sábado, 17 de maio de 2014

Orelha

Orelha
Estado de Minas: 17/05/2014
O pensador húngaro István Mészáros defende uma Nova Internacional sustentável (Túlio Santos/EM/D.A Press)
O pensador húngaro István Mészáros defende uma Nova Internacional sustentável


Sempre à esquerda
A Editora Boitempo está lançando o número 22 da revista Margem esquerda – Ensaios marxistas . O dossiê da nova edição é dedicado aos 50 anos do golpe militar, com artigos de Milton Temer, Antonio Carlos Mazzeo, Beto Almeida e Angélica Lovato. O número traz ainda ensaio do filósofo húngaro István Mészáros sobre a necessidade de uma Nova Internacional em que a ordem reprodutiva da sociedade e da economia seja de fato sustentável. Michael Löwy publica artigo sobre a arte revolucionária do casal Diego Rivera e Frida Kahlo, classificadas por Löwy como “autenticamente subversiva”. A revista traz ainda homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho e entrevista com o historiador e cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira, que revela momentos de sua trajetória intelectual e política.


Feira

Com a presença de nomes conhecidos da literatura, do cinema, da música e do teatro, começou ontem a 14ª Feira do Livro de Ribeirão Preto. Os homenageados dessa edição do evento são os escritores Mário Quintana e Darci Ribeiro. Estarão em pauta debates sobre a condição da criança, da mulher, do idoso, do índio, do negro e dos homossexuais. Informações: www.feiradolivroribeirao.com.br.


Fantasia


Para quem tem um livro de fantasia pronto na gaveta, a hora é agora. A Casa da Palavra está com concurso aberto para escolher um novo autor para o selo Fantasy, voltado para a literatura fantástica. O ganhador do concurso, além de ter sua história publicada, será lançado na Bienal de São Paulo deste ano, que acontecerá de 22 a 31
de agosto. As inscrições terminam segunda-feira. Informações e regulamento: http://ww.fantasycasadapalara.
com.br/regulamento/index.html.


Bíblias
A Sociedade Bíblica do Brasil está com dois novos lançamentos de edições especiais da Bíblia sagrada. Na Bíblia do semeador, são destacados, ao lado do texto original, a passagens que fazem referência ao tema, como a parábola do semeador, entre outras. Já em Entre meninas e Deus, a mensagem bíblica é trabalhada para o público jovem, com introduções para cada parte do texto histórico.


Sátira

A Editora Unesp lança, no mês que vem, o livro Os ferrões, que reproduz todas as 10 edições, publicadas em 1875, de Os Ferrões, jornal quinzenal situado entre os precursores no Brasil da chamada “imprensa satírica”, que havia se desenvolvido anteriormente na França e em Portugal. Os editores do periódico, José do Patrocínio, que se tornaria o expoente dos abolicionistas, e Dermeval Fonseca, cravavam suas “ferroadas” nas personalidades da época de forma indiscriminada, atingindo escritores como Machado de Assis e a família real, como o próprio D. Pedro II.


Paraná

   (TV Brasil/Divulgação)

A Biblioteca Pública do Paraná acaba de editar quatro novos títulos: Fábulas, poemas de Adriane Garcia; Ensaio sobre o entendimento humano, contos de Caetano W. Galindo; e Um escritor na biblioteca – 2001, com depoimentos de Cristovão Tezza (foto), Ana Paula Maia e Antonio, entre outros escritores paranaenses; e o romance Meu primeiro morto, de Jaci Palma.


Quintana

Dando sequência ao lançamento das obras completas do poeta Mário Quintana, a Editora Alfaguara acaba de lançar Porta giratória. Trata-se de uma seleção de crônicas, anedotas, vinhetas, máximas e aforismos, lançada originalmente em 1988, a partir de textos publicados no jornal Correio do Povo.


Lançamentos
Médico psiquiatra e psicanalista ligado à Escola Brasileira de Psicanálise, Musso Greco faz sua estreia na ficção e lança o livro Orates (Contos clínicos), com o qual venceu o Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza, em 2013. Lançamento hoje, a partir das 11h, na Livraria Scriptum, Rua Fernandes Tourinho, 99, na Savassi.

***

Hoje, a partir das 9h, a jornalista e escritora Clara Arreguy, lança na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade) seu mais recente trabalho, a coletânea de crônicas Catraca Inoperante. Além da versão impressa, Clara produziu versão em CD, com acessibilidade para cegos, deficientes visuais e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário