domingo, 29 de setembro de 2013

Eduardo Almeida Reis - Cultura internética‏

Nos tempos antigos, estranhos apertavam-se as mãos para mostrar que estavam desarmados


Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 29/09/2013 






O vidro demora 1 milhão de anos para se decompor, o que significa que nunca se desgasta e pode ser reciclado um número infinito de vezes. O ouro é o único metal que não enferruja, mesmo enterrado por milhares de anos. A língua é o único músculo do corpo que está ligado a uma extremidade apenas. Se você parar de ficar com sede precisa beber mais água. Quando o corpo humano está desidratado, o mecanismo de sede é desligado. A cada ano, 2 milhões de fumantes param de fumar ou morrem de doenças relacionadas com o tabaco. Nota do philosopho: morre muito mais gente de morte morrida ou matada sem a menor relação com o tabaco. Zero é o único número que não pode ser representado em algarismos romanos. Pipas foram utilizadas para entregar cartas e jornais durante a Guerra Civil Americana. A canção Auld lang syne é cantada à meia-noite em quase todos os países de língua inglesa para celebrar o Ano-novo. Brasil, Portugal, França, Espanha, Grécia, Polônia e Alemanha, di-lo a cultura internética, preferem uma canção de despedida: Adeus amor eu vou partir...

Beber água depois de comer reduz 61% do ácido na boca. O óleo de amendoim é usado nas cozinhas dos submarinos porque não solta fumaça, a menos que seja aquecido acima de 232oc. O barulho que ouvimos quando botamos uma concha junto ao nosso ouvido não é o do oceano, mas do sangue correndo nas veias da orelha. Nove em cada 10 seres vivem nos oceanos. A bananeira não se reproduz sozinha: depende da mão do homem. Aeroportos em altitudes elevadas requerem pistas mais longas por causa da menor densidade do ar. A Universidade do Alasca abrange quatro fusos horários. O dente é a única parte do corpo humano que não se pode curar ou regenerar. Na Grécia Antiga, jogar maçã para uma mulher era proposta de casamento. Pegá-la significava aceitação. As pessoas inteligentes têm mais zinco e cobre em seus cabelos. A cauda de um cometa aponta sempre para longe do Sol. Em 1976, a vacina contra a gripe suína causou mais mortes e doenças do que a gripe que pretendia evitar. A cafeína aumenta o poder da aspirina e de outros analgésicos; por isso é encontrada em alguns medicamentos.

A saudação militar é um gesto que evoluiu desde os tempos medievais, quando os cavaleiros levantavam as máscaras das armaduras para revelar suas identidades. Se você estiver no fundo de um poço ou de uma chaminé alta e olhar para cima verá as estrelas, mesmo ao meio-dia. Nos tempos antigos, estranhos apertavam-se as mãos para mostrar que estavam desarmados. Morangos são os únicos frutos cujas sementes crescem na parte exterior. Abacates têm mais calorias do que os demais frutos: 167 por 100 gramas. A Lua se afasta da Terra cerca de dois centímetros por ano, e a Terra aumenta de peso 100 toneladas por dia com a queda de poeira espacial. A gravidade da Terra impede que as montanhas tenham mais que 15 mil metros de altura. Na Itália, o Mickey Mouse é conhecido como Topolino. Soldados em formação não podem marchar quando atravessam pontes, porque poderiam criar vibração suficiente para derrubar a ponte. Tudo – até sua mulher – pesa menos 1% no equador. Nos voos espaciais, cada quilo adicional exige acréscimo de 539 quilos de combustível na decolagem. A letra J não aparece em qualquer lugar da Tabela Periódica de Elementos.

Brasileiros

Imbecis escritos, falados, televisados, investidos ou não de mandatos parlamentares, ocupando ou não altos cargos na administração federal – afetaram indignar-se com a detenção, em Londres, do “brasileiro” David Miranda, portador, como se sabe, da altíssima credencial de namorado de um jornalista norte-americano, que com ele reside no Rio de Janeiro. Ora, bolas: sou brasileiro há mais tempo que o senhor Miranda, creio ter feito mais que ele&ela por este país grande e bobo, e acho que a polícia britânica obrou muitíssimo bem. Precisamos acabar com essa hipocrisia de perder tempo com brasileiros presos ou mortos no exterior, quando há milhões e milhões de patrícios bons, honestos e trabalhadores, em território pátrio, vivendo sem escolas, energia elétrica, estradas, hospitais, proteção contra a violência, água encanada e esgotos tratados. O senhor Miranda não merece uma só palavra em sua defesa. Peço desculpas pelas 139 que escrevi até aqui.

O mundo é uma bola

Em 29 de setembro de 522 a.C. Dario I mata Guamâta, usurpador magiar, sem trocadilho infame, tornando-se o número um do Império Persa. Em 61 a.C., Cnaeus Pompeius Magnus festeja seu terceiro triunfo sobre os piratas e pelo fim das Guerras Mitridáticas, na celebração de seu aniversário de 45 anos. Em 41 a.C., Cnaeus Pompeius Magnus é assassinado ao chegar ao Egito no dia do seu aniversário de 65 anos. Em 1978, o papa João Paulo I anuncia a remoção dos clérigos da Cúria suspeitos de corrupção no Banco do Vaticano. Foi morto na véspera, dia 28 de setembro. Compete ao leitor investigar o fenômeno.

Ruminanças
“O papa é um ídolo a quem se atam as mãos e se beijam os pés” (Voltaire, 1694–1778).

Nenhum comentário:

Postar um comentário