segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Navegar pela ferramenta de denúncias de crimes na internet é tarefa complicada


BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
MARCELO SOARES
DE SÃO PAULO


Os dados compilados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos entram hoje na internet, em uma página dentro do site da Safernet (indicadores.safernet.org.br). As estatísticas estão abertas a qualquer internauta, mas navegar por elas é tarefa árida.

A nova página substituirá a antiga sessão "indicadores", que já tinha números sobre tema, mas não todas as estatísticas.
Editoria de Arte/Folhapress
O primeiro entrave do site é só apresentar informações sobre o período completo fechado. Não é possível ver números ano a ano de denúncias, de páginas únicas denunciadas, de hospedeiros e de tipo de crime.
Só há informações anuais para as listas dos dez maiores hospedeiros e de países denunciados. Mas não é possível aplicar um filtro que englobe períodos definidos pelo usuário (de 2007 a 2009, por exemplo).
Outro problema é que as funções de alguns botões não são óbvias. Para visualizar, por exemplo, os dados do período de 2006 a 2012 relacionados ao ranking de países hospedeiros, é preciso clicar no botão de calendário, que, à primeira vista, parece ser mais um indicador de dados.
Para a versão final da ferramenta, a Safernet criou um guia de navegação. "Estamos pedindo a opinião do usuário para poder melhorá-la", diz Thiago Tavares Nunes de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário