sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Mestre da palavra (Alcione Araújo) -Ailton Magioli‏

Homem dedicado ao teatro, à literatura, à TV e ao cinema, Alcione Araújo deixa o legado da coragem à cultura brasileira. Morte do dramaturgo, em BH, surpreendeu os amigos e colegas 

Ailton Magioli 
Estado de Minas: 16/11/2012 
O escritor e dramaturgo Alcione Araújo, de 67 anos, morreu na madrugada de ontem, em Belo Horizonte, vítima de parada cardíaca. Ele passou mal no hotel, na Savassi, onde estava hospedado com a mulher, Dulce Lobo. Não houve tempo para chamar o médico. Segunda-feira, o casal havia visitado Ouro Preto. Familiares informaram que o corpo será velado hoje, a partir das 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, na zona portuária carioca. A cremação ocorrerá no fim da tarde.

Mineiro de Januária e radicado no Rio de Janeiro desde a década de 1970, Alcione era cronista do caderno EM Cultura, do Estado de Minas, às segundas-feiras. Autor de peças como Há vagas para moças de fino trato, Sob neblina use luz baixa e Muitos anos de vida, ele assinou também roteiros para cinema e televisão.

O dramaturgo tinha uma filha, a professora de filosofia Carolina Araújo, de 37 anos, e dois netos: Joaquim, de 5, e Flora, de 10. Ontem, Carolina viajou às pressas do Canadá para o Brasil.

Como diretor de teatro, Alcione foi um dos responsáveis pelo sucesso da peça Doce deleite, na década de 1980. A colagem de 12 esquetes cômicos – oito de sua autoria – era estrelada pela dupla Marília Pêra e Marco Nanini. Ultimamente, ele vinha se dedicando ao romance. Ventania, o terceiro e último deles, foi lançado na capital mineira, no ano passado.

Síntese Alcione Araújo foi, sobretudo, um homem do palco: escreveu peças, dirigiu, adaptou texto de Shakespeare, produziu e chegou até mesmo a atuar, embora isso tenha ocorrido poucas vezes. Foi professor de teatro em Belo Horizonte (PUC Minas) e no Rio de Janeiro (Uni-Rio e Casa de Artes das Laranjeiras). Sua dramaturgia vai da comédia rasgada – Doce deleite foi um dos maiores sucessos de público do teatro brasileiro contemporâneo – a dramas psicológicos e sociais. Suas peças sempre perseguiram a difícil síntese entre a dimensão subjetiva dos personagens e o contexto político da época. 

Dono de grande arsenal técnico e mestre no domínio do diálogo, ele era capaz de mesclar o clima de realismo exigido pelo período – o palco era uma das frentes mais destacadas de oposição ao ambiente de censura e repressão – com elementos vindos do teatro do absurdo e do teatro engajado de influência existencialista.

De forma alegórica, mas sempre corajosa, Alcione pôs em cena temas como a questão dos desaparecidos e do autoritarismo, seja no âmbito da política ou do grupo familiar. Sempre com habilidade, o dramaturgo mostrava que o cotidiano era político e as grandes questões sociais figuradas a partir dos dramas individuais.

O mineiro escreveu 14 peças, reunidas em três volumes editados pela Civilização Brasileira no fim dos anos 1990. Entre elas estão Doce guerra da passarela, A raiz do grito, Comunhão de bens, Em nome do pai e A caravana da ilusão. Como roteirista de cinema, trabalhou para diretores como Pedro Bial (Outras estórias), Murilo Salles (Faca de dois gumes) e Paulo Thiago (Jorge, um brasileiro e Policarpo Quaresma, herói do Brasil).

Pelo roteiro de Nunca fomos tão felizes, dirigido pelo cineasta Murilo Salles, Alcione foi destacado com os prêmios de melhor roteirista nos festivais de Brasília e Gramado, em 1984.

REPERCUSSÃO

“Meu Deus, é tão triste ver as pessoas indo embora! Gostaria que tanta gente ficasse, não desencarnasse nunca. Nossa relação é profundamente ligada pela história. Dirigi Há vagas para moças de fino trato, na década de 1970, espetáculo muito imporante para nós dois. Na época, o Alcione não aparecia nos ensaios. Foi só ao ensaio geral e à estreia. Depois de assistir, ele me contou que ficou envergonhado, porque a alma dele estava ali. ‘Me senti inteiramente exposto’, revelou. A partir de então, em meus espetáculos nunca procuro chegar ao personagem, só ao autor. A obra só é boa quando o autor se reconhece nela, não na história que contou. Sinto orgulho em levar Alcione ao teatro brasileiro.”

Amir Haddad, 
diretor de teatro


“Recebo essa notícia com muita tristeza. Alcione Araújo foi uma figura notável no desenvolvimento do teatro brasileiro, do qual sempre participou com muita intensidade. Ele é uma pessoa que não pode ser esquecida. Estou muito chocada.” 

 Bárbara Heliodora, 
crítica de teatro


“Alcione reuniu uma série de qualidades, que fizeram dele uma de nossas lideranças no universo das artes cênicas. Além de dramaturgo de altíssima qualidade, ele se interessou por várias questões que envolvem o teatro, como as dificuldades de exercer a profissão, as leis de incentivo e a liberdade 
de expressão.”

 Jota D’Ângelo, 
diretor de teatro


“Tive o privilégio de trabalhar com ele, que foi meu conselheiro em várias ocasiões, sobretudo durante a realização da Coleção Teatro Brasileiro, coordenada por mim aqui em Belo Horizonte. Alcione era dramaturgo de grande experiência e escreveu romances geniais. Trabalhando com a palavra, ele tinha a capacidade de também transitar entre o cinema, o teatro e a literatura.”
Soraya Handam,
atriz e produtora cultural


“Nos anos 1970, fizemos juntos a peça A cantora careca, de Ionesco. Alcione fazia o papel do bombeiro. Deve ter sido a única vez em que ele atuou como ator. Do elenco também faziam parte João Ettiene Filho, Regina Reis, Joyce e João Marcos. Ele era ótima pessoa, além de um dos dramaturgos mais importantes da nossa geração.” 

Mamélia Dorneles, 
atriz


“Alcione me surpreendia, porque sempre chegava com notícias novas. Tivemos uma grande ligação aqui em Belo Horizonte, no início da década de 1970, quando criamos um grupo de teatro com Eid Ribeiro, José Mayer e Antônio Grassi. Foi uma época muito produtiva, de grandes descobertas para a nossa geração.” 
Nelly Rosa, 
atriz e produtora cultural

Surpresa e dor
 

Os amigos foram surpreendidos pela má notícia. Em Portugal, onde acompanha a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o ator mineiro Antônio Grassi, presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), afirmou que, independentemente da carreira de escritor e dramaturgo, o companheiro de palco era cidadão atento e de posições instigantes.

“Praticamente saímos juntos de Belo Horizonte, na década de 1970. Graças a alguns de seus textos, eu, ele e o José Mayer trocamos BH pelo Rio. Primeiro, encenamos A doce guerra da passarela, depois fizemos Bente-altas: licença para dois, com a qual partimos para o Rio”, relembrou Grassi.

De acordo com o presidente da Funarte, o amigo era, antes de tudo, “um pensador”. “Sempre muito atento, Alcione estava além do ofício teatral. Não por acaso, sua casa, no Rio de Janeiro, tornou-se ponto de encontro e de debate acerca de outros temas, com a presença de acadêmicos e políticos. Para mim, a morte dele – a segunda esta semana, depois da de Marcos Paulo – é um abalo”.

Filósofo Formado em engenharia, Alcione Araújo fez mestrado em filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais. O teatro era parte de sua vida desde a juventude, quando participou de curso de formação de atores em Belo Horizonte.
A capital mineira foi o palco de suas primeiras peças. Em 1974, estreou Há vagas para moça de fino trato, dirigida por Eid Ribeiro. Naquele mesmo ano, o texto ganhou nova montagem, com direção de Amir Haddad. O elenco reunia Glória Menezes, Yoná Magalhães e Renata Sorrah.

Em 1976, a segunda peça de Alcione, Bente-altas: licença para dois, foi encenada na capital mineira, com direção de Aderbal Freire-Filho. O trabalho ganhou prêmio no concurso de dramaturgia promovido pelo Grupo Opinião, no Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano e também dirigido por Aderbal, estreou em BH Sob neblina use luz baixa, texto premiado pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT). A partir de então, Alcione foi para o Rio de Janeiro, onde suas montagens passaram a estrear. (Colaboraram João Paulo e Carlos Herculano Lopes)

Eterno militante 
Alcione Araújo criticou a "esquizofrenia" brasileira de separar educação e cultura. Seus textos eram marcados tanto pelo lirismo quanto por aguda leitura política do mundo 
João Paulo
A crônica que Alcione Araújo publicava às segundas-feiras no Estado de Minas, inicialmente dividindo o espaço com Fernando Sabino e depois como titular único do espaço, era reconhecida pelos leitores por seu lirismo e capacidade de flagrar a poesia do cotidiano. Alcione gostava de dizer que não inventava seus enredos, oferecendo apenas sua sensibilidade aos encantos do mundo. A coletânea Urgente é a vida provou o acerto de seu método: com ela, o mineiro recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro de crônicas, em 2005.

O dramaturgo e escritor era militante: não se cansava de viajar pelo país para participar de eventos voltados para a divulgação da literatura, preocupado com a formação de leitores. Em Minas, apoiou vários projetos nesse sentido, enfatizando a importância de unir cultura e educação. Ele denunciava a “esquizofrenia” brasileira de separar os dois setores. Alcione dizia que a educação perdia vigor ao se tornar essencialmente técnica, enquanto a cultura se tornava superficial ao priorizar o mercado em detrimento da reflexão. 

A partir de 1998, o dramaturgo passou a se dedicar ao romance. A estreia no gênero se deu com Nem mesmo todo o oceano, alentado volume de quase 800 páginas. Mesclando política e exame de consciência, o livro narra a vida de um médico que assistia a torturas nos porões da ditadura militar brasileira e se prepara para explicar seu comportamento a um grupo de jornalistas. Logo antes, trancado no banheiro, ele rememora sua vida, construída por mentiras e concessões à falta de ética em nome do bem-estar material.

Em 2008, Alcione lançou Pássaros de voo curto, que tem como personagens uma cantora lírica que excursiona pelo interior do país, um pianista americano que chega ao país na época do fechamento dos cassinos, e um inglês que vem trabalhar no Brasil e se apaixona por uma imigrante italiana. Com habilidade, o romancista faz se cruzarem esses vários destinos. 

Minas O livro mais recente, Ventania, lançado no ano passado, se passa numa cidade imaginária do interior de Minas, que dá nome ao romance. No horizonte estão uma mina de ouro abandonada e uma estação ferroviária sem trens. Philadelpho, o Delfos, de 47 anos, chefe da estação desativada, perdeu a perna em acidente quando ainda havia locomotivas chegando e partindo. 

Na literatura, na crônica e no teatro, a marca mais destacada de Alcione Araújo foi sempre o humanismo e a visão ampliada das circunstâncias sociais e dos descaminhos do coração dos homens. Isso, certamente, deverá garantir a perenidade de suas obras. Sobretudo o teatro brasileiro, que deve muito a Alcione, tem uma tarefa importante: manter viva uma obra que ajuda o país a se compreender melhor, mesmo em outro momento histórico.

A obra
Romances

Nem mesmo todo o oceano, 1998
Pássaros de voo curto, 2008
Ventania, 2011

Contos e crônicas

Urgente é a vida, 2004
Escritos na água, 2006
Cala a boca e me beija, 2010

Infantil

Quando Papai Noel chorou, 2009

Teatro (em livro)

Teatro de Alcione Araújo. Três volumes, com 14 peças: Simulações do naufrágio, Visões do abismo e Metamorfoses do pássaro, 1999
A caravana da ilusão, 2000
Doce deleite, 2009
Deixe que eu te ame, 2010

Roteiros de cinema

Outras estórias, 1999 (Direção de Pedro Bial)
Policarpo Quaresma, herói do Brasil, 1998 (Direção de Paulo Thiago)
Vagas para moças de fino trato, 1993 (Direção de Paulo Thiago)
Mais que a Terra, 1990 (Direção de Elizeu Ewald)
Faca de dois gumes, 1989 (Direção de Murilo Salles)
Jorge, um brasileiro, 1988 (Direção de Paulo Thiago)
Ela e os homens, 1985 (Direção de Schubert Magalhães)
Nunca fomos tão felizes, 1984 (Direção de Murilo Salles)
Patriamada, 1984 (Direção de Tizuka Yamasaki)

Roteiro de TV

A idade da loba, 1995 (Direção de Jayme Monjardim)

Prêmios

Festivais de Brasília e Gramado. Melhor roteiro, em 1984, por Nunca fomos tão felizes 
Prêmio Molière, em 1985, melhor autor teatral, por Muitos anos de vida
Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro, em 2005, por Urgente é a vida

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