sábado, 5 de janeiro de 2013

Igreja Anglicana permite ordenação de bispos gays

FOLHA DE SÃO PAULO

REINO UNIDO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Igreja Anglicana decidiu que clérigos gays em uniões civis estáveis podem ser ordenados bispos, desde que não façam sexo com seu parceiro.
A resolução aconteceu após a Câmera dos Bispos reconhecer que uma diretriz de 2005, que já permitia que gays em uniões civis fossem pastores, também valia para o bispado, cargo religioso hierarquicamente superior.
A Igreja Anglicana entende que as relações sexuais devem acontecer apenas no casamento e que essa união religiosa só pode ser admitida para casais heterossexuais, incluindo homens religiosos. Já a união civil não é vista pela igreja como um equivalente do casamento.
Assim, homens ou mulheres que mantenham uniões civis com pessoas do mesmo sexo não estão em uma situação "intrinsecamente incompatível com as ordenações sagradas", desde que haja garantias de que a relação não seja sexualmente ativa.
A questão dividia os membros da Igreja desde um caso em 2003 envolvendo o clérigo homossexual Jeffrey John, que seria ordenado bispo de Reading. John, que é atualmente deão de Saint Albans, foi forçado a não aceitar o cargo após fortes protestos de fiéis tradicionalistas.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/87140-igreja-anglicana-permite-ordenacao-de-bispos-gays.shtml

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário