segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Eu estou aqui - Walter Sebastião‏

Coletivo Fora das Bordas http://www.foradasbordas.com/projetos.php?projeto=1   leva exposição de fotografias para pontos de ônibus da capital mineira. Cidadãos emprestam seus rostos, dramas e alegrias para a mostra BH elegante 

Walter Sebastião
Estado de Minas: 10/12/2012 
Até o dia 25, imensas fotos de pessoas enviando mensagens para parentes, amigos e para a própria cidade vão ficar expostas em totens instalados em pontos de ônibus no Centro e no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

O pai divorciado pede à filha que não se esqueça dele. Submetida a tratamento contra o câncer, a mulher tirou lenço e óculos, que escondem as marcas da doença e da quimioterapia, para mandar recado a pacientes como ela. O jovem ciclista recomenda mais educação no trânsito. A senhora que bateu no marido ao descobrir que estava sendo traída por ele pede desculpas. E o chama para voltar para casa.

As imagens fazem parte da mostra BH elegante, trabalho do coletivo Fora das Bordas, que reúne os fotógrafos Antônio Fragoso, Flávio Valle, Júnia Mortimer e Priscila Musa. A proposta do grupo é retratar o cidadão urbano.

O grupo montou estúdio fotográfico em vários pontos do Centro de BH, pediu às pessoas que contassem a própria história e solicitou que elas enviassem mensagem para alguém. Das 300 pessoas ouvidas, 240 autorizaram a exibição de suas fotos. Desse material, que deve se tornar livro, vieram as 15 imagens expostas nas ruas de Belo Horizonte.
 
PERFIL O resultado da empreitada, conta Flávio Valle, de 30 anos, é multifacetado. Por isso, não se pôde manter a proposta inicial: traçar um perfil do homem urbano. “A cidade é plural, reúne pessoas muito variadas. Tem índio, madame, fumante de crack e trabalhador”, enumera o fotógrafo, citando a galeria de personagens encontrada em apenas um ponto do Centro de BH. “O que percebemos foi a importância, para as pessoas, de se verem representadas”, explica.

Em 2011, o coletivo Fora das Bordas fez outro trabalho nas ruas de BH. Fotos de pessoas gritando ficaram expostas do Parque Municipal à Praça Sete. “Faltava dar voz às pessoas, o que estamos fazendo agora”, diz Flávio.

O coletivo é formado por arquitetos, comunicadores sociais, designers, geógrafos e psicólogos, entre outros profissionais interessados em investigar a relação da imagem fotográfica com o ambiente urbano. Identidade, deslocamentos, fotos de rua e a educação do olhar são temas que interessam ao grupo. O próximo projeto do Fora das Bordas será uma exposição na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade.


BH ELEGANTE
Fotografias do Coletivo Fora das Bordas. Até dia 25.
Centro
» Avenida Afonso Pena, nºs 367, 540, 749, 1.537 e 1.901. Rua da Bahia, 126. Avenida dos Andradas, nºs 310 e 640. Avenida Amazonas, nºs 478, 527, 655, 713 e 860. Avenida Paraná, 336. Rua São Paulo, 642. Rua Santa Catarina, 201. Rua Tupinambás, 214. Rua Carijós, 150. Rua Tamoios, 212. Rua Curitiba, 1.264. Avenida Augusto de Lima, nºs 138 e 590. Avenida Álvares Cabral, 594. Rua Guajajaras, 176. Rua Pernambuco, 286.

Funcionários
» Avenida João Pinheiro, 607. Rua da Bahia, 1.870. Praça da Liberdade. Avenida Brasil, 2.023. Avenida Cristóvão Colombo, 650. 


A FONTE DE INSPIRAÇÃO
O nome da exposição do coletivo Fora das Bordas, BH elegante, remete a um antigo hábito, muito comum em festas juninas: o correio elegante. Recados eram entregues às pessoas em bilhetinhos – até em forma de coração –, trazendo manifestações de admiração, amor e até convite para um encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário