sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O silêncio está no ar - Carlos Herculano Lopes

Estado de Minas: 05/12/2014



A não ser a natural descontração comum aos botecos da vida depois de o álcool começar a fazer efeito, ou atingir poderes supremos, conforme consta em As mil e uma noites (o grande clássico da literatura árabe), o brasileiro está ficando mais calado e perdendo a verve falante, que sempre foi uma de nossas marcas registradas. Pelo menos essa é uma observação que, de alguns tempos para cá, o homem tem feito em suas andanças por aí.

 Contumaz usuário dos transportes públicos, pois nunca teve carro nem aprendeu a dirigir, ele sabia: há algum tempo, era comum uma pessoa, ao se sentar ao lado da outra no ônibus ou metrô, logo entabular conversa, fosse para falar do tempo, do alto preço das coisas, de política ou futebol. Mas de repente as coisas mudaram, e o homem, para sua própria surpresa, só começou a perceber isso recentemente, quando tomou o Move em direção ao Bairro Ipiranga, em Belo Horizonte.

Ele passou a observar que grande parte das pessoas a não ser uma ou outra exceção, viajavam em completo silêncio, entregues aos próprios pensamentos. Algumas estavam com os olhos fechados, fingindo tirar um cochilo; outras seguiam com a cabeça baixa; umas mais, com expressão triste, iam agarradas aos telefones celulares. Conversa que é bom, nada.

“Será que esse silêncio é meu? Estarei mais desencantado com a vida, sem aquele impulso comum da juventude de se aproximar do semelhante?”, o homem se perguntou ali dentro do coletivo, sem conseguir chegar a uma conclusão, mas também sem deixar de refletir a respeito.

Certeza mesmo de que o silêncio está no ar ele teve na semana passada, quando voltava de avião de Salvador, onde não ia há anos. Entre dois passageiros como ele espremidos numa daquelas poltronas cada vez mais estreitas da classe econômica, de repente, sabe-se lá por que, ele se lembrou da viagem no Move e olhou para a mulher à esquerda. Morena, de cabelos encaracolados, ela olhava para a frente como se mirasse o nada. Um senhor de terno azul-claro, que estava à sua direita, lia a revista da empresa aérea. Ninguém dizia palavra.

Incomodado com aquilo, o homem, que sempre gostou de um bom dedo de prosa, costume adquirido nos perdidos dias da infância no interior de Minas, mas que de uns meses pra cá, vá saber por que, também andava meio macambúzio, voltou a atenção para as poltronas ao lado e à frente. Pensou novamente que aquele silêncio pairando à sua volta poderia ser apenas uma coincidência.
Mas a situação era a mesma. Quase todos viajavam calados; estavam lendo alguma coisa ou entregues a smartphones, iPods, tablets ou notebooks da vida, como se nada mais interessasse. Resolveu ir ao banheiro para estender um pouco a investigação. A mudez imperava.

Minutos depois, quando começou o serviço de bordo, a morena à esquerda agradeceu o lanche com um balançar de cabeça, enquanto o senhor de terno acenou para a água mineral, gesto seguido pelo homem. O silêncio só seria quebrado de forma bem engraçada, provocando alguns sorrisos, quando, quase chegando a Confins, uma criança perguntou, aos gritos: “Mãe, o avião já está com os pés no chão?”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário