segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Arquivo de Alan Lomax está na web


INTERNETS

RONALDO LEMOS
@lemos_ronaldo

Uma verdadeira joia está disponível na rede: foi digitalizado neste ano parte do arquivo de Alan Lomax. Para quem não conhece, trata-se do pesquisador musical que junto com o pai, John Lomax, gravou desde o começo século passado (inicialmente em cilindros de cera) músicas cantadas por negros nas lavouras, prisioneiros e outras populações segregadas.
No arquivo dá para ouvir, por exemplo, uma versão emocionante da balada "Stagolee", regravada até os dias de hoje (ouça em: bit.ly/AFq0oG).
O trabalho dos Lomax foi essencial para a formação do folk nos anos 60, influenciando Bob Dylan ou Bruce
Springsteen. Não bastasse isso, Alan era visionário. Muito antes do Spotify, ele concebeu a ideia de um "jukebox global", em que a música seria acessível universalmente, permitindo classificá-la em "ramos" específicos.
Essa mesma ideia permitiu depois a criação de sistemas de recomendação de sites como Pandora ou Last.fm.
Para quem não se contentar apenas com o arquivo digital, uma bela biografia em quadrinhos foi publicada na França no ano passado. Ela conta um pouco das peregrinações dos dois pesquisadores pelo sul dos EUA (veja aqui: bit.ly/OJp62z).
Há missões musicais importantes no Brasil, como a que Mário de Andrade fez no interior do país nos anos 30. Ou ainda, o "Música do Brasil", feito na década de 90, que virou programa de TV apresentado por Gilberto Gil.
É uma pena que nenhuma esteja disponível de forma organizada na internet.
READER
JÁ ERA O K-Pop (pop coreano) só na Coreia
JÁ É O hit "Gangnam Style", cantado em coreano, dominando os EUA
JÁ VEM Girls Generation, grupo da Coreia que quer ser o novo estouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário