domingo, 27 de outubro de 2013

Varicocele mexe com a fertilidade masculina‏

Varicocele mexe com a fertilidade masculina Doença que atinge testículos é como as varizes nas pernas: há dilatação da veia na região e represamento do sangue 

Augusto Pio

Estado de Minas: 27/10/2013





Mais de 60 milhões de pessoas na faixa dos 18 aos 35 anos sofrem  algum problema de fertilidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, embora não usem métodos anticoncepcionais, 2 milhões de brasileiros não conseguem ter filhos depois de um ano de relações sexuais com o mesmo parceiro. Entre os homens, uma das principais causas da queda da fertilidade é a varicocele, doença que se caracteriza pela dilatação das veias dos testículos, processo semelhante ao das varizes. Isso ocorre porque o sangue fica represado ao redor dos testículos, ocasionado o aumento da temperatura no local e prejudicando o processo de formação dos espermatozoides. “Além disso, o sangue retido leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas e, consequentemente, à diminuição da produção, movimentação e funcionamento dos espermatozoides”, explica o urologista Sílvio Pires, de São Paulo.

O que ocorre durante o processo da doença é uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos, que leva a um represamento sanguíneo e à dilatação venosa. O especialista diz que estima-se que a doença atinja cerca de 20% dos homens no mundo inteiro. “Por isso, o diagnóstico precoce é importante, uma vez que o aparecimento da varicocele se dá entre os 14 e 15 anos de idade”, alerta.


O urologista mineiro Tácito Ferreira Guimarães acrescenta que há três tipos da varicocele. “A patologia é classificada em três graus: grau I (as veias ainda são pequenas e palpáveis com a manobra de aumento da pressão abdominal), grau II (moderadas e palpáveis facilmente sem esta manobra) e grau III (detectadas por visualização). Não existe uma causa bem definida. Acredita-se que a angulação da veia gonadal esquerda na artéria renal e ausência de válvulas sejam fatores facilitadores do surgimento da varicocele. A tendência da doença é de progredir para um grau mais acentuado. Ela é rara em crianças, e normalmente surge na adolescência”, acrescenta.


Sílvio Pires diz que no primeiro estágio a varicocele é pequena, sendo palpável apenas com o aumento da pressão abdominal. “No segundo, ela é facilmente palpável, e no terceiro estágio, se torna palpável e visível. Ela se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. A doença, apesar de não provocar queixa na maioria dos casos, pode trazer dor no escroto, atrofia dos testículos e diminuição da fertilidade”, explica. Vale ressaltar que nem todo homem infértil tem varicocele, e nem todo portador da doença é infértil.


Pires acrescenta que a varicocele é uma doença genética e ocorre devido à falência ou deficiência das válvulas da veia testicular. “Quando o sangue circula perfeitamente nessa área, ele passa pelas válvulas e elas se fecham para que o líquido não retorne. Mas quando está deficiente, gera acúmulo de sangue nos testículos, forçando de maneira acentuada as veias e provocando a dilatação”.


Por isso é importante que o homem faça o autoexame do saco escrotal. “Ele deve procurar observar a diminuição do tamanho de um dos testículos, sobretudo, o do lado esquerdo, que, por uma questão anatômica, é o mais acometido pela doença. Ficar atento ao surgimento de nódulos e dilatações anormais das veias dos testículos, assim como realizar visitas periódicas ao especialista, são hábitos preventivos.” Os exames que auxiliam o diagnóstico são a ultrassonografia, a ecografia testicular e a cintilografia dos testículos.


Sobre o tratamento, o urologista explica que o uso de um suspensório escrotal e medicamentos por via oral podem melhorar os sintomas, porém, se for comprovada a relação da doença com a infertilidade a cirurgia denominada varicectomia, é indicada. “Há a cirurgia aberta; a cirurgia laparoscópica, com anestésico local; e a embolização de varicocele, procedimento semelhante a um cateterismo.”
 
Infertilidade Tácito Guimarães esclarece que a varicocele não causa ejaculação precoce nem impotência sexual. “O tratamento é indicado quando a doença é de moderada a acentuada e há infertilidade por alteração do líquido seminal, dor crônica no testículo e redução do tamanho do testículo.”


Embora a varicocele não seja considerada uma doença grave, pode levar à infertilidade. Se for diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, com acompanhamento médico, não oferece riscos graves ao paciente. A doença surge na maioria dos casos na adolescência, sendo que o pico de incidência é até os 25 anos. “A doença tem cura. É importante ressaltar que pacientes tratados cirurgicamente, mas que não tiveram melhora, devem ser referenciados para a reprodução assistida caso desejem ser pais”, diz Sílvio Pires.



Definição
Termo usado pelos médicos para descrever a dilatação das veias que drenam o sangue venoso dos testículos. Pode-se dizer que a varicocele é a formação de varizes dentro da bolsa testicular. O lado mais afetado é o testículo esquerdo, porém, frequentemente, é bilateral, ou seja, acomete ambos os testículos. 


Número
1/4 dos         adolescentes     tem varicocele


Sintomas
Como o processo é lento e gradual, geralmente não há sintomas, e como o adolescente dificilmente procura um urologista, o diagnóstico somente será feito na fase adulta, por volta dos 35 anos.


Como ocorre o processo

Todas as partes do corpo recebem sangue arterial, que vem direto do coração e é rico em oxigênio. Depois de esse sangue passar por determinada estrutura ou órgão, ele perde oxigênio e ganha gás carbônico, recebendo  o nome de sangue venoso, que precisa voltar ao coração para, em seguida, ser enviado aos pulmões, receber novo oxigênio e recomeçar o ciclo novamente.


Quando o sangue arterial sai do coração em direção ao testículo, ele percorre um trajeto de descida e tem a força da gravidade a seu favor. O sangue arterial atinge o testículo com facilidade e pouco esforço. Mas quando o sangue venoso deixa o testículo e procura chegar até o coração, esse é um trajeto longo, quase vertical e totalmente contra a força da gravidade. O organismo tem que lançar mão de vários mecanismos.


Além disso, à medida que nos desenvolvemos, a massa muscular aumenta, assim como a pressão sobre o abdômen, dificultando ainda mais o retorno do sangue venoso.


Para ocorrer a varicocele, basta apenas que as válvulas que existem nas veias se tornem insuficientes. O sangue venoso voltará para o testículo e será acumulado ao redor dele em forma de varizes.



Tratamento

Não há tratamento com medicamentos. O procedimento é cirúrgico e visa a ligadura dos vasos (amarração) via microscópio. É uma técnica minimamente invasiva, feita com anestesia geral, e leva em média duas horas. Deve ser feita por profissional habilitado em treinamento microscópico. 


SeqUelas

Diminuição da massa muscular     nos testículos (especialmente     do lado esquerdo)
Menor produção e qualidade inferior de espermatozoides
Infertilidade masculina

Nenhum comentário:

Postar um comentário