domingo, 25 de janeiro de 2015

EM DIA COM A PSICANÁLISE » Seja o que quiser!!!

EM DIA COM A PSICANÁLISE » Seja o que quiser!!!

Regina Teixeira da Costa
Estado de Minas: 25/01/2015



Encontrar a satisfação plena. Alcançar tudo o que almejamos e sonhamos. Viver infinitas experiências. Abolir limites. Mudar o corpo. Alterar a cor da pele. Implantar próteses. Fazer preenchimentos deformadores. Liberdade plena e irrestrita.

Esses ideais rondam o imaginário coletivo enquanto todas as facilidades nos intimam a alcançar o impossível. Mesmo sabendo que a realização plena está fora de alcance, ainda assim insistimos em botar fé e pilha nesse imaginário. E as coisas vão se desenrolando até o extremo.

Temos crédito ilimitado! Podemos adiar as contas, pagar tudo a prazo com juros oferecidos como baixos, fazendo muito banqueiro feliz com a eternização das dívidas do sonhador. É muito fácil o acesso a todos os tipos de produtos e, assim, sustentar o sistema, que oferece gozo imediato e imperativo.

Podemos adiar as responsabilidades e as consequências de nosso imediatismo fingindo não ser preciso pagar por tudo o que fazemos. A ideologia “seja o que quiser” sustenta a ilusão de muitos. Como se cada um fosse seu próprio criador e pudesse manipular o próprio eu, reinventando-se.

Como se pudéssemos sair por aí promovendo a autocriação, rompendo limites, ultrapassando barreiras reais, limites legais de sociabilidade e do próprio corpo. Manuais de autoajuda não faltam: como ganhar dinheiro, como emagrecer, como fazer amigos, como ser feliz.

Pessoas para quem as proibições sociais e os limites do corpo não são operativos encarnam essa ilusão como possibilidade real. Isso expõe uma falha simbólica com consequências drásticas para si próprio e para aqueles com quem se convive. É a indústria da propaganda combinada com o alto capitalismo. Nesta aldeia global, temos a impressão de que o mundo pirou e quem compra essa pílula perde a noção.

Um exemplo disso é veiculado por jornais, TVs e internet a cada instante, em tempo real. A grande polêmica do último sábado foi a execução de Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, na Indonésia, por crime de tráfico de drogas. A oportunidade de grandes lucros e a promessa de enriquecimento o levaram a ignorar a lei da pena capital daquele país. Ignorou o perigo e o resultado foi nefasto. Tentou escapar, mas a lei foi cumprida. É função da lei conter excessos e abusos.

Não discuto aqui a pena de morte, e sim a atitude de desafio à lei na qual o sujeito se joga quando acredita que pode tudo. As coisas não funcionam assim no real, embora no Brasil nem sempre tenhamos essa impressão.

Outro “sem noção”: o americano que se submeteu a quase uma centena de intervenções cirúrgicas (implantes de silicone nas nádegas, tríceps e bíceps; redução e afinamento do nariz) para ficar parecido com o boneco Ken, namorado da Barbie. “Adoro me metamorfosear. Quanto mais estranha é a cirurgia, melhor”, disse. E continuará tentando...

Esses exemplos extremos fazem parte do cotidiano, embora em menores proporções. O culto ao corpo, ao luxo e à felicidade total faz muitos reféns, pois realizar esses ideais é missão impossível.

Viver é perigoso, disse Guimarães Rosa. Para viver, é preciso fazer escolhas, mesmo que cada uma delas implique em perdas necessárias. Acatar limites e perdas em tempos de excesso é um grande desafio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário