domingo, 6 de julho de 2014

Destaques só nos gramados reais

Destaques só nos gramados reais
Revelações do Mundial no Brasil não são tão valorizadas em simuladores de futebol 
 
Túlio Kaizer e Arthur Minoves
Estado de Minas: 06/07/2014


James Rodríguez tem um dos casos mais curiosos: antes da Copa custava no máximo 8 mil moedas, agora vale até 600 mil moedas (FABRICE COFFRINI/Afp)
James Rodríguez tem um dos casos mais curiosos: antes da Copa custava no máximo 8 mil moedas, agora vale até 600 mil moedas

O holandês Daley Blind, o belga Romelu Lukaku, o colombiano James Rodríguez, o costa-riquenho Joel Campbell e os franceses Antonie Griezmann e Paul Pogba têm algo em comum. Estreantes na Copa, eles foram apresentados ao mundo no torneio como grandes revelações e conseguiram se destacar, ajudando suas seleções a avançar à fase final. Em tempos de jogos digitais, entretanto, eles ainda não são tão valorizados. Pouco conhecidos antes do Mundial no Brasil, esses jogadores têm valor de mercado baixo nos games em relação a outras estrelas do futebol internacional.

O Superesportes escolheu quatro destaques de cada uma das seleções que chegaram às quartas de final da Copa do Mundo e analisou o valor de mercado de cada um deles nos seguintes simuladores de futebol: Football Manager 2014 (FM) e Fifa 2014, no modo Ultimate Team. Como os games foram lançados antes da Copa, a tendência de que os jovens sejam menos valorizados foi confirmada.

O mais caro em ambos os games é Lionel Messi. Quatro vezes melhor do mundo, o argentino tem valor de 75 milhões de euros no Football Manager e custa entre 4 milhões e 14 milhões de moedas no modo Ultimate do Fifa.

Entre as novas revelações do futebol mundial, destaque para Romelu Lukaku. No simulador Football Manager, que aproxima os valores da realidade, o atacante belga custa 14,25 milhões de euros. O jogador é seguido por Pogba (14 milhões euros), Griezmann (12 milhões), Blind (7,5 milhões) e Campbell (4,7 milhões).

O caso mais curioso é o de James Rodríguez. O colombiano vale 7,5 milhões de euros no Football Manager, que ainda não considera o desempenho dele na Copa. Já no modo Ultimate Team do Fifa 2014, que tem sido atualizado no decorrer do Mundial, James custava entre mil e 8 mil moedas, e agora tem valor entre 350 mil e 600 mil moedas. O jogador também evoluiu nesse game. Sua pontuação média era de 83 e saltou para 91 com as atuações recentes.

BRASILEIROS Neymar, que agora está fora da Copa por conta da fratura na vértebra lombar, é o mais caro jogador da Seleção Brasileira. No simulador Football Manager, o atacante do Barcelona custa 42,5 milhões de euros, fruto da valorização após a transferência para o clube espanhol.

O goleiro Júlio César, destaque da Seleção no Mundial, tem um valor de mercado muito baixo. O goleiro do Toronto custa apenas 550 mil euros. Já David Luiz, um dos grandes nomes do Brasil na Copa, com dois gols, chama atenção no Fifa 2014 pela sua baixa pontuação: apenas 82. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário