sábado, 31 de janeiro de 2015

Inhotim vira série de TV

Produtora mineira prepara 13 episódios sobre o museu e seu acervo para o canal Curta!, que terá também documentário a respeito de Triz, coreografia de 2013 do Grupo Corpo

Ana Clara Brant
Estado de Minas: 31/01/2015


Detalhe dos jardins de Inhotim. Museu mineiro será tema de série com 13 episódios para TV paga (Rossana Magri/Inhotim/Divulgação)
Detalhe dos jardins de Inhotim. Museu mineiro será tema de série com 13 episódios para TV paga

Dois patrimônios artísticos mineiros, mas que pertencem ao mundo, estão na mira da produtora cinematográfica Camisa Listrada. O Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, vai ganhar uma série de TV.

A série irá focar no espaço e em seu acervo, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo registro das obras expostas nos pavilhões, visitas aos ateliês dos artistas; entrevistas com pesquisadores, curadores, colecionadores, astrônomos, botânicos, físicos e matemáticos; trechos de filmes de acervos particulares de artistas.

“Acabamos de ser contemplados pelo Fundo Setorial do Audiovisual, então está bem no início mesmo e por isso o projeto ainda está em desenvolvimento. Já temos uma parceria com o canal Curta! Eles queriam alguma coisa sobre artes plásticas e Inhotim. E como somos uma produtora de Minas, a coisa fluiu”, afirma André Carreira, produtor da Camisa Listrada.

A ideia é que a série, que tem nome provisório de Inhotim: o valor das coisas, tenha 13 episódios, mostrando a trajetória de 13 artistas cuja obra está no museu mineiro. A direção será do carioca Pedro Urano, que também ficará responsável pela fotografia.

Carreira diz que a intenção é dividir cada episódio em dois blocos. O primeiro dedicado à obra do artista e à sua relação com Inhotim e o segundo enfocando a processo de criação e a biografia do artista.

A previsão é de que a série seja rodada no segundo semestre deste ano e vá ao ar no começo do ano que vem.

GRUPO CORPO
Outro projeto da Camisa Listrada em andamento é Por um triz, documentário que acompanha o processo criativo do mais recente espetáculo do Grupo Corpo, Triz, de 2013.

Durante dois meses, uma equipe da produtora acompanhou diariamente na sede da companhia de dança mineira, no Bairro Mangabeiras, os ensaios, a criação dos figurinos e a interação da trilha sonora com a coreografia.

“Virou uma espécie de reality, porque a gente ficou tão imersa lá, era uma coisa tão cotidiana que criamos uma certa intimidade. A nossa equipe passava até meio despercebida”, diz Carreira.

O nome do documentário, que também será exibido no Curta!, tem tudo a ver com o processo pelo qual o coreógrafo do Corpo, Rodrigo Pederneiras, vivenciou na época.

Quando começou a desenvolver o balé, ele se recuperava de uma cirurgia de rompimento do menisco do joelho esquerdo e, com a perna imobilizada, teve dificuldades de demonstrar com o próprio corpo os movimentos que queria transmitir.

“Foi um espetáculo que quase não aconteceu. A gente mostra todas essas dificuldades, essas limitações, inclusive físicas”, afirma o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário