sábado, 20 de julho de 2013

Eduardo Almeida Reis - Philosophares‏

Está para nascer uma espécie animal inteiramente mansa. Que o digam os bandidos infiltrados nas manifestações populares necessárias, pacíficas e democráticas 


Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 20/07/2013 

Na família dos bovídeos, grandes mamíferos ruminantes, há que distinguir os mal-humorados Syncerus caffer dos seus primos, também grandes mamíferos ruminantes, Bubalus bubalis, utilíssimos como produtores de carne e leite em diversas regiões do planeta, inclusivamente no entorno de Brasília, DF. O africano Syncerus caffer é animal feroz, que exige carabinas especiais para ser caçado. No Pantanal, mostraram-me arma municiada com .700 nitro express, que fazia um estrago danado na testa de um búfalo africano.

Já o Bubalus bubalis, búfalo asiático, seria animal quase perfeito se não tivesse temperamento parecido com o dos jovens da espécie Homo sapiens. Explico: durante o dia é indivíduo normal, mas apronta o diabo à noite, talqualmente os jovens que adoram baladas. Presos durante as noites produzem grande quantidade de esterco e transam adoidados, porque têm preferência pelo escurinho. E não bagunçam o coreto das fazendas em que são criados. Estudei-os há séculos e ainda me lembro de que seus bezerros exigiam vermífugos mensais no primeiro ano de vida. Depois dessa idade, são animais fortíssimos, utilíssimos e relativamente mansos. Está para nascer uma espécie animal inteiramente mansa. Que o digam os bandidos infiltrados nas manifestações populares necessárias, pacíficas e democráticas.

Na Ilha de Marajó, búfalos asiáticos servem de montaria para turistas e policiais militares. Em regiões pantanosas, funcionam como drenos pelas trilhas que fazem nas terras encharcadas. Deixam-se ordenhar sem a necessidade de peias, mas não aceitam brincos plásticos nas orelhas, porque comem os plásticos. Quando se desloca em grupo e passa por uma porteira, o rebanho obedece à orientação dos machos adultos, comportamento que revela resquícios de seus tempos selvagens; mutatis mutandis, tem algo parecido em muitos países teocráticos do Oriente Médio, ou alguém me dá notícia de aiatolá do sexo feminino?

Agora é que vem o melhor da festa: por que estou aqui a ornejar sobre búfalos asiáticos e africanos? Se o leitor souber, me explique, por favor. Tudo que sei é que amanheci sem internet, passa das duas da tarde, continuo sem ela e o diabo da web se transformou numa espécie de umbigo que nutre o internauta com o noticiário do útero terráqueo.

Sofri o diabo, sem internet, para confirmar que Maria Anna Cecília Sofia Kalogeropoulous nasceu em 1923 na cidade de Nova York, filha de imigrantes gregos, e morreu em 1977. Tenho duas enciclopédias imensas editadas antes de 1977. Portanto, não trazem a data da morte da nova-iorquina. Achei 54 aninhos muito pouco tempo de vida para quem foi Maria Callas.

 Doadores

Levando comadre da roça para ser operada de um ouvido no Rio, só conheci um hospital público aos 18 anos. Fiquei tão horrorizado que resolvi doar sangue, mas fui barrado logo na primeira tentativa, quando souberam que tive hepatite com 12 aninhos. Mais tarde, fiquei sabendo que um primo boa-pinta, sósia do Tyrone Power, fora convidado para doador remunerado de sêmen. Até hoje não sei se aceitou.

Atualmente, em diversos canais de tevê, temos convite para doar um real por dia à organização dos médicos sem fronteiras. E isso ao molho de vídeos terríveis com crianças de nove anos, desnutridas, pesando o mesmo que uma criança normal com dois aninhos.

Trinta pratas por mês congeminam com o meu orçamento e fico tentado a me inscrever, se bem que encucado pelo seguinte raciocínio: as crianças que aparecem nos vídeos são da espécie humana, não são filhotes de lobos da Tasmânia ou de dragões das ilhas de Komodo.

Sendo humanas, há um pressuposto de racionalidade, isto é, de mães e pais racionais, que as produziram irracionalmente sabendo que não teriam as mais mínimas condições de criá-las. A população do planeta orça pelos 7,5 bilhões, em direitura dos 9 bilhões. Por isso, fico esperando a notícia de organização séria de médicos empenhados nas ligaduras de trompas e nas vasectomias para me inscrever como doador: dá para encarar mensalidade de 60 pratas.

Não me venham com argumentos do tipo “raciocínio desumano”, “insensibilidade”, “crueldade”, que desde sempre tenho procurado fazer o bem nas mais diversas situações de convivência humana. Só não posso detalhar, porque não seria elegante e sempre fui cavalheiro elegantíssimo.

 O mundo é uma bola

20 de julho de 514: eleição do papa Hormisdas. Canonizado, é festejado dia 6 de agosto. Dentre suas decisões, foi marcante a proibição da compra do cargo de bispo com privilégios e donativos, a simonia, que muitas vezes maculou a escolha dos papas.

Simonia, como era do desconhecimento aqui do philosopho, é compra ou venda ilícita de coisas espirituais (como indulgências e sacramentos) ou temporais ligadas às espirituais (como os benefícios eclesiásticos).

Em 1304, Eduardo I, da Inglaterra, toma o Castelo de Stirling, a última fortaleza rebelde na Guerra da Independência da Escócia. Onde tem uísque há sempre o risco de aparecer um Eduardo, rei ou Reis. Em 1980 nasceu Dado Dolabella, o Espancador, ator brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário