terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Fatos históricos ganham vida na tela de cinema-Ana Clara Brant‏

Lição DE CASA 

Fatos históricos ganham vida na tela de cinema e põem o passado na ordem do dia. Lincoln, A hora mais escura e Django livre são filmes que discutem os desafios do mundo moderno
 

Ana Clara Brant
Estado de Minas: 12/02/2013 
Uma novela e um filme têm a função de entreter o público, mas podem também ensinar, unir o útil ao agradável. Não é de hoje que produções da TV e do cinema se apropriam de fatos como pano de fundo para suas tramas. A safra atual dos indicados ao Oscar é exemplo disso. Argo trata da revolução iraniana, em 1979. A hora mais escura, de Kathryn Bigelow, traz a caçada ao terrorista Osama bin Laden empreendida pelos norte-americanos. Lincoln é a cinebiografia de Abraham Lincoln, o presidente que liderou os Estados Unidos na Guerra de Secessão e libertou os escravos. Django livre aborda a escravidão nos EUA. Na TV brasileira, Lado a lado, novela das seis da Rede Globo, se passa no Rio de Janeiro dos anos 1900, retratando o surgimento do samba e das favelas.

Autora de vários livros de história do Brasil, a pesquisadora Mary del Priore lembra que a parceria da diversão com o passado não é novidade. Prática recorrente na Europa, principalmente no século 19, essa aliança deu origem a obras que abordavam de maneira interessante a vida de reis e rainhas, além das aventuras da nobreza. Autor de Os três mosqueteiros e O conde de Monte Cristo, o escritor francês Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se um mestre do gênero.

“A difusão da história para o grande público chega ao Brasil com certo atraso. Isso ocorreu muito devido aos jornalistas, que passaram a lançar livros e a transformar fatos históricos em algo palatável, tangível. A grande indústria está se apropriando de uma ideia do século 19 porque as pessoas gostam de ver, mesmo que de maneira clichê e romantizada, personagens que realmente existiram e mudaram o mundo. Acho absolutamente fundamental a história e a diversão se darem as mãos”, defende Mary.

Outra especialista que aprova esse casamento é Lucilia Neves Delgado. Ela chama a atenção para a importância de isso se dar hoje em dia, quando tudo é volátil e se perde facilmente. “Todos esses registros ajudam a criar a nossa identidade social. Vivemos num tempo em que é grande a possibilidade de esquecimento devido à rapidez e à quantidade de informações. Tornou-se importante resgatar o passado, seja por meio de novelas ou de filmes, para que a gente se sinta bem situado no mundo como ser humano”, destaca.

Professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), Lucilia Neves usa filmes em sala de aula e acredita que o cinema cumpre importante papel educativo. Portanto, ressalta, é interessante esse tipo de produção se tornar cada vez mais acessível aos jovens. “Como as pessoas estão se formando cada vez mais cedo e a formação é menos letrada e mais imagética, o cinema pode contribuir para a construção da identidade social e histórica dos adolescentes. É um recurso que os atrai”, analisa.

Oscar O professor e crítico de cinema Rafael Ciccarini não se importa com a total fidelidade aos fatos em filmes históricos, até porque nem os próprios livros retratam exatamente o que ocorreu. “O importante é oferecer uma compreensão interessante do que realmente aconteceu, além do cuidado com o espírito da época, do comportamento e do modo de vida. Não adianta um gladiador do Império Romano agir como se vivesse hoje. Mas também não importa ficar preso a detalhes, como o caso daquele tigre na tela não ser comum na região onde a trama se passou”, comenta.

Ciccarini aprova produções que contam de maneira diferente os fatos históricos. Cita o exemplo do longa Maria Antonieta, de Sofia Coppola: a diretora promove um jogo inusitado entre passado e presente. “Falta um pouco disso no cinema brasileiro, que, muitas vezes, é oficialesco demais. São necessárias abordagens mais criativas, porque praticamente se reproduzem os livros de história. O cinema se permite realçar nuances, as contradições”, aponta.

Um dos fortes candidatos a melhor filme no Oscar 2013, que aborda a história de forma diferenciada, é Django livre, do diretor Quentin Tarantino. Tendo como pano de fundo a América escravocrata, o longa traz personagens e situações fictícias. “É aquela coisa do Tarantino: você não espera uma reconstituição certinha. Assim como em Bastardos inglórios, quando ele mata o Hitler dentro de uma sala de cinema. Trata-se de um universo fantasioso. Mesmo você não tendo confiança na veracidade das coisas, ainda assim o filme traz questões importantes e históricas, como o racismo, os maus-tratos infligidos aos negros. Ele não inventou aquilo, apesar de haver certo exagero”, afirma o jornalista e crítico Renato Silveira.

Lincoln, por sua vez, assemelha-se a uma aula de história e é contado de maneira correta, diz Silveira. “Tudo é muito certinho: o figurino, o cenário, a reconstrução do período”, pontua. A historiadora Lucilia Neves Delgado gostou do que viu, mas ressalta que essa produção de Steven Spielberg não é fácil de digerir. Apesar de se passar no século 19, o longa traz à tona discussões contemporâneas, como humanismo, ética, tolerância e diversidade, lembra ela.

“Não vejo Lincoln como um longa-metragem predominantemente de entretenimento. Spielberg não faz concessões para torná-lo mais leve. É um filme denso, escuro em todos os aspectos, em que a palavra tem enorme importância. Como historiadora, gostei demais. Ele retratou muito bem o momento que pretendia abordar”, conclui Lucilia Delgado.
Livroaberto
NO MUNDO

» ...E o vento levou (Guerra de Secessão nos EUA)
» O nascimento de uma nação 
(Guerra de Secessão nos EUA)
» 1492 – A conquista do paraíso 
(descobrimento da América)
» Queimada (colapso do sistema colonial e hegemonia inglesa)
» Reds (Revolução Russa)
» Spartacus (Império Romano)
» Uma cidade sem passado (2ª Guerra Mundial)
» A lista de Schindler (2ª Guerra Mundial)
» O império do sol (2ª Guerra Mundial)
» O pianista (2ª Guerra Mundial)
» Apocalipse now (Guerra do Vietnã)
» A missão (missões jesuítas na América do Sul)

NO BRASIL

» Os inconfidentes (Inconfidência Mineira)
» Zuzu Angel (ditadura pós-1964)
» Batismo de sangue (ditadura pós-1964)
» Lamarca (ditadura pós-1964)
» Guerra de Canudos (conflito na Bahia no século 19)
» Como era gostoso o meu francês 
(formação do Brasil)
» Carlota Joaquina – Princesa do Brazil 
(Brasil colonial)
» Independência ou morte (Independência do Brasil)

TV sai na frente 
Novelas e minisséries de época chamam a atenção do telespectador para a história do Brasil. Ditadura, abolição, período colonial e emancipação feminina são temas que fazem sucesso 

Ana Clara Brant
Apesar de a história inspirar diretores desde os primórdios do cinema, filmes do gênero não são tão comuns no Brasil como no exterior. Produções nacionais costumam se limitar a personagens e épocas específicos de nosso passado, como o período colonial, a ditadura civil-militar e a família real portuguesa, por exemplo.

A historiadora Mary del Priore lembra que na Europa e nos Estados Unidos pipocam séries de TV com tramas históricas. “Por aqui, faltam diretores mais preocupados com esse tema. No Brasil, fica até complicado reconstruir uma determinada época, pois nossas paisagens foram muito destruídas. Produzir algo do gênero requer profundo conhecimento da vida cotidiana, da indumentária e dos costumes para que o trabalho se torne verossímil. A história do Brasil está sendo contada, mas ela precisa ser vista”, salienta Mary.

República Se no cinema há longo caminho a percorrer, novelas e minisséries de televisão costumam conquistar audiência retratando outras épocas. Lado a lado, folhetim exibido atualmente pela TV Globo, por exemplo, reconstitui o Rio de Janeiro no início da República.

A trama, que conta com a colaboração de duas historiadoras, tem agradado ao público e à crítica ao levar para a telinha o nascimento do samba e das favelas, a polêmica do divórcio no início do século 20, a Revolta da Chibata e a emancipação feminina no início do século 20.

“Gosto da ambientação. Os personagens são muito bem trabalhados e me chamou a atenção a condição da mulher. A questão do gênero nessa novela é muito importante, mostra como as protagonistas femininas, Isabel e Laura, sofrem todos os tipos de preconceito e tentam sobressair. Lado a lado é muito bem construída”, elogia Lucilia Neves Delgado, professora da Universidade de Brasília.

A historiadora não vê problemas em misturar realidade e ficção, seja na telona ou na telinha. O essencial, adverte Lucilia, é não distorcer os fatos. “Se o fictício for colocado para tornar a obra de arte mais atraente, não vejo nenhum empecilho. A ficção não pode aparecer é nos livros de história, nas salas de aula. Mas, em recursos como literatura, cinema e novelas, não há problema. Caso contrário, tolheríamos a criatividade”, conclui.

Jovens Várias produções conquistaram audiência ao abordar fatos históricos. A minissérie Anos rebeldes, exibida em 1992 pela TV Globo e inspirada na luta de jovens contra a ditadura militar, inspirou o movimento cara-pintada, protagonista do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Inspirada em romance de Rubem Fonseca, a minissérie Agosto (Globo) abordou o polêmico suicídio de Getúlio Vargas. Entre as novelas, Amor e revolução (SBT/Alterosa) levou para a telinha, durante a discussão sobre a eficácia da Comissão da Verdade, guerrilheiros e líderes estudantis que lutaram contra os militares.

A escravatura gerou também produções de sucesso, como a novela Escrava Isaura, exportada pela Rede Globo para vários países.

NA TELINHA
Novelas
A padroeira
O Brasil no século 18

Amor e revolução
Os anos de chumbo 
da ditadura militar

Escrava Isaura
Sucesso mundial, o folhetim 
da Rede Globo estreou em 1976 e transformou Lucélia Santos em estrela internacional, com fã-clube até na China. A trama se inspirou no romance do mineiro Bernardo Guimarães sobre a escravidão.

Força de um desejo
A rígida sociedade patriarcal e o preconceito no Brasil do século 19

Sinhá moça
A escravidão no Brasil

Terra nostra
A chegada dos imigrantes 
italianos ao país
Minisséries
A casa das sete mulheres
Trama tem como pano de fundo a Revolução Farroupilha, no Sul do país

A muralha
A saga dos bandeirantes paulistas 
no século 17

Agosto
O suicídio de Getúlio Vargas

Amazônia, de Galvez a Chico Mendes
A conquista do Norte do país
Anos rebeldes
A geração 68 enfrenta a 
ditadura civil-militar

Chiquinha Gonzaga
Emancipação feminina no 
Brasil do século 19

O quinto dos infernos
Dom Pedro I e os bastidores da Independência do Brasil


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