segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Doses de ouro contra o mal das articulações

Estudo aprovado pelo CNPq na área de medicina integrativa vai ser desenvolvido em Minas, associando o metal à cavalinha para combater a artrite reumatoide



Celina Aquino
Estado de Minas: 03/02/2014






O ouro pode voltar a integrar o arsenal terapêutico da artrite reumatoide. Indicado desde o século 20 para pacientes que desenvolvem a doença, que leva a uma inflamação das articulações, o metal deixou de ser usado por causar, a longo prazo, efeitos colaterais. Aprovada no primeiro edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) voltado para a área de medicina integrativa, uma pesquisa mineira investigará nos próximos dois anos a eficácia e o impacto de um medicamento com ouro ligado à antroposofia, ciência que estuda plantas, metais e minerais. A Sociedade Brasileira de Reumatologia alerta, no entanto, que tratamentos alternativos não devem substituir os tradicionais.

“O ouro é considerado um modificador do curso da doença. A inflamação desaparece e o estado geral do paciente melhora, mas o depósito dele nos tecidos provoca grandes efeitos colaterais”, esclarece a clínica geral, especialista em antroposofia aplicada à saúde, Ana Maria de Araújo Rodrigues. Apesar da eficácia, o uso continuado gera consequências como problemas nos rins e lesão na medula. Por isso, a pesquisadora decidiu testar uma nova forma de aproveitar o metal, seguindo o método antroposófico. Ao evaporar, o ouro perde a ação densa sobre órgãos e tecidos do corpo humano, responsável pelos efeitos colaterais, mas não perde suas propriedades terapêuticas. Em casos de artrite reumatoide, ele ajuda por ser anti-inflamatório, antidepressivo e imunogênico (agente que melhora a imunidade).

No estudo que será realizado no Ambulatório de Reumatologia da Santa Casa de Belo Horizonte, o metal será associado pela primeira vez a uma planta abundante no Brasil: a cavalinha. “Ela é osteogênica, pois regenera os ossos, anti-inflamatória, cicatrizante e contém silício, o maior componente dos ossos junto com o cálcio”, destaca a especialista, acrescentando que tem alcançado bons resultados com as duas substâncias para tratar a artrite reumatoide. Ana Maria comenta que os medicamentos antroposóficos, usados há 30 anos no Brasil, são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Belo Horizonte, eles são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1994.

Setenta e cinco mulheres com grau de inicial a moderado de artrite reumatoide – que ainda serão recrutadas – usarão por seis meses o medicamento antroposófico Aurum metallicum/Equisetum arvense. Além de analisar a eficácia das substâncias, os pesquisadores vão testar uma nova maneira de administrar a medicação. Ana Maria explica que as voluntárias receberão as doses por via subcutânea, método menos doloroso e que permite ao paciente aplicar sozinho, seja na perna ou no braço, duas vezes por semana. Os outros participantes tomarão o medicamento em gotas, duas vezes ao dia.

No tratamento convencional da artrite reumatoide, utilizam-se medicamentos para alívio da dor, entre analgésicos, corticoides e anti-inflamatórios, e outros de uso contínuo que previnem lesões nas articulações, em especial o metotrexato, usado em todo o mundo. Integrante da equipe de pesquisadores que vão analisar a eficácia do ouro, a reumatologista Adriana Kakehasi pontua que uma parcela dos pacientes não responde bem ao uso da droga, porque desenvolve intolerância ou sofre com efeitos colaterais, daí a necessidade de se buscar alternativas. “É preciso entender que alguns pacientes sempre vão se beneficiar de alternativas. O ouro não vai ser pior nem melhor, vai ser mais uma possibilidade”, defende a professora do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Ambulatório de Artrite Reumatoide do Hospital das Clínicas.

Adriana conta que muitos pacientes já chegam ao consultório com o interesse de associar a medicina alopática à integrativa. “Indico desde atividade física até acupuntura e homeopatia. Desde que não faça mal à saúde, só tem a ajudar. Um tratamento trabalha em colaboração com o outro.”


Aliado do tradicional A coordenadora da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Licia Maria Henrique da Mota, revela que 75% dos pacientes recorrem a tratamentos alternativos. Diante da necessidade de uso contínuo da medicação e da falta de perspetiva de cura, eles tentam buscar outras soluções. Apesar de concordar com o uso de terapias que não trazem malefícios, a reumatologista adianta que não é possível comprovar a eficácia da maioria delas para tratar a doença.

“Para a quase totalidade não há evidências de que tragam benefícios. Isso sempre deve ser comunicado ao médico para que ele possa avaliar com muito cuidado. Mas orientamos que, em hipótese alguma, o tratamento alternativo deve substituir o convencional. Ele deve ser um aliado”, opina a médica, que também é professora de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).

Como revela Licia, o cenário do tratamento da artrite reumatoide no Brasil é um dos mais favoráveis em todo o mundo. As opções eram limitadas há três décadas, mas hoje os pacientes podem contar com uma gama de alternativas terapêuticas voltadas para a doença que são oferecidas pelo SUS. A reumatologista comenta que o metotrexato apresenta eficácia adequada, o que acabou contribuindo para que medicações menos seguras, incluindo o ouro, fossem substituídas ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário