sexta-feira, 27 de junho de 2014

Zona Mista

ZONA MISTA

Kelen Cristina com: Daniel Seabra e Roger Dias
Estado de Minas: 27/06/2014
 (Mandel NGA/AFP)

Soccer em dia de football


Os EUA pararem em dia de Super Bowl não é nenhuma novidade. A final da liga norte-americana de futebol (o football deles) é o maior evento esportivo do país e, segundo a revista Forbes, sua marca é mais valiosa, inclusive, que a da Copa do Mundo (na qual se joga o soccer, segundo eles) – US$ 464 milhões, quase o triplo do campeonato de futebol organizado pela Fifa, avaliado em US$ 160 milhões. Mas o esporte da bola oval já não reina tão absoluto assim na terra do Tio Sam. Anônimos e famosos pararam para assistir ao jogo entre a seleção comandada por Jürgen Klismann e a Alemanha, valendo vaga nas oitavas de final da Copa. Nessa relação, está incluído o comandante da nação, Barack Obama, que acompanhou a partida de dentro do Air Force One, avião presidencial dos EUA, a caminho da cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. O confronto mexeu tanto com os norte-americanos que o governador de Nova York, Andrew Cuomo, concedeu oficialmente uma hora a mais de almoço para os trabalhadores – a partida começou ao meio-dia, no horário local. Deu certo e diversas personalidades foram às redes sociais comemorar a classificação, mesmo com a derrota por 1 a 0. O ex-tenista Andre Agassi posou em frente à televisão de sua casa ao lado da mulher, a também ex-jogadora de tênis Steffi Graf. O ator Josh Duhamel (que fez, entre outros filmes, Transformers) postou uma foto com Axl, seu filho com Fergie, vocalista da banda Black Eyed Peas. Detalhe: os dois estavam devidamente uniformizados. O cantor Justin Timberlake comentou: “Agora são as eliminatórias… Aí vamos nós”. Astro do basquete, Kobe Bryant, ala-armador do Los Angeles Lakers e admirador declarado de futebol, mostrou seu otimismo: “Prontos para a próxima”. O ex-pugilista Oscar de la Hoya não escondeu a empolgação: “Conseguimos!!!”. O soccer viveu ontem, nos EUA, seu dia de football.


Fã na final
Seria cômico se não fosse trágico. Eliminado ontem do Mundial, o português Cristiano Ronaldo – que chegou ao Brasil cercado pela expectativa de fazer jus ao título de melhor do mundo – anuncia, em suas redes sociais, promoção de um de seus parceiros comerciais em que sorteia dois ingressos para a decisão da Copa. O ganhador tem direito a voar para o Rio em um jatinho particular. Bem que o gajo poderia se inscrever… Vai que dá sorte e, pelo menos assim, se garante na final, em 13 de julho, no Maracanã?


Quem são eles?

Os gringos invadiram o Brasil durante a Copa e, enquanto números oficiais não são divulgados, as redes sociais dão uma mãozinha extraoficial no levantamento. O Facebook, por exemplo, já tem uma prévia sobre quem são os estrangeiros que acompanham a Copa e/ou a festa em solo brasileiro. Baseado nos registros de seus internautas, 68% são homens e 32% são mulheres. A maioria, na faixa dos 25 e 34 anos. Os EUA lideram a lista de países que mais “exportaram” turistas para o Brasil, seguidos por México, Colômbia, Chile, Argentina, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Austrália. Mas a cidade com mais representantes é a Cidade do México, precedida por Bogotá, Santiago, Buenos Aires e Londres.


Hotel de luxo ou jatinho

De antemão, a Federação Chilena de Futebol já reservou 30 diárias num luxuoso hotel de Fortaleza a partir de segunda-feira, caso La Roja passe pelo Brasil e dispute as quartas de final da Copa na cidade nordestina, contra o vencedor de Uruguai x Colômbia. Mas existe também um plano B: se for eliminada, a Seleção do Chile já tem um voo fretado direto para Santiago, com saída marcada para amanhã à noite, partindo do aeroporto de Confins.

 (PEDRO HAROLDO FAUSTINO/Divulgação)

Trato no visual
Não é só da parte física, técnica e tática que os jogadores do Chile estão cuidando para a partida decisiva das oitavas de final contra o Brasil. A estética também não ficou de lado durante a preparação na Toca da Raposa. Para tanto, eles convocaram o cabeleireiro Assis Júnior, dono do salão Afro Júnior – que cuida também do visual de atletas do Cruzeiro, dono do CT onde La Roja está concentrada. Entre os clientes especiais, o atacante Alexis Sánchez e o volante Arturo Vidal. O corte do atacante do Barcelona agradou tanto que Assis Júnior foi chamado para atender a toda a Seleção Chilena   Sub-20, que está acompanhando a equipe principal no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário