domingo, 25 de agosto de 2013

Quem pedala vive mais‏ - Luciana Martins

Não importa o objetivo do ciclismo, a prática vai vai fazer bem 


Luciana Martins


Estado de Minas: 25/08/2013 

“Pedalar faz bem”, já diziam os especialistas no assunto, os adoradores da prática e os profissionais do esporte. O que muita gente não sabe é a quantidade de benefícios físicos e emocionais que esse exercício proporciona para as pessoas. A vida moderna faz com que o sedentarismo ganhe cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Exercícios simples, como andar de bicicleta, ajudam a prevenir vários desses problemas, incluindo doenças crônicas como obesidade, colesterol alto e hipertensão. A prática de atividade aeróbica gera perda de peso, ao mesmo tempo em que equilibra a pressão e os níveis de gorduras. Uma hora pedalando equivale a mais de 700 calorias queimadas, valor aproximado de um farto hambúrguer recheado por vários ingredientes. Pedalar também trabalha o equilíbrio e confiança, relaxa, combate o estresse e, além de ser um excelente exercício, pode ser praticado como passeio. Feito em grupo, aumenta a socialização e o círculo de amizades. As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos. Quando praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade não tem restrições. Segundo o resultado de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Esporte, andar de bicicleta "fortalece o corpo e a alma" e poupa visitas ao médico.

O presidente da mesma universidade, dr. Probose, destaca também os benefícios de andar de bicicleta para as pessoas que sofrem algum processo canceroso. Segundo ele, cada vez que você anda em uma bicicleta está dando um impulso à potência do seu sistema imunológico, “É como se as células que se encarregam da defesa do corpo e estavam adormecidas despertassem de um sono profundo após a pedalada”, afirma. A recomendação é que se faça um trabalho de intervalos com mudanças frequentes de ritmos, pois são os tipos de treinamentos que influenciam diretamente na melhoria da saúde de quem pratica. A partir disso, a pessoa pode ir modulando a intensidade e a frequência dos intervalos de acordo com a condição física dela. Além disso, o uso da bicicleta facilita a locomoção e contribui diretamente para a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera, beneficiando ainda o sistema respiratório. Quem aprende a andar de bicicleta nunca mais há de se esquecer como se faz, mesmo ficando anos sem subir em uma magrela. 

Mas, se você vai fazer dessa prática algo rotineiro, é importante seguir algumas orientações: consultar um médico e fazer exames para conhecer o próprio condicionamento e resistência, manter uma dieta equilibrada e cultivar o hábito de consumir água para repor as energias são premissas básicas para ficar longe das doenças. Os iniciantes precisam saber que devem começar com trajetos mais curtos e velocidade moderada, para depois de certo tempo progredir tanto com a velocidade quanto na distância. Pedalar faz bem e não importa se o objetivo da prática é melhorar o condicionamento físico, ficar em forma ou realizar um simples passeio com a família no fim de semana. O exercício vai trazer benefício de um jeito ou de outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário