terça-feira, 6 de novembro de 2012

Xamanismo moderno vai além da ginástica



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os exercícios dos xamãs do antigo México ensinados pelo escritor Carlos Castaneda em "Passes Mágicos" (esgotado) são sequências de movimentos combinados com respirações.
O objetivo principal é redistribuir a energia do corpo para atingir um estágio superior de vitalidade física e mental -daí sua utilidade para os esgotados moradores das grandes cidades.
Mas isso é só o começo. A prática, que é comparável ao tai chi chuan, por exemplo, vai muito além, segundo seus seguidores.
"Há semelhanças com as artes marciais porque os passes também geram bem-estar e longevidade. Mas os movimentos energéticos são apenas parte desses ensinamentos, que também envolvem ferramentas para ampliar a percepção de si mesmo", diz a psicóloga Patrícia Aguirre, instrutora e tradutora de Carlos Castaneda.
O antropólogo levou uma década trabalhando em uma versão mais moderna e genérica dessa "ginástica" de feiticeiros, batizada por ele de "tensegrity" (tensegridade, palavra que mistura "tensão" e "integridade").
NA REDE
O xamanismo moderno vem ganhando seguidores. "Até na Rússia começam a surgir grupos. As práticas são feitas pela internet, todos ao mesmo tempo", diz Aguirre, que é ligada à clínica Being Energy. É possível aprender os passes on-line.
Para os interessados em uma prática contínua há um programa de formação posterior ao workshop que acontecerá em São Paulo. O curso inclui cinco aulas mensais e 14 práticas semanais on-line.
Em São Paulo, m grupo independente treina esses movimentos no Ibirapuera.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário