quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jornal publica nome de donos de armas e é criticado nos EUA

FOLHA DE SÃO PAULO

"Journal News" divulgou 33 mil proprietários na região de NY, incluindo Sandy Hook, onde atirador matou 26
Listados por publicação alegam que reportagem põe vidas em risco e viola sua privacidade; editora rebate crítica
LUCIANA COELHODE WASHINGTONEm meio ao embate entre o lobby pró-armas nos EUA e a pressão para se restringir a venda e o porte, um jornal do Estado de Nova York publicou nesta semana o nome e o endereço de 33.614 donos de armas que vivem em subúrbios afluentes da região e planeja publicar outros 11 mil.
A decisão do "Journal News" -diário do proeminente Grupo Garnnett de mídia sediado em Nova York e com circulação de 80 mil exemplares nos três condados vizinhos à cidade- atraiu uma avalanche de ligações e e-mails nos últimos dias.
"Centenas de pessoas telefonaram para reclamar que o banco de dados coloca sua segurança em risco ou viola sua privacidade", diz um texto do "Journal News" de ontem. "Outros disseram que era ilegal, e alguns ameaçaram funcionários do jornal."
No mesmo texto, a editora do diário, Janet Hasson, rebate a crítica: "Os moradores de Nova York têm direito de portar armas licenciadas e também têm direito de acessar informações públicas".
Na reportagem, são citadas entrevistas com pessoas que afirmam não querer morar perto de donos de grandes quantidades de armas.
Com o título de "O dono de arma da casa ao lado: o que você não sabe sobre as armas na sua vizinhança", a reportagem foi publicada no domingo à noite no site www.lohud.com, munida de um mapa interativo com informações sobre donos de armas nas redondezas.
Os dados foram obtidos pelo repórter Dwight R. Worley -que em nota da edição revela possuir uma pistola- com autoridades locais por meio da Lei da Liberdade de Informação dos EUA (Foia).
Limitam-se a nome e endereço de cada dono de porte de arma em Rockland (que reúne 24 cidades e vilas a noroeste de Nova York) e Westchester -que abarca 45 cidades ao norte da metrópole e vai até Connecticut, onde 26 pessoas foram mortas na escola de Sandy Hook, dia 14, por um atirador usando as armas da própria mãe, legais.
Desde então, o presidente Barack Obama promete propor em janeiro medidas para coibir a venda e o porte, garantidos a todo cidadão pela Segunda Emenda à Constituição, de 1791.
DISSEMINAÇÃO
Os habitantes dos dois condados somam 1,2 milhão de pessoas segundo o Censo, o que dá uma licença de arma para cada 28 adultos.
O jornal aguarda a liberação dos dados para o condado de Putnam, ao norte de Westchester, cujas autoridades estimam haver 11 mil licenças para 99,27 mil habitantes (1 para cada 7 adultos).
Os registros de armas são públicos nos EUA, embora não haja um banco de dados que facilite a consulta.
No Estado de Nova York, porém, a lei garante acesso apenas ao nome e ao endereço do dono da licença, não ao tipo nem à quantidade de armas que estão em seu poder. Armas de caça, compradas livremente no Estado, estão fora do registro.
O "Journal News" argumenta que esses detalhes também eram públicos até 1994, quando a lei foi mudada para garantir acesso apenas a nome e endereço e pôs a revelação de dados secundários em uma zona cinza.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário