terça-feira, 14 de maio de 2013

Jornais americanos voltam a apostar em edições impressas

folha de são paulo

Publicações reveem prioridade para as plataformas digitais
DE SÃO PAULOAlgumas empresas jornalísticas dos EUA que deixaram de ter edição diária em papel, apostando com força nas plataformas digitais como o futuro do setor, recuaram dos seus planos.
Foi o caso do "Times-Picayune", de Nova Orleans, do grupo Advance Publications. Após um ano com a versão impressa circulando só três vezes por semana, o jornal resolveu voltar atrás e passa a ser diário novamente.
A decisão do jornal de Nova Orleans acontece cerca de uma semana após o "Philadelphia Inquirer", da Filadélfia, anunciar a volta da venda em banca de sua edição de sábado. Nos últimos dois anos, o jornal reduziu a tiragem e passou a ser vendido apenas para assinantes.
O "Times-Picayune" volta agora a circular diariamente, mas em diferentes versões.
Segundas, terças e quintas em formato tabloide (sob a marca "TPStreet"), disponível apenas em banca; quartas, sextas e domingos em versão standard, para assinantes e banca.
Aos sábados, haverá uma versão impressa mais cedo, com um misto de notícias quentes e pautas especiais.
No entanto, como escreveu o colunista de mídia do "New York Times", David Carr, o Advance conseguiu, no período de um ano em que deixou de circular diariamente, perder jornalistas talentosos e relevância na cidade.
E mais: ganhou um concorrente, num mercado em que imperava sozinho. Recentemente, o grupo The Advocate lançou uma edição em Nova Orleans, aproveitando o vácuo deixado pelo "Times-Picayune" e o persistente interesse de anunciantes e leitores pela mídia impressa.
Para Carr, a decisão do grupo Advance de reduzir a frequência da impressão, "apesar de ter sido tomada em um momento de perspectivas tenebrosas para a indústria dos jornais, foi tomada com a arrogância monopolista em um mundo em transformação".
E continua: "O Advance subestimou o mercado --a cidade inteira e o Estado ficaram enlouquecidos quando as mudanças foram anunciadas-- e falhou na execução de uma estratégia digital moderna. Agora, estão em plena retirada e ganharam um competidor".

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