sábado, 24 de maio de 2014

A outra face - Ana Clara Brant

A outra face
Fred Melo Paiva lança livro com perfis de seus entrevistados e reúne de celebridades a urubus.




Ana Clara Brant
Estado de Minas: 24/05/2014
Fred Melo Paiva selecionou 36 perfis de um período que considera rico e criativo (History/Divulgação)
Fred Melo Paiva selecionou 36 perfis de um período que considera rico e criativo


Bandido raça pura é o nome do mais novo livro do jornalista, escritor e colunista do Estado de Minas Fred Melo Paiva, e é também o nome de um pit bull que viveu 11 anos e que foi um potencial homicida salvo pelo esporte. Essa curiosa história – narrada, aliás, pelo próprio cão – foi publicada nas páginas do Estado de S. Paulo, assim como inúmeras outras que integram a publicação que será lançada hoje na Livraria Quixote, em Belo Horizonte.

A obra, da Arquipélago Editorial, traz os mais variados perfis escritos nos últimos 10 anos por Fred, que vão desde gente famosa como Oscar Niemeyer, Cléo Pires, Joãzinho Trinta, Alessandra Ambrósio e Cauby Peixoto, passando por notáveis anônimos como seu Francisco, pai de Zezé di Camargo, seu Luiz, caminhador do MST, e até Eudes, o candidato nanico. Outra parte do livro traz perfis de cães, ratos e urubus e até de coisas inanimadas como o Minhocão, a Vila de Jaguara, uma cidade à venda no interior de Minas, e o Sucatão, o boeing aposentado pela Presidência da República. “É uma coletânea de perfis e reportagens que produzi ao longo de minha carreira no jornalismo impresso e considero a minha melhor fase. Resume bem o meu trabalho. Acho que é um período extremamente rico e criativo”, destaca.

Com texto versátil, inovador, capaz de criar pérolas como “Alessandra Ambrósio, mulher desprovida de bunda e de agenda”, ou “Jamelão é um sujeito que não gosta. Não gosta assim mesmo, com o verbo no intransitivo, tantas são as coisas que ele desgosta”, o autor revela que sua seleção final pelos 36 perfis foi pelo texto. Poderia até ter optado por colocar mais celebridades, no entanto, os bichos e os anônimos despertam causos mais saborosos. “Os textos sempre têm um quê de brincadeira. O bacana é que o livro tem de tudo um pouco. Acabei me tornando um generalista porque escrevo sobre cultura, crime, esportes, política. Em comum, todos têm uma boa contação de história”, frisa.

Em todos os perfis, Fred entrevistou os personagens, sendo que em algumas ocasiões, por mais de uma vez. Um dos mais interessantes é o do trio Carniça, Lodo e Sujeira, os urubus que fizeram parte da instalação do artista plástico Nuno Ramos, na Bienal de São Paulo, em 2010. “Passei 15 dias no Nordeste, pesquisando sobre a vida deles. Entrevistei o Nuno também para ajudar a resgatar toda a história das aves”, relembra.

Já a entrevista com o ídolo Oscar Niemeyer não rendeu o esperado e quase causou sua demissão. Apesar de Fred ter se preparado bastante, o arquiteto não parecia estar num bom dia. “Ele não estava bem-humorado e meu perfil refletiu isso. Essa fúria. Foi um texto que resumiu meu jeito, bem polêmico”, atesta.

Um dos preferidos do jornalista e escritor é sobre Ronaldo Fenômeno em que ele relata uma enrascada em que o ex-jogador se envolveu num motel carioca como quem narra uma partida de futebol. “Juro que gosto de todos os perfis. É complicado escolher. Mas no geral, o bacana desse projeto é que, quem está acostumado a me ler nas colunas sobre o Atlético, no Estado de Minas, ou no programa O infiltrado, vai conhecer esse lado que é muito importante da minha trajetória jornalística, essa época anterior. Revela para a maioria das pessoas outra faceta. Fico muito feliz com isso”, celebra.


 (Arquipélago Editorial/Divulgação)


Bandido raça pura
•  Lançamento do livro de Fred Melo Paiva
•  Hoje, às 11h, na Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário