quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Marina Colasanti - Uma grande família‏

Uma grande família 
 
Marina Colasanti
Estado e Minas: 06/02/2014


Vamos supor que Woody Allen não tenha molestado sexualmente sua filha adotiva Dylan Farrow. Ele tem direito à duvida, já que alegou inocência quando da acusação anterior, e nada foi provado. Vamos supor também que seduziu a outra filha adotiva, Soon-Yi, por amor irresistível, já que continua casado com ela até hoje. Vamos supor, embora tudo nos leve a crer o contrário. Ainda assim, há na grande família humanitária de Mia Farrow algo perturbador.

São 12 filhos. Três biológicos, do casamento com o músico francês André Previn, sendo dois gêmeos, e um menino, Fletcher. Depois desses, ainda com Previn, mais três adotados, sendo uma delas Soon-Yi .

Divórcio, novo casamento de Mia com Frank Sinatra. Ela tem 21 anos e no breve período de convivência oficial com o cantor não produz nem adota nenhum filho.

Novo divórcio. E o começo da relação com Woody Allen, que durará 12 anos. Com ele, Mia começa por um filho biológico, Seamus, depois adota mais dois, Moses e Dylan. Ruptura, escândalo das fotos de Soon-Yi nua encontradas no apartamento de Allen.

Sozinha, Mia adota mais quatro. Um deles tem paralisia cerebral, outro é cego, e uma menina é filha de drogada em crack. A menina morre na infância, e um dos outros morre aos 19 anos, de ataque cardíaco.

Armar o mapa dessa família é uma dificuldade, porque vigora entre eles a estranha mania de trocar de nome. Ronan foi batizado Satchel, depois rebatizado Seamus e, por fim, passou a chamar-se Ronan. Dylan rebatizou-se Eliza, foi Eliza por algum tempo, depois trocou para Malone. Deve ser um viés herdado dos pais, já que o verdadeiro nome de Mia é Maria de Lourdes, e o de Woody Allen é Allan Stewart Konigsberg.

Nenhuma família é simples e a mais elementar matemática nos diz que as dificuldades aumentam na mesma medida em que aumenta a família. A de Mia, além da sedução e casamento de pai com filha, ainda que adotiva, apresenta outros elementos incomuns.

O dado principal da biografia de Fletcher Previn é que montou seu primeiro computador aos 13 anos. Adiante, depois do casamento de sua irmã Soon-Yi com Allen, ele aproveitou seus conhecimentos para apagar o cineasta de todas as fotos e de todos os filmes de família. “Assim, podemos ver o que é bom sem ter que dar de cara com o que é ruim.”

Outro filho, Moses Farrow, levado certamente pelo clima doméstico, estudou e fez mestrado em psicologia. Trabalha atualmente, sem ironia, com aconselhamento de casais e terapia familiar.

Dylan torna a acusar o pai adotivo de atacá-la sexualmente quando criança. Diz que era pequena e acreditava fosse dever das boas meninas fazer o que o pai pedia, mesmo sem gostar. Se o que afirma é verdade, o pai pedia coisas a ela no mesmo período em que as pedia à irmã .

E temos Ronan, ex-Satchel, ex-Seamus, agora ex-filho de Allen, pois Mia, levada pela semelhança evidente e pelo prazer da vingança, declarou que ele “poderia” ser filho de Frank Sinatra, de quem nunca se separou totalmente. Ronan, menino gênio que entrou na faculdade de direito aos 11 anos e aos 14 fez mestrado em Yale, não se relaciona com Allen desde que este passou de pai a cunhado.

Pergunta-se: quem permitiu que Allen adotasse mais duas meninas?. E como dorme Soon-Yi , tendo que manter um olho aberto para cuidar delas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário