sexta-feira, 19 de abril de 2013

Israel, 65 anos de superação - Rafael Eldad

folha de são paulo


TENDÊNCIAS/DEBATES
Todos ficamos admirados quando consideramos as condições em que o país foi criado e as dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta
No último dia 16, o Estado de Israel celebrou 65 anos de independência. Todos ficamos admirados quando consideramos as condições em que o país foi criado e as dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta por sua sobrevivência.
Vemos hoje um país vibrante, democrático, desenvolvido, líder mundial em várias áreas, além de tantas outras conquistas.
É o país onde se originaram muitas religiões e muito de nossa civilização comum. Nosso país, que nasceu de um sonho, converteu-se em uma história de sucesso que jamais poderíamos imaginar. Podemos enumerar alguns desses sucessos.
A indústria israelense produz a maioria dos chips de computadores no mundo, e o sistema de saúde pública é um dos melhores, com a expectativa de vida entre as mais altas.
Poucos sabem, mas a Europa outorga a israelenses, mais do que a qualquer outro cidadão no mundo, bolsas de pesquisa, pela simples razão de que os cientistas israelenses são considerados excelentes, e os pesquisadores estão acima das publicações científicas no mundo.
Além disso, a produção agrícola por hectare é a mais alta do mundo, e o desenvolvimento da agricultura, da irrigação e da medicina de Israel dá alimentos e vida a milhões de pessoas.
Apesar das situações e das dificuldades que Israel atravessa, o país continua sendo um dos lugares mais seguros do mundo. Não muitos conhecem que o conflito entre Israel e os países árabes causa menos vítimas em comparação a qualquer outro conflito armado.
O Brasil participou e acompanhou de perto o berço da criação do Estado de Israel, quando o diplomata Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia Geral da ONU, em 29 de novembro de 1947.
Os dois países têm uma longa história de amizade. Desde a década de 1960, Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semiárido brasileiro, por meio da difusão de técnicas de irrigação.
Também não podemos deixar de mencionar os laços que ligam o Estado judeu às comunidades judaicas do Brasil e de todo mundo. Vocês são grandes parceiros do nosso sucesso.
Olhando para trás, temos muito do que nos orgulhar. Vislumbrando o futuro, ainda temos muito a realizar. Juntos, podemos conquistar muito. Juntos, podemos vencer. E juntos vamos celebrar muitos dias que ainda estão por vir.
Trago de Israel para o Brasil a minha mensagem de amizade e um desejo profundo de cooperação.
Estamos muito felizes com esta data e desejamos que, em um futuro próximo, o país alcance tudo o que mais almeja e necessita, a fim de desfrutar aquilo a que todos no mundo têm direito: a paz.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário