sábado, 8 de março de 2014

Eduardo Almeida Reis - Planos de saúde‏

Planos de saúde
 
Cuidemos, portanto, dos 50 milhões de brasileiros que têm planos de saúde, sinal de que há milhões de médicos atendendo pelos planos


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 08/03/2014


Em 2012, cerca de 25% dos brasileiros tinham plano de saúde. A informação é da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. Dez anos antes, somente 17,9% da população era atendida pelos planos.

O percentual varia entre os estados. São Paulo lidera com 43,6% de habitantes, o Rio de Janeiro tem 36,6% enquanto o Acre tem 5,6%, Roraima 6,6% e o Maranhão 6,6%. Nesse último estado o número reduzido se explica: propriedade das famílias Lobão e Sarney, o Maranhão está ficando tão rico, na opinião da ilustre governadora Roseana Sarney, que os seus doentes podem pagar, cash, as consultas e os internamentos nos hospitais paulistanos, com ênfase para o Sírio e Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein, no Bairro do Morumbi, Avenida Albert Einstein, 627. Nada mais simples do que fretar um jatinho em São Luiz, MA, para consultar os doutores em São Paulo, SP, mesmo considerando que o SUS maranhense rivaliza, em competência e equipamentos, com a melhor medicina existente na Noruega, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Cuidemos, portanto, dos 50 milhões de brasileiros que têm planos de saúde, sinal de que há milhões de médicos atendendo pelos planos. Não posso jurar, mas ouço dizerem que os médicos recebem por consulta uma tuta e meia, tutemeia, tutameia, uma insignificância. De que vivem esses milhões de profissionais? Afinal, fizeram vestibular dos mais difíceis, estudaram em livros caros, cursos demorados, residências médicas e universidades pagas a peso de ouro, ou federais e estaduais em que o ingresso não é simples. Sei disso porque estive a pique de cursar medicina no Rio. Salvou-me a descoberta de que sofro de hematofobia ou aversão ao sangue, líquido vermelho, viscoso, que circula nas artérias e veias bombeado pelo coração, transportando gases, nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo.

Por fim, uma pergunta: dizem que muitos destes planos são organizados em cooperativas supostas de distribuir entre os cooperados eventuais lucros nos finais dos anos. Será que distribuem ou os médicos só recebem as tutemeias das consultas?

Problemão
Vamos admitir que você trabalhe dura e honestamente para fazer grande fortuna. Riquíssimo, você compra casa em Angra. Os lexicógrafos entendem que angrense é relativo a Angra dos Reis, RJ, ou o que é seu natural ou habitante, mas os bilionários sabem que “casa em Angra” é sinônimo de casa de praia chique no trechos chiquérrimos do litoral brasileiro.

Pronto: agora você tem casa com 12 suítes, lancha importada que custou milhões de dólares, curso de mestre arrais, marinheiro de confiança, governanta, cozinheiras, arrumadeiras, piscina em casa e um problema insolúvel pelo resto dos seus dias: arranjar convidados que se disponham a passar os feriadões “em Angra”.

A virada de fevereiro para março teve um deles. Começou dia 28 de fevereiro, sexta-feira de carnaval, e foi espichada até domingo, 9 de março, considerando que ninguém sai “de Angra” numa quarta-feira de cinzas para fingir que trabalha quinta e sexta: o trânsito nas estradas não consente.

Só aí tivemos um descanso de nove dias, mais do que o trabalhador chinês tem de férias por ano. E você preocupado desde o meado de fevereiro em arranjar amigos para aproveitar sua casa “em Angra”. Sua família já conhece a casa e a lancha, que acha muito chatas. Que ninguém nos ouça: as famílias, quase todas elas, são chatíssimas, barulhentas, intrometidas.

Os seus amigos têm casas litorâneas, suítes, marinheiros, lanchas, ou fogem nos feriadões para Nova York e Paris. E você, coitado, depois de trabalhar dura e honestamente para fazer grande fortuna vai acabar convencido de que bom mesmo é passar os feriadões em Paris.

Cinofilia
Sabe aquele cachorrinho amarelado, focinho preto que parece ter levado um soco? Pois é: um filhote vale R$ 7.500. Sabe quanto custa o frete do filhote, voo direto Rio-João Pessoa? Tome nota: R$ 840. Acontece que o filhote iria para o Recife, mas não havia voo direto. Por isso, foi para João Pessoa e o comprador, de automóvel, foi de Pernambuco para a Paraíba apanhar o filhote no aeroporto às 2 horas da madrugada. O amor aos cães é lindo.

O mundo é uma bola
 8 de março de 1126: Afonso VII de Leão e Castela é proclamado rei depois da morte de sua mãe Urraca. Que fim levaram as Urracas? Não me lembro de ter visto uma só Urraca brasileira, mas vou procurar com calma e, encontrando, prometo escrever sobre o assunto. Urraca era aparentada com Tareja: irmã, salvo engano. Tareja deve ter evoluído para Teresa.

Em 1618, Johannes Kepler formula a terceira lei de movimento dos planetas. Acabo de fazer a besteira de clicar em “terceira lei de movimento dos planetas” e o meu pobre computador quase pirou, tantas as fórmulas, equações e outras complicações matemáticas que apareceram no monitor.

Hoje é o Dia das Mães na Albânia e na Rússia, na Sérvia, em Montenegro e noutros países frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário