terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Empresas criam premiações para incluir a sustentabilidade em suas agendas e incentivar práticas de inovação

FOLHA DE SÃO PAULO

SOCIAIS & CIA
Prêmios induzem cotidiano sustentável
Estratégia pode agregar valor e melhorar a cultura da companhia, mas não pode ser algo pontual, diz especialista
MAÍRA TEIXEIRACOLABORAÇÃO PARA A FOLHAO tema sustentabilidade precisa de um tempo de maturação para colher frutos em grandes empresas. Parte desse processo para incluí-lo na agenda das corporações é promover premiações para incentivar o público interno a inovar com práticas e ideias.
Para especialistas no tema, essa é uma estratégia que pode agregar valor ao negócio e, diante dos desafios ambientais, econômicos e sociais do Brasil, deve ser encarada como uma porta para oportunidades de negócios.
A premissa para que o prêmio melhore a cultura empresarial é não ser apenas uma estratégia pontual, como diz o professor da Fundação Dom Cabral Heiko Spitzeck.
"Tem de estar vinculado à estratégia de inovação da empresa. As premiações só atingem seu objetivo se extrapolam os ganhos para a sociedade e promovem melhoras nos processos e avanços na sustentabilidade", afirma.
Spitzeck crê que a forma como o prêmio se apresenta e sua abordagem indicam a maturidade da empresa. O futuro ideal seria criar um modelo de negócios permeado pela sustentabilidade.
"O caminho é gradual. Os valores dos projetos premiados devem ser incluídos no modelo de negócios e devem promover mudanças estruturais, senão caem no vazio."
"Prêmios e ações no Brasil já fazem empresas e colaboradores entenderem que o consumo de recursos pode ser reduzido e a lógica sustentável é viável. É preciso incluir isso no DNA das empresas", diz Spitzeck.
BUSCA POR SOLUÇÕES
Desde 2008, o grupo Camargo Corrêa promove, a cada dois anos, o Prêmio Inovação Sustentável para mobilizar seus 63 mil funcionários.
"Como o grupo causa grande impacto ambiental, pensamos no prêmio como forma de educação", afirma Carla Duprat, diretora de sustentabilidade do grupo. "Queremos mostrar que a sustentabilidade tem de ser transversal aos negócios", diz.
Com dois focos diferentes -prática e ideias-, a edição deste ano contou com 459 inscrições e o envolvimento de cerca de 1.200 pessoas. Duprat também crê na necessidade de estratégia integrada quando fala do modo como o prêmio tem de interagir com a cultura empresarial.
"O trajeto que nossas premiações, simbólicas [dão troféu ao vencedor], percorrem mostra que há interação e que gera grande interesse em propor novas soluções", diz.
"Pelos 'cases' apresentados, percebemos que a união de econômico, social e ambiental está ao alcance de todos. É a nossa perspectiva de evolução", afirma Duprat.
Em 2010, a prática vencedora sistematizou a aquisição de madeira de manejo sustentável para a construção da hidrelétrica de Jirau (RO).
"É um exemplo de mudança de cultura. É viável, entrou em nossos processos e quebrou o paradigma de preço mais caro para esse tipo de material. Os vencedores provaram que a madeira de manejo pode ter preços competitivos numa rede local de fornecedores", diz Duprat.
O prêmio, realizado desde 2008, tem jurados externos e várias categorias. A primeira triagem é interna, feita pela diretoria de sustentabilidade do grupo Camargo Corrêa, que pensa em abri-lo à participação de fornecedores.
LAÇO SOCIAL
O grupo Odebrecht, outro que aposta nessas ações, realiza dois prêmios: um interno, que existe há 20 anos, e um externo, que em 2012 teve sua quinta edição.
No Prêmio Destaque Odebrecht, para o público interno, os focos principais são o uso de matéria-prima e o fortalecimento social das áreas em que a organização atua.
"O processo é totalmente interno, inclusive a votação do vencedor. É uma maneira de aproximar nossos funcionários do tema e promover um amadurecimento do conhecimento sustentável", diz Sérgio Leão, diretor de sustentabilidade da Odebrecht.
O Prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável, para o público externo, tem como objetivo estimular estudantes de graduação de todas as áreas de engenharia.
"Por ser a nossa base de formação de negócios, os acadêmicos dessa área podem contribuir muito em nossos processos e podemos, de alguma maneira, fomentar boas ideias", afirma Leão.
"Consideramos incluir projetos vencedores em nossos processos. É interessante que as soluções são compartilhadas e acessíveis a todos."

    Copel homenageia funcionária que introduziu tema
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
    A Copel (Companhia Paranaense de Energia) criou o Prêmio Susie Pontarolli para homenagear funcionária pioneira na introdução de conceitos de sustentabilidade, morta em 2011.
    "Susie Pontarolli deixou um grande legado para a empresa e usamos o nome dela para reconhecer as práticas que incentivam e disseminam os conceitos", afirma Rosana Rezende, porta-voz da área de sustentabilidade da Copel.
    A primeira edição do prêmio foi em 2012. Com 24 projetos inscritos, envolveu 300 funcionários.
    "Avaliamos número de pessoas beneficiadas, viabilidade, criatividade, inovação e a capacidade do projeto de engajar a população", conta Rezende.
    A expectativa da companhia é que a edição de 2013 seja ampliada para a participação de fornecedores e parceiros. "Neste primeiro ano, nosso foco foi o público interno e seu desenvolvimento. Queremos dar um passo de cada vez."
    A cerimônia de entrega das medalhas aos três primeiros colocados foi no terceiro seminário de sustentabilidade da empresa.
    "Incluímos a premiação na agenda do nosso seminário anual. Com o prêmio, percebemos que as pessoas passaram da idealização à realização de projetos. É um incentivo a essa busca pela prática", afirma Alvacelia Serenato, da área de sustentabilidade da companhia.

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