domingo, 6 de julho de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 06/07/2014



 (Andreas Harvik/Nasjonalmuseet)


História O canal +Globosat exibe hoje, às 22h, o documentário Doce Brasil holandês, que investiga os mitos sobre a invasão holandesa a Pernambuco, durante o século 17. A historiadora alemã Sabrina van der Ley (foto), descendente de holandeses, relata o que descobriu sobre as influências de seus antepassados na formação cultural brasileira.

Numa fria Quatro equipes formadas por lenhadores, montanhistas, veteranos do Exército e atletas de resistência se enfrentam em uma competição épica que o NatGeo promove a partir de hoje, às 17h, com a estreia da segunda temporada de Desafio Alasca. Os participantes vão percorrer 11 etapas, num percurso total de 2.400 quilômetros de área intocada no Alasca.

Misticismo Novidade também no canal Bio, com a estreia hoje, às 21h, de O universo: mistérios revelados, que vai levar o assinante aos locais sagrados da Terra e das religiões criadas pelo homem e que moldaram o universo como é conhecido atualmente. A produção é derivada da série O universo e começa em um lugar mágico: Stonehenge, no Sul da Inglaterra.

Enlatados

Mariana Peixoto - mariana.peixoto@uai.com.br
Publicação: 06/07/2014 04:00

Padre detetive
Entre missas e assassinatos, essa é a rotina de Padre Brown, protagonista da série inglesa homônima que estreia hoje, às 21h,  no Film&Arts. A história se passa na fictícia vila de Cotswold, e tem como protagonista um sacerdote católico com talento especial para resolver crimes, interpretado por Mark Williams (de Doctor Who      e Harry Potter). Por aqui pouco conhecida, a série da BBC é bem popular em seu país de origem. Inspirada em personagem criado pelo escritor G.K. Chesterton, já teve uma versão televisiva nos   anos 1970, quadrinhos, rádio e filmes.
Fim de linha –Também hoje, às 13h30, na Fox, chega ao fim o primeiro ano da comédia The crazy ones, que reuniu Robin Williams e Sarah Michelle Gellar como pai e filha. É para dizer adeus mesmo, já que a produção foi cancelada.

Na rede –Já na internet, a novidade da semana é o lançamento do segundo ano da série teen/suspense Hemlock Grove. Os 10 novos episódios serão disponibilizados a partir de sexta-feira no site de streaming Netflix. A segunda temporada continua com a cidade lidando com o massacre causado por uma de suas criaturas mais mortais. Roman e Peter agora estão diante de novas responsabilidades e da realidade da fase adulta.

Pizza –O canal TLC estreia terça-feira, às 20h40, Os Capones, reality show em torno de uma família que descende do lendário gângster Al Capone. Longe do crime que marcou a trajetória do clã na Chicago do início do século 20, os Capones atuais administram uma pizzaria.

De volta? –Better call Saul, a série derivada de Breaking bad que terá como protagonista o advogado picareta Saul Goodman (Bob Odenkirk), vai dando o que falar muito antes da estreia. A produção só entra em cartaz no canal americano AMC no início do ano que vem. E já garantiu uma segunda temporada. Fala-se ainda que, como o spin-off vai mostrar diferentes períodos temporais, pode ser que Walter White (Bryan Cranston) apareça em cenas da série original.


De olho na telinha
Simone Castro

Grande virada
 (Alex Carvalho/TV Globo)

Ele estreou na TV como o galã Edu em Laços de família (Globo), novela de Manoel Carlos que foi ao ar em 2000. Em cena, apesar de uma beleza estonteante, percebia-se um ator em começo de carreira, um tanto reticente, até cru, que precisaria de tempo – estudo e dedicação – para se firmar na profissão. Na trama, Edu passou da mãe, Helena (Vera Fischer), para a filha, Camila (Carolina Dieckmann). Todo mundo achou normal, embora a ninfeta tenha cobiçado desde sempre o namorado da bela protagonista. Reynaldo Gianecchini e sua plástica de deus grego foi uma verdadeira explosão visual. Frisson total. Naquele tempo, embora não tivesse como ator uma performance exatamente sofrível, é inegável que, de certa forma, apenas sua beleza bastava. A audiência respondeu a isso, levando ainda em consideração que a trama de Maneco era infinitamente melhor do que a atual, Em família.

Na novela, que já pode ser considerada um fracasso do autor, mais uma vez a beleza de Gianecchini ditou a simpatia ou antipatia de personagens. Ou vão dizer que o casal gay formado por Marina (Tainá Müller) e Clara (Giovanna Antonelli), esta última então casada com Cadu, vivido pelo ator, não sofreu rejeição porque o chef, de Reynaldo Gianecchini, era trocado por uma mulher? Se fosse por outro homem, a reação seria a mesma. A não ser, talvez, que o eleito de Clara fosse páreo para ele. Ocorre que Cadu, além de lindo, maravilhoso, é também ótimo pai e um maridão quase perfeito. Não é à toa que se tornou logo objeto de desejo de duas mulheres. E, em sã consciência, quem é que não quer um Cadu/Gianecchini na vida? Como sempre, o telespectador confunde – e muito! – ficção e vida real.

O que chama a atenção, no entanto, é a maturidade do ator. Como Reynaldo, muito além dos cabelos grisalhos e que lhe conferem um charme extra, consegue transmitir em cena a verdade daquele personagem, que também encarou um grave problema de saúde, passou por um transplante de coração, e vem dando a volta por cima na decepção amorosa.  Cadu é um dos grandes destaques da fraca trama de Manoel Carlos.

De Laços de família para cá, Gianecchini deu tratos à bola. Ele foi o Tony, protagonista em Esperança (Globo, 2002), de Benedito Ruy Barbosa; os gêmeos Paco e Apolo em Da cor do pecado (Globo, 2004), de João Emanuel Carneiro, da qual também foi protagonista. Com o mecânico bronco Pascoal em Belíssima (Globo, 2005), de Sílvio de Abreu, mostrou sua veia cômica, e em Passione (Globo, 2010), também de Abreu, como Fred, viveu seu primeiro vilão. Nos últimos trabalhos já dava mostras de que conseguia ir em cena muito além da beleza. Na vida pessoal, enfrentou e venceu um câncer. A volta à telinha ficou marcada com o Nando do remake de Guerra dos sexos (Globo, 2012), também de Sílvio de Abreu: um verdadeiro show do ator!

Vale dizer que Cadu vem coroar a maturidade de Reynaldo Gianecchini na TV, que buscou se aprimorar na escola que muitos elegem como a principal para o ator: o teatro. Dirigido por grandes nomes, como José Celso Martinez (Boca de ouro); Gerald Thomas (O príncipe de Copacabana); Marília Pêra (Doce deleite); Elias Andreato (Cruel) e Dan Stulbach (A toca do coelho), soube se aprimorar, estudar e sair da zona de conforto que, muitas vezes, a TV, apenas pela beleza, aprisiona a maioria. Um exemplo a ser seguido pelos novos talentos.

PLATEIA

VIVA
- Tatá Werneck e seu tempo de humor afiado como repórter do Caldeirão do Huck (Globo). Show!

VAIA - Sílvia (Bianca Rinaldi) e Verônica (Helena Ranaldi): duas personagens sem carisma de Em família.


Caras & Bocas
Simone Castro - simone.castro@uai.com.br

Tempo de ninfeta
 (Renato Rocha Miranda/TV Globo )

A atriz Marina Ruy Barbosa (foto) cresceu e vai aparecer mais mulher em cenas quentes da novela Império, que vai substituir Em família (Globo) a partir do dia 21. A ruivinha, que acaba de completar 19 anos, falou no lançamento da novela, terça-feira, no Rio de Janeiro, sobre a ninfeta Maria Ísis, que vai interpretar na trama de Aguinaldo Silva. “
A personagem é diferente de tudo o que eu já fiz, é um desafio, muito intrigante. As cenas mais ousadas são um detalhe. É consequência da personagem. Eu fui crescendo e é normal que as histórias fiquem mais intensas, mais densas”, explica. Maria Ísis será amante do milionário José Alfredo, interpretado por Alexandre Nero. A mando dos pais, a jovem tentará dar o golpe da barriga, apesar de amá-lo e ser uma menina do bem. O último trabalho da atriz na telinha foi como a Nicole, que sofria de câncer em Amor à vida (Globo). A personagem morreu no meio da novela, depois de um imbróglio entre o autor e a atriz, por Marina supostamente ter se recusado a raspar os belos cabelos. Quanto à comemoração do aniversário, a atriz conta que foi em família: “Passei o fim de semana em São Paulo com a minha família e curtindo a natureza. Foi bom para recarregar as energias!”. A atriz namora o ator Klebber Toledo, que também está em Império, no papel do gay Leonardo.

VIAÇÃO CIPÓ DESTACA AS
BELEZAS DE DUAS CIDADES

Neste domingo, às 10h, na Alterosa, o Viação Cipó vai visitar duas cidades de Minas. Em Delfinópolis, a atração mostra a beleza de uma
queda d’água que fica transparente mesmo na chuva. Já em Conceição do Rio Acima, chamam a atenção o rio, as cachoeiras e uma igreja antiga com um cemitério dentro, onde as pessoas ainda podem ser enterradas. O apresentador Otávio di Toledo traz ainda os preparativos para o Julifest de Itabirito.

MUITAS NOVIDADES VIRÃO
DEPOIS DA COPA DO MUNDO


Com o final da Copa do Mundo, emissoras centrarão fogo em novos lançamentos. A Band e o SBT vão estrear duas atrações. No primeiro canal, vem aí o MasterChef, com Ana Paula Padrão de volta à telinha e à frente do reality culinário. Já no SBT, o Cozinha sob pressão, ainda título provisório, é a versão nacional do programa Hell’s kitchen, em que um chef famoso avalia habilidades dos participantes.

SÉRIE COM EDSON CELULARI
ESTREIA EM AGOSTO NO GNT


Animal, nova série do GNT (TV paga), estreia em 6 de agosto. Na produção, cujas gravações terminaram há um mês, Gil, personagem de Edson Celulari, busca a cura para uma doença rara. No elenco, entre outros, Cristiana Oliveira, Fernanda Moro, Clemente Viscaíno, Nelson Diniz e Leonardo Machado.

JOVENS MÚSICOS GANHAM
ESPAÇO PARA CRIAR NO SONY


Até dia 20, interessados em participar do programa Breakout Brasil do canal Sony podem se inscrever no site www breakoutbrasil.com. A atração vai acompanhar como jovens artistas expressam sua criatividade: do início da composição, passando pelo arranjo e finalizando com a
gravação de uma canção. A data da estreia ainda não foi divulgada.

CAUÃ REYMOND É CERTO EM
NOVELA DE JOÃO EMANUEL


João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil e A favorita, ambas da Globo, conseguiu contar com a participação do ator Cauã Reymond em sua próxima trama, que tem estreia prevista para o segundo semestre de 2015. Eles já trabalharam juntos nas duas novelas e, antes delas, também em Da cor do pecado, trama que foi ao ar às 19h na emissora. Outros nomes certos são de Dira Paes e Regina Duarte.

LUCINHA ARAÚJO BATE PAPO HOJE COM MARíLIA GABRIELA
 (Carol Soares/SBT)

Mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo, em entrevista a Marília Gabriela (foto), no De frente com Gabi deste domingo, à meia-noite, no SBT/Alterosa, exalta a vida. “Minha vida nunca foi de tons pastéis, foram sempre cores vibrantes”, afirma. Esposa de João Araújo, famoso empresário e produtor musical brasileiro, também já falecido, ela é responsável pela Fundação Viva Cazuza. Sobre o marido, dispara: “Fiquei casada 57 anos em altos e baixos e não me arrependo de ter perdoado (traições), porque eu era feliz, o amava”. Em relação ao filho, admite: “Não quero superar. Quero sofrer, falar dele. Quando sinto muito a falta dele vou até a Viva Cazuza”. E lembra do artista. “Até os 14, 15 anos, ele era de ficar em casa lendo livros. Depois, mudou radicalmente”, conta. “Eu perguntei na lata e ele me respondeu: ‘Sou bissexual, estou à procura da minha sexualidade’.” Em relação à sua quase carreira de cantora, Lucinha comenta: “Sou afinada, cantava bem. Gravei dois discos, mas tinha vergonha de me apresentar em público”. A entrevistada ainda fala sobre o musical Pro dia nascer feliz, dedicado ao filho e, apesar de tudo o que passou, conclui: “Não me queixo. Acho que tive uma vida muito rica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário