Pahlavi recebendo seus convidados pelos festejos comemorativos dos 2.500 anos da cidade de Persépolis. O espetáculo persa meio que anulou meu entusiasmo pela historicidade ouro-pretana, que hoje reconheço importantíssima em Minas e no Brasil, sobretudo por ter sido o berço de Ariane Silva de Oliveira Maia, mineirinha que trabalhou lá em casa mais de cinco anos e até hoje é minha amiga e leitora.

O mundo é uma bola

28 de setembro de 1066, início da Conquista Normanda da Inglaterra: Guilherme desembarca em solo inglês com 7.000 homens. Na verdade, se chamava Guillaume II de Normandie. Pelas costas era Guillaume, le Bâtard, filho ilegítimo de Roberto I da Normandia. Le Bâtard morreu em 1087, deixando nove filhos.

Em 1106, Henrique I da Inglaterra derrota seu irmão mais velho, Roberto II da Normandia, forçando-o a abdicar do seu ducado, que é incorporado à coroa inglesa. Então como sempre, o pessoal não alisava: onde já se viu derrotar irmão mais velho?.

Em 1394, eleição do antipapa Bento XIII, nascido Pedro Martinez de Luna (1328-1423), mais conhecido como papa Luna, antipapa de origem aragonesa eleito pelos cardeais de Avignon para suceder ao antipapa Clemente VII, durante o Grande Cisma do Ocidente.

Em 1524, João Rodrigues Caprilho é o primeiro europeu a desembarcar naquele que é atualmente o estado norte-americano da Califórnia. Em 1871, no Brasil, entra em vigor a Lei do Ventre Livre; em 1885, a Lei dos Sexagenários, com a libertação de todos os escravos maiores de 60 anos. Em 1905, publicada no Annalen der Physik a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein. Em 1958, Karol Wojtyla, futuro papa João Paulo II, é nomeado bispo de Cracóvia. Em 1988, a China explode sua primeira bomba de nêutrons. Em 1992, aberto na Câmara dos Deputados o processo de impeachment de Fernando Affonso Collor de Mello, então casado com Rosane, a princesa do Canapi, expressão máxima da aristocracia canapiense, primeira-dama que deixou saudades até o dia 1º de janeiro de 2003, quando surgiu outra melhor. Em 1895, falecia o cientista francês Louis Pasteur. Hoje é o Dia Mundial Contra a Raiva.

Ruminanças

“Depois dos 40 anos a vida é um réquiem” (Melo Morais Filho, 1844-1919). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário