segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Séries de atrizes 'indies' voltam à TV hoje

FOLHA DE SÃO PAULO

'The Big C', de Laura Linney, chega à 3ª temporada, e 'Enlightened', de Laura Dern, à 2ª
DE LOS ANGELESAs atrizes Laura Linney e Laura Dern deixaram o status de divas do cinema independente para virar protagonistas de seus próprios seriados na TV a cabo -respectivamente, "The Big C" e "Enlightened", que estreiam hoje novas temporadas no Brasil.
Além de compartilhar o prenome e a origem das protagonistas, ambas as séries tratam de mulheres que decidem dar jeito na vida após eventos traumáticos.
No caso de Linney, é um câncer terminal que provoca sua personagem; já a de Dern tenta se recuperar de um colapso mental em pleno trabalho. Mesmo se os temas são pesados, as histórias são contadas com humor.
Na terceira temporada de "The Big C", Cathy (Linney) terá que lidar com o marido, que sofreu um ataque cardíaco. O casal faz terapia, viaja e cogita adotar um bebê.
A atriz, 48, diz que, mesmo antes de se preparar para o papel, já convivia com o tema. "Pesquisei muito sobre melanoma e todo ano faço um check-up", conta Linney, cujo pai morreu de câncer durante as filmagens da série. "Minha mãe era enfermeira num hospital de câncer em Manhattan, então sinto que fiz muita pesquisa prévia."
A quarta e última temporada já foi gravada e estreia em abril nos EUA. A atriz mantém segredo sobre o futuro de Cathy. "Eram muitas as possibilidades", disse Linney, indicada ao Oscar por "A Família Savage" (2007), "Kinsey - Vamos Falar de Sexo" (2004) e "Conte Comigo" (2000).
Enquanto Laura Linney atua também como produtora de "The Big C", Laura Dern, 45, é cocriadora e roteirista de "Enlightened", que chega à segunda temporada.
"É um desafio para o ator se envolver desde o começo. Você teve a ideia e tem opiniões que todos respeitam", diz Dern, musa de David Lynch em "Veludo Azul" (1986), "Coração Selvagem" (1990) e "Império dos Sonhos" (2006).
"Mas, quando você vira a atriz, algo muda, olham estranho, não prestam mais atenção no que você fala. Estou aprendendo a lidar com isso", comenta.
Dern vive Amy, uma ex-executiva poderosa que vai fazer um retiro espiritual após passar por um ataque nervoso ao sofrer uma humilhação pública no trabalho.
"Tem um jeito californiano", diz Mike White, cocriador e ator da série. "Tem meditação, ioga, sucos verdes. Mas o grande tema é existencial, sobre a busca de um significado maior na vida."

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário