segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EDUARDO ALMEIDA REIS - Férias‏

Férias

Nesses dias, tenho refletido sobre a rubrica 'saúde' neste país grande e bobo. O SUS dispensa comentários: é aquilo que as tevês nos mostram de cotio, a cote, cotidianamente 

Estado de Minas: 04/11/2013





Sumiço de 30 dias disfarçado de férias, substantivo feminino plural – período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades –, exige explicação, assunto chato porque envolve problemas de saúde: andei hospedado numa UTI durante dias, além dos outros que passei no hospital até sair com “alta” relativa. Sim, porque alta que não seja relativa ainda está para ser inventada.

Nesses dias, tenho refletido sobre a rubrica “saúde” neste país grande e bobo. O SUS dispensa comentários: é aquilo que as tevês nos mostram de cotio, a cote, cotidianamente. Cerca de 25% dos 200 milhões de brasileiros têm planos de saúde, uns melhores, outros piores, operados por instituições que geralmente pagam uma tuta e meia aos médicos conveniados. Sempre que me foi possível, paguei aos médicos, cash, os valores de suas consultas normais, deixando por conta dos planos de saúde os exames laboratoriais e as eventuais internações.

Agora o negócio foi mais complicado, porque saí de casa com a pressão 6 x 2, em ambulância de UTI. Pausa para explicar que havia duas ambulâncias na porta do prédio: a normal e a de UTI, funcionários educadíssimos, eficientes, carinhosos, que pretendo gratificar através da direção da Unimed-JF. Por hoje, chega de falar de doenças. Quarta-feira, 6 de novembro, o queixume continua, OK?

Since 1937

O fato de ter sido fundada em 1937 não permite que a empresa Pantherella Fine English Socks se possa orgulhar do since (desde), como as empresas francesas se orgulham do depuis, considerando que inúmeras empresas, até hoje de sucesso, foram fundadas ainda no século XIX e umas poucas no XVIII. Grupos empresariais de 1937 são novos, ao contrário das pessoas nascidas naquele ano, todas com indecorosos 76 aninhos.

É verdade que a Microsoft, a Apple e o Google, adolescentes, têm maior valor de mercado do que a soma de todas as empresas que se orgulham do since e do depuis. Não tenho culpa de sock, em inglês, significar peúga em bom português, que é o falado em Portugal, ou meia num país grande e bobo, onde tem diversos outros significados além de “peça de vestuário que calça os pés e alcança, de acordo com o modelo (soquete, três-quartos, comprida), diferentes alturas da perna ou da coxa”.

Todas essas belíssimas considerações, que certamente encantaram o leitor, vêm a propósito dos pares de peúgas Pantherella, contra o frio, recebidas como presente de uma filha, que mora e trabalha nos Estados Unidos. Tamanho: o maior disponível no site que as vende por US$12,99. Tratei de estrear um par 63% merino wool (lã), 22% alpaca e 15% nylon. Não faço à inteligência de ninguém a descortesia de informar que merino é raça de carneiros originária da Espanha e alpaca é mamífero artiodátilo da família dos camelídeos (Lama pacos), encontrado, sob domesticação, no Sul do Peru e Oeste da Bolívia; apresenta menor porte que a lhama, pelagem longa e lanosa e possui importância econômica (considerada, juntamente com a lhama, como variedade domesticada do guanaco). E assim, com as patas aquecidas na primavera siberiana de Minas, temos o philosopho pronto para o que der e vier, se observar o seguinte: lava a maquina con agua tibia con colores similares. No use blanqueador.

Curiosidade

 Em 0,38 segundos, o Google nos dá 1.010.000.000 entradas para smart, que significa elegante, inteligente, astuto, vivo, esperto, di-lo o Collins. Existem smartphones, prédios inteligentes, elevadores inteligentes, tudo hoje deve ser inteligente. Só falta inventar o smarthusband, o maridão que toda boa mulher merece.

O mundo é uma bola

 4 de novembro de 1857: fundação da cidade paulista de São Carlos, que hoje tem universidade federal. Nela, é professor Marco Antônio Villa, doutor em história social pela USP, autor de inúmeros artigos da mais alta lucidez em todos os jornais, um dos raros brasileiros que enxergam e têm a coragem de escrever sobre a entalada em que estamos metidos.

Em 1869 foi publicado o primeiro número da revista científica Nature. Em 1901, os jurados do Aeroclube da França declaram vencedor do Prêmio Deutsche o mineiro Alberto Santos Dumont. Em 1922, o arqueólogo britânico Howard Carter descobre no Vale dos Reis, Egito, a entrada para o túmulo do faraó Tutancâmon.

Em 1924, fundação da UEB, União dos Escoteiros do Brasil. Jamais perdoei meus pais pela ideia de matricularem seu filhinho na UEB. No pouquíssimo tempo em que andei por lá, vi coisas do arco da velha, como o rufar dos tambores na manhã em que foi expulso um “chefe” chamado César, de 17 ou 18 anos, pilhado na barraca do acampamento tentando violentar o menino Fernando, de 11 ou 12 aninhos, filho de um piloto comercial. Claro que não posso julgar o escotismo por um só episódio, mas o negócio que vi não me cheirou bem.

Em 1939, apresentado em Chicago, Illinois, o primeiro automóvel com ar-refrigerado. Em 1946, fundação da Unesco. Em 1963, início da beatlemania. Hoje é o Dia do Inventor.

Ruminanças


 “A grande história verdadeira é a das invenções” (Raymond Queneau, 1903-1976).

Nenhum comentário:

Postar um comentário