domingo, 2 de novembro de 2014

Nova Arena - Eduardo Almeida Reis

TIRO E QUEDA » Nova arena

Consta que a priprioca é abortiva, enquanto as raízes da tiririca passam por afrodisíacas, fato que deve ser divulgado para acabar com a praga.


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 02/11/2014




É impressionante a implicância da mídia do Sudeste com os nossos irmãos do Nordeste. Quem foi que disse, em que lei está escrito que o Ceará não pode ter um Coliseu? Se Roma tem um, começado a construir no ano 70 antes de Cristo, por que diabo o município cearense de Alto Santo, a 246 quilômetros de Fortaleza, não pode ter seu Coliseu? O romano é uma das sete maravilhas do mundo moderno e o alto-santuense tem tudo para entrar na lista das sete maravilhas do mundo futuro.

Argumentos pueris e preconceituosos têm sido usados para criticar o Coliseu cearense, tais como o fato de ter sido usada verba federal em sua construção e a capacidade para 20 mil pessoas, quando a totalidade dos felizes habitantes do município nordestino, de mamando a caducando, anda pelos 17 mil alto-santuenses.

Vamos por partes, que Roma, terra do outro Coliseu, não se fez num dia. Verbas federais podem ser aplicadas na construção de estádios, hospitais, escolas, creches, estradas, hidrelétricas: não foram inventadas apenas e tão somente para ser furtadas por determinados partidos políticos. Quanto à capacidade de um estádio para 20 mil pessoas num município de 17 mil que não tem time de futebol, bem se vê que a mídia do Sudeste não conhece a eficiência reprodutiva do cearense. O time é irrelevante: logo, logo, o Coliseu de Alto Santo ficará pequeno quando há shows sertanejos, funkeiros, violeiros e pagodeiros para manter lotada a novel arena.

Presente
Voltando de um passeio a Belém, capital do estado do Pará, boa amiga mandou-me presente contendo glúten, substância azotada, viscosa, extraída de cereais, depois de eliminado o amido. Como não sou intolerante ou alérgico a essa proteína, posso consumir o presente original.

Já o motivo do passeio foi originalíssimo: aproveitar passagem aérea BH-Belém-BH comprada por R$ 100 com muita antecedência. Isso me faz supor que uma passagem de ida e volta por R$ 200 anime a boa amiga a visitar o Estado Islâmico.

Sedexado de BH para o philosopho, o presente chegou intacto: duas garrafas de cerveja artesanal produzidas pela Amazon Beer (since 2000), uma Forest de bacuri e uma Red Ale de priprioca. Homessa! Cerveja de priprioca, também chamada piripirioca, Cyperus articulatus, uma ciperácea aromática e medicinal, natural da Amazônia, parente do junco e do papiro, cujas raízes liberam uma fragrância leve, amadeirada e picante com notas florais. É considerada invasora. Por ser aparentada com a tiririca, muita gente receia cultivá-la.

Consta que a priprioca é abortiva, enquanto as raízes da tiririca passam por afrodisíacas, fato que deve ser divulgado para acabar com a praga. No folclore, o Piri-Piri era importante guerreiro da Amazônia. Conta-se que exalava cheiro maravilhoso capaz de atrair qualquer índia. Pelo sim, pelo não, no dia em que criar coragem para degustar a Red Ale, pretendo trancar bem trancada a porta do apê em que me escondo para evitar uma invasão de mineiras, pois a mistura do cheiro do Piri-Piri com o aroma do charuto pode produzir fragrância ainda mais maravilhosa que a da piripirioca.

Beltrano
Seu nome não interessa, mas ele existe, é mineiro e muito rico, mas muito rico mesmo. Foi reeleito deputado em 2014. Há sete anos, conversando sobre política brasileira com um jornalista muito rodado, muito relacionado, que já viu tudo em matéria de malfeitos, perguntei-lhe se conhecia alguém que se candidatasse pensando trabalhar pelo bem do país. O jornalista respondeu: “O Beltrano”. Por sinal, nosso amigo comum, ou, pelo menos, cavalheiro com o qual mantínhamos relações cordiais, tipo jantar de aniversário nosso ou de terceiros.

Concordei com a resposta da raposa midiática, porque o Beltrano, riquíssimo, ocupadíssimo, viajando feito louco pelo Sudeste inteiro, devia mesmo estar pensando fazer como deputado algo pelo país em que nasceu e enricou. Passam-se os meses e o encontro jantando com a mulher em casa de amigos. Conversa vai, conversa vem, sem que fosse perguntando, ele me diz: “Meus negócios melhoraram muito depois que fui eleito deputado”. Donde se conclui que é melhor não concluir nada e deixar como está para ver como é que fica.

O mundo é uma bola


2 de novembro de 1895: primeira corrida de automóveis na América. Em 1930, Haile Selassié, nascido Tafari Makonnen ou Ras Tafari, torna-se o 111º imperador da Etiópia, mas podia ter poupado o planeta dos pavorosos cabelos rastafári, que devem ser impossíveis de lavar. Em 1988, primeira propagação de um vírus na internet.

Em 69 a.C. nasceu Cleópatra, rainha do Egito, que morreria em 30 d.C. Em 1470 nasceu Eduardo V, da Inglaterra, que seria rei durante dois meses. Morreu com 13 aninhos. Em 1745 nasceu Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e rainha da França, guilhotinada em 1793.

Hoje é o Dia de Finados sem feriadão, para tristeza do Piscinão de Ramos, cujas areias são mais limpas que as do Leblon.

Ruminanças
“O grande escritor não precisa ser muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores” (Lêdo Ivo, 1924-2012). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário