sábado, 10 de maio de 2014

Orelha

Estado de Minas: 10/05/2014 
                 

Machado para todos

Anote o endereço: machado.mec.gov.br. Essa é a chave para ter acesso às obras completas de Machado de Assis (1839-1908), disponíveis para download gratuito por meio do portal Domínio Público (Biblioteca Digital do MEC) em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina. Em formato pdf ou html, é possível ter acesso a todos os romances, livros de contos, coletâneas de crônicas, peças de teatro, críticas literárias e até traduções de Machado de Assis para obras de Alexandre Dumas Filho, Victor Hugo e Charles Dickens. É possível ainda, pelo site, ter acesso a teses e dissertações sobre Machado de Assis, muitas delas inéditas em livro, e a um vídeo sobre a vida e obra do autor de Dom Casmurro.


Nas telas

 (Adrian Dennis/AFP)


O romance policial Boneco de neve, do norueguês Jo Nesbo (foto), lançado no Brasil pela Record, vai chegar às telas com direção do sueco Tomas Alfredson, o mesmo de Deixa ela entrar (baseado no livro de John Ajvide Lindqvist) e de O espião que sabia demais (da obra de John Le Carré). Na trama do thriller, uma série de desaparecimentos e assassinatos investigada pelo detetive Harry Hole.  A produção é de Martin Scorsese.

Pelé e Máicon

Nas livrarias esta semana o novo livro de Ruy Castro, Os garotos do Brasil – Um passeio pela alma dos craques, da Editora Foz. O jornalista, romancista e biógrafo de Garrincha reúne perfis de jogadores que fizeram a história do futebol brasileiro. O interesse do autor é flagrar o lado humano dos atletas, seus sonhos e motivações, medos e paixões. Entre os “garotos” estão Zico, Pelé, Sócrates, Zizinho, Bellini, Heleno e uma fila de Máicons.

João do Rio

O filme Muitos homens num só, da carioca Mini Kerti, que abiscoitou 10 dos 12 prêmios do Cine PE na semana passada, é baseado em personagens de diferentes livros de João do Rio, pseudônimo do jornalista Paulo Barreto (1881-1921). Em especial no romance Memórias de um rato de hotel, de 1912, que retrata um personagem real do começo do século 20, o ladrão e dândi Artur Antunes Maciel, que se hospedava em hotéis de luxo para praticar roubos.

McCartney

 (Glyn Kirk/AFP  )


A Editora Leya está anunciando para o fim do mês a biografia Man on the run: Paul McCartney (foto) nos anos 1970, de Tom Doyle. O livro explora um dos períodos menos conhecidos e conturbados da vida do ex-Beatle. O trabalho é resultado de uma série de entrevistas e confronta as declarações de McCartney feitas na época com suas impressões atuais sobre aquele período, reconstruindo a história e retratando sua luta para se reafirmar como artista e sair da sombra do seu passado.

Psicanálise

Desde que surgiu no cenário do pensamento ocidental, a psicanálise se mostrou um instrumento importante na crítica estética em geral e na literária em particular. O volume Interpretações: crítica literária e psicanálise, organizado por Cleusa Rios Passos e Yudith Rosenbaum, reúne ensaios que tratam dessa intensa relação. Na primeira parte, Alfredo Bosi, Adélia Bezerra de Meneses e Joel Birman analisam, do ponto de vista teórico, o ato interpretativo. Na segunda seção estão agrupados artigos que se inspiram nos dois campos do saber, e que tratam de obras de Borges, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Chico Buarque e Clarice Lispector, entre outros.

Outros Nelsons

 (Acervo EM)


Em 1937, Nelson Rodrigues (foto) publicava no jornal O Globo o primeiro capítulo do romance Cidade. Mas parou por aí. A Editora Nova Fronteira resgatou os originais e decidiu encomendar a quatro autores contemporâneos a continuidade do livro. Convocou o roteirista André Sant’Anna, o poeta Carlito Azevedo, o compositor Aldir Blanc e a doutora em história da arte Veronica Stigger, que aceitaram o desafio. Cada um escreveu um capítulo. O resultado já está nas livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário