sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Thelma Reston,uma atriz admirada por Nelson Rodrigues

FOLHA DE SÃO PAULO
THELMA RESTON (1939-2012)
Uma atriz admirada por Nelson Rodrigues
JULIANA DAL PIVACOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIOPoucos meses antes de morrer, em dezembro de 1980, o dramaturgo Nelson Rodrigues escreveu uma carta de recomendação em que descreveu Thelma Reston como uma grande atriz.
No texto, divulgado pelo site da Funarte, Nelson criticou o que chamou de "dificuldade de admirar do brasileiro".
"Faço também questão de confessar que sou seu admirador há muito tempo. Bem sei que o brasileiro admira pouco. Não tenho este defeito horrendo. Admiro Thelma Reston e cada vez mais. Direi, por fim, que é uma grande atriz", escreveu o autor.
Thelma Reston interpretou diversos personagens de Nelson Rodrigues. Já no primeiro ano de sua carreira, em 1960, integrou o elenco da peça "A Falecida", no papel de Zulmira. Em 1962, atuou em "Bonitinha, mas Ordinária". Participou da montagem de "Vestido de Noiva", em 1965, no Teatro Municipal.
Thelma também fez longa carreira na televisão e no cinema. Foram mais de 40 filmes e 30 peças de teatro, além de inúmeras novelas.
A atriz começou a carreira na TV na Rede Globo, em 1975, na primeira versão de "Gabriela". Seu último trabalho na televisão foi em 2011, na novela "Aquele Beijo", também da Globo, em que vivia a personagem Violante.
Natural da cidade de Piracanjuba, em Goiás, Thelma Salim Reston morreu na madrugada de ontem, aos 73, no Rio. Ela lutava contra um câncer e estava internada no Hospital São Lucas, na zona sul da capital fluminense.
O corpo da atriz será cremado hoje no cemitério do Caju, zona norte da cidade. Deixa dois filhos e um neto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário