sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Um foguete sem rumo

Depois de afirmar que Brasil decolou, revista britânica agora questiona se economia do país está desgovernada


Estado de Minas: 27/09/2013 




Brasília – Desgovernado. Assim a revista britânica The Economist retrata o Brasil na sua edição desta semana para a América Latina. Na capa, um avião representado pelo Cristo Redentor aparece sem direção e vem acompanhado da pergunta Has Brazil blown it? (O Brasil se perdeu?, em livre tradução) – o mesmo Cristo já havia simbolizado o país na publicação, em 2009, mas com outra conotação: a de um foguete rumo ao alto e avante. A reportagem especial de 14 páginas é assinada pela correspondente Helen Joyce.

“Na década de 2000, o Brasil decolou e, mesmo com a crise econômica mundial, cresceu 7,5% em 2010. No entanto, tem parado recentemente. Desde 2011, o país conseguiu apenas uma expansão anual de 2%. Seus cidadãos estão descontentes – em julho, eles foram às ruas para protestar contra o alto custo de vida, os serviços públicos deficientes e a corrupção dos políticos”, diz a reportagem. “Pode Dilma Rousseff, a presidente do Brasil, reiniciar os motores?”, indaga. “Será que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos oferecerão ajuda para a recuperação do Brasil ou simplesmente trarão mais dívida?”

Em seminário na cidade de Sinope (MT), a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, comentou ontem o especial da Economist. Ela disse que o mundo está em crise e que o Brasil está dentro desse contexto, além de ressaltar que os principais parceiros comerciais do país estão em dificuldade para recuperar a pujança e o desenvolvimento do setor produtivo. “A Europa está nessa condição, a China começou a se recuperar e os Estados Unidos também. Mas os problemas ainda são graves”, comentou. Procurado, o Ministério da Fazenda não quis se manifestar.


 Bancos resistem às turbulências

Listados entre os mais rentáveis do mundo, os bancos no Brasil têm se mostrado, com base nos seus resultados, resistentes. Nem mesmo a perda de R$ 94,6 bilhões em ativos no primeiro semestre do ano impôs prejuízo a eles. Segundo o Banco Central, a crise de marcação a mercado – que teve seu auge entre abril e junho, quando os títulos públicos perderam valor e o dólar disparou frente o real – foi a principal responsável por esse estrago bilionário. Ainda assim, de acordo com a autoridade monetária, o lucro líquido do sistema cresceu moderadamente: ficou em R$ 59,7 bilhões no acumulado dos 12 meses encerrados em junho.

Anthero Meirelles, diretor de Fiscalização do BC, explica que, além da marcação a mercado de alguns títulos – quando um papel é contabilizado no patrimônio pelo valor de negociação, seja para mais ou para menos –, as instituições financeiras foram obrigadas a dar garantias maiores em operações na bolsa, por causa das fortes mudanças nos juros e no dólar. “Isso impacta diretamente no sistema. Mas, como tem sido mostrado, ele resistiu bem, enfrentou o teste de estresse real com muita segurança e folga”, argumentou o executivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário