sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Flechadas - Eduardo Almeida Reis

 Trouxeram os arcos, botaram bom pedaço de madeira a cerca de 15m e não acertaram uma só flechada. Explicação: fazia tempo que aderiram às espingardas


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 05/12/2014



Edgar Flexa Ribeiro, o Flexinha, educador e comunicador brilhante, é homem digno e tem dedicado toda as sua atenção, nos últimos anos, ao tratamento e à cura de sua mulher Lúcia Hippolito, historiadora e cientista política, recuperando-se da terrível síndrome de Guillain-Barré. O único defeito do Flexinha é complicar a vida dos que escrevemos para fora, porque a flecha, do arco e flecha, não é com xis.

Faz tempo que as flechadas viraram esporte e Minas tem uma Federação Mineira de Arco e Flecha há mais de 25 anos. Na Arqueria Hobby e Lazer da internet, você pode comprar arcos e flechas de todos os tipos e preços. Pensei dar aos netos, porque é esporte silencioso, mas desisti quando estudei as precauções que devem ser tomadas pelos atletas.

Na rubrica armamento do Houaiss, a explicação para o esporte do arco e flecha é uma delícia: arma perfurante e de arremesso constituída de arco, com uma corda flexível que liga e prende os seus dois extremos, e de haste, com flecha na ponta. O atirador encaixa a haste no ponto médio da corda, e esta, puxada para trás e retesada ao máximo, gera a força propulsora que arremessa a flecha em direção ao alvo.

Há muitos e muitos anos, trabalhando para um grupo europeu, que havia comprado terras horríveis disputadas pelos xavantes, tive oportunidade de visitar uma aldeia. Visita divertidíssima com os xavantes dispostos em semicírculo grunhindo algo na língua do ramo aquém, falada por eles, quando apertavam minha mão. Até que um deles, dos últimos do semicírculo, disse: “Muito prazer. Como tem passado o senhor?”. Fui apurar e descobri que o guerreiro estivera três vezes na Europa levado pelos antropólogos.

Encontrei os guerreiros jogando futebol em campo de terra, balizas sem redes. Jogavam o dia inteirinho, pouco importando o resultado porque só contavam os gols até 10. Pedi aos mais velhos que me mostrassem como funcionavam suas flechadas. Trouxeram os arcos, botaram bom pedaço de madeira a cerca de 15 metros e não acertaram uma só flechada. Explicação: fazia tempo que aderiram às espingardas.

Educadíssimos, quando vinham discutir com os europeus sobre as divisas daquelas terras inservíveis, quatro ou cinco metros antes do lugar em que os estrangeiros e o philosopho estávamos sentados, os guerreiros abriam suas espingardas e guardavam os cartuchos nos bolsos dos calções. E dizer que aquela foi uma das muitas aventuras em que andei metido no Mato Grosso.

Tentação

Posso imaginar, caro leitor consumista, sua tentação diante das ofertas que circularam na mídia numa destas manhãs primaveris. O frio de 2014 já acabou, mas o inverno de 2015 vem aí e você ainda não tem meias de lã de vicunha, mamífero artiodátilo, da família dos camelídeos (Vicugna vicugna), encontrado nos Andes do Peru, Bolívia, Argentina e Chile; tem lã macia e delicada, e é semelhante ao guanaco, de quem difere pelo menor porte, pela coloração mais clara e pelas faces esbranquiçadas.

Por isso, você aproveita para encomendar 10 pares a um amigo que vai a Londres. Dez pares são o mínimo que um consumista deve ter para se acostumar com as melhores meias de lã do mundo. Na Selfridges londrina seu amigo pode comprar os 10 pares por R$ 20 mil, considerando que cada par custa 495 libras.

É uma pechincha para meias fabricadas pela Falke na Alemanha. Cada vicunha leva um ano para produzir cerca de meio quilo de lã, é protegida por lei e só pode ser deslanada de três em três anos. Tem a mais fina de todas as fibras naturais com seus 12 micrômetros de diâmetro. Um micrômetro, como informa o Houaiss, é unidade de medida de comprimento que equivale à milionésima parte do metro.

Com suas peúgas de vicunha, é justo que você tenha televisor de boa qualidade. Portanto, deve aproveitar para comprar um Samsung de 105 polegadas com tela curva, resolução de 5120x2160 e 11 milhões de pixels, preço sugerido de R$ 499 mil. Aí, você assina uma destas tevês a cabo e não consegue assistir aos programas pelo frequente sinal fraco.

E tem mais uma coisa: cada par de meias vem numa caixa de madeira finíssima, trem danado de chique. O diabo é a cor de caramelo, pois a lã é tão fina que não aceita tinturas.

O mundo é uma bola

5 de dezembro de 1496: o rei Manuel I assina o decreto de expulsão dos hereges de Portugal. Herege, na Wikipédia, ocuparia todo este caderno Gerais. Vejamos sua sinonímia no Houaiss: ateísta, ateu, céptico, descrente, gentio, heresiarca, herético, heterodoxo, idólatra, ímpio, incrédulo, incréu, infiel, mouro, pagão. Deu para entender?

Em 1812, Napoleão Bonaparte regressa a Paris depois de abandonar seus exércitos em difíceis condições na Rússia. Em 1889, a família imperial brasileira chega a Lisboa expulsa do Brasil pela proclamação da República, feriadão comemorado em novembro. Hoje é o Dia da Pátria na Tailândia, onde tenho bom amigo.


Ruminanças
“Ao inteirar 60, todo homem sério deve trocar a namorada pela cuidadora de idosos” (R. Manso Neto). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário