terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mulher que constrói - Juliana Vines


'WOMEN IN THE WORLD SUMMIT'
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
Exemplo de psicóloga brasileira que ajuda mães adolescentes e seus filhos será apresentado em encontro internacional
A próxima edição do "Women in the World Summit", encontro internacional criado dois anos atrás e que acontece no Brasil pela primeira vez, vai contar histórias inspiradoras de mulheres como a psicóloga brasileira Raquel Barros, 46.
Depois de pensar que não poderia ter filhos, Raquel decidiu ajudar mães adolescentes sem condições de criar suas crianças. "No começo eu só queria me ajudar mesmo", brinca a psicóloga, que sempre quis ser mãe.
Em 2000, fundou a Associação Lua Nova, que, em 12 anos, já acolheu 600 jovens e apoiou outras 4.000.
Dois anos depois de criar a ONG, que tem sede em Sorocaba, no interior de São Paulo (a 87 km da capital), Raquel teve gêmeas e a associação engrenou de vez, segundo conta. "Os projetos de geração de renda começaram a dar certo e as pessoas passaram a levar a gente a sério", diz.
Hoje, além de dar abrigo a cerca de 60 mães e filhos, a associação encabeça várias iniciativas paralelas, como a da Padaria Lua Crescente, que produz pães e biscoitos artesanais e oferece serviço de bufê. São as próprias mães atendidas pela entidade que fazem os produtos.
"Ganhar autonomia financeira e deixar o abrigo faz parte do programa da Lua Nova", diz Raquel.
As garotas -a maioria delas entre 14 e 20 anos- recebem ajuda psicológica e escolhem em quais projetos desejam trabalhar.
A associação tem também um ateliê para formação de costureiras e criação de brinquedos de tecido.
Em 2007, saiu do papel um projeto ainda mais ambicioso: a criação de uma empreiteira."Formamos grupos de dez mães. Elas têm aulas de construção civil e depois constroem as próprias casas, como parte do curso."
Até agora foram construídas 26 casas, em terrenos comprados pela associação ou doados.
A Lua Nova deu tão certo que hoje Raquel tenta levar a ideia para outros Estados. "Há uma demanda reprimida. Na sede não conseguimos atender mais de 20, 25 mães. Queremos firmar parcerias e expandir a ideia."
No evento "Women in the World Summit" (cúpula sobre o papel da mulher no mundo), que acontece em São Paulo, no próximo dia 4, a psicóloga será entrevistada pela apresentadora Xuxa e contará um pouco da trajetória da associação.
O encontro internacional foi criado pela jornalista Tina Brown, da revista americana "Newsweek". Ela também fundou uma associação homônima. O objetivo do evento é relatar histórias de mulheres de diversas culturas e origens que, de alguma forma, trabalham para mudar suas realidades.
Da versão brasileira do encontro participarão Tina
Brown, o publicitário e colunista da Folha Nizan Guanaes, a jornalista Glória Maria e a ex-secretária de Estado americana Condoleezza Rice.
A estilista belga naturalizada americana Diane von Furstenberg, que participa ativamente das reuniões da "Women in the World", também virá ao Brasil. Além dela, está confirmada a presença de Jada Pinkett Smith (casada com o ator americano Will Smith), ativista contra o tráfico de pessoas.
O "Women in the World Summit" será dia 4/12, às 15h, na Casa Fasano, em São Paulo, para 200 convidados.
Informações no site http://womenintheworld.org (em inglês).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário