sábado, 28 de dezembro de 2013

Natais de antigamente - Luiz Mott


A Tarde/BA 28/12/2013

Luiz Mott
Professor titular de Antropologia da Ufba
luizmott@oi.com.br


Na minha São Paulo, o Natal sempre foi
a celebração festiva mais importante.
Em minha família, de forte tradição
católica, o Natal começava quatro semanas
antes, com o Advento, quando minha mãe
distribuía aos oito filhos uma cartilhazinha
com cenas do presépio, que deviam ser pintadas
a lápis de cor, à medida que realizássemos
pequenos sacrifícios que a Igreja estimulava
como preparação espiritual para o
nascimento de Jesus: deixar de comer uma
sobremesa, rezar alguns padre nossos a mais,
dar esmola a um pobre.

No começo de dezembro meu pai comprava
a árvore de natal: ou o espetudo pinheiro
araucária ou o cheiroso cipreste. Toda a família
se reunia para montar a árvore com
bolas multicolores reutilizadas por décadas
seguidas, algumas em forma de casinhas, gatos,
papais-noéis. As guirlandas eram muito
menos brilhantes que as chinesas de hoje em
dia. Usava-se muito algodão pra imitar neve.
O ponteiro da árvore tão bonito! Sobre a lareira,
o presépio completo, com o Menino
Jesus deitadinho na manjedoura: aí rezávamos
toda noite ao menos uma ave-maria ao pé do
menino Deus.

No dia 22 começava no quintal a preparação
do peru da ceia: metia-se-lhe goela abaixo um
copão de cachaça, pra amaciar a carne. Já bêbado
era então degolado e depenado comágua
quente, passando a noite numa vinha d’alhos
para tomar gosto. A farofa paulista comfarinha
de milho e muitos miúdos e linguiça é patrimônio
nacional. À meia-noite de 24, missa
do galo: toda família comungava. Ao voltar da
igreja, profusão de presentes debaixo da árvore,
a criançada em polvorosa. Era o Menino Jesus
quem trazia os presentes, não o Papai Noel.
Antes da ceia, oração de agradecimento,
comidas deliciosas, sobremesas com muito
chantilly, bolo inglês, castanha portuguesa,
nozes e amêndoas, tâmaras, pêssego, figo
fresco. Antes de dormir, a oração de toda
noite: “Menino Jesus, meu irmãozinho, eu vos
dou meu coraçãozinho. Meu anjo da guarda,
meu bom guardador, guardai minha alma
para nosso Senhor...” Noite feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário