sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Benefícios do café gourmet‏

Benefícios do café gourmet
Qualidade é buscada desde a colheita e separação dos grãos
Rúbia Duarte
Barista e avaliadora de qualidade
(Q-grader)
Estado de Minas: 15/08/2014


O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. A bebida, que tem um lugar especial na alimentação dos brasileiros, se destaca também em forma de café gourmet. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Café (Abic), o consumo interno de café no Brasil é de aproximadamente 20 milhões de sacas. Entre elas, um milhão de sacas são de cafés gourmet. A ABIC revela ainda que a expectativa é de que nos próximos 10 anos o café gourmet represente de 10% a 12% da produção no país. O consumo moderado do café beneficia a saúde humana e contribui para prevenção de várias doenças. O café gourmet gera benefícios comprovados para a saúde e é considerado como planta funcional. Previne doenças como depressão,   Parkinson e Alzheimer, estimula o aprendizado e faz bem ao coração. Além de ser antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento e ajuda na redução de peso. Todos esses benefícios são resultado da variedade de nutrientes encontrados no grão do café.  

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a cafeína não é o único nutriente encontrado no café. Nos grãos de café também estão presentes potássio, zinco, ferro, diversos outros minerais em pequenas quantidades, aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares, polissacarídeos e um enorme número de polifenóis antioxidantes, que retardam o envelhecimento. Cada um desses nutrientes tem qualidades e benefícios que ajudam a prevenir as doenças citadas. Em quantidade dosada, a cafeína é estimulante e age diretamente contra a depressão, dando mais energia e vitalidade. A torrefação é um dos processos mais importantes na preparação do café, é onde se assegura o gosto, o cheiro e os benefícios para a saúde, garantindo uma maior quantidade de nutrientes no grão. O ponto de torra do café gourmet é de médio para claro, o que acarreta diminuição da quantidade de cafeína e conservação dos nutrientes. Já no café comum, o grão torra até ficar mais escuro, fazendo com que a quantidade de cafeína seja alta, e causando perda de grande parte desses nutrientes por se queimar muito. A primeira colheita deve ser seletiva para garantir a qualidade do café. Após essa etapa, separa-se o grão verde, preto e ardido, eliminando os ruins. Em todas as plantações existem esses grãos, porém, o importante é saber separar os bons e os que não são propícios para o preparo do café especial. Durante o processo, os grãos escolhidos seguem para uma mesa para serem avaliados e aprovados pelo degustador. Isso assegura a qualidade da bebida e garante os benefícios para a saúde.

O grão deve ser 100% arábica para ser considerado um café gourmet. Esse tipo é mais adocicado, leve, delicado e com sabor intenso. É importante que se tenha cuidado também na hora do preparo para garantir que os benefícios e as qualidades desse café cheguem à mesa. A temperatura da água deve estar no ponto ideal, não pode estar fervendo, caso contrário pode acabar queimando o café e estragando a bebida. O café gourmet é mais trabalhado e tem uma qualidade extremamente superior, garantindo uma bebida com múltiplos nutrientes para uma vida mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário