quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Melhor do dia na TV

folha de são paulo

Programa mostra ciência que há por trás de truques de mágica
Série dividida em nove episódios estreia amanhã no Discovery
DE SÃO PAULOMágica não é coisa de criança -é a premissa do programa "A Ciência Mágica", que estreia no Discovery. Esqueça os truques com cartas ou o coelho saindo da cartola: as mágicas apresentadas são mais elaboradas e podem ser explicadas por princípios físicos ou químicos.
Cada capítulo da série -dividida em nove episódios- apresenta uma série de truques executados com perfeição na frente de uma plateia. Em seguida, um narrador dá a explicação científica para a mágica executada.
No primeiro episódio, por exemplo, um mágico mostra a um grupo como uma garrafa plástica cheia de óleo rola pela mesa em qualquer direção que ele desejar. Ele mostra a garrafa à plateia: não há nada de anormal nela.
Depois disso, o mágico despeja o óleo sobre uma mesa, formando uma poça. Assim como a garrafa, a poça de óleo desliza pela superfície em qualquer direção.
O truque por trás é simples. Na presença de um ímã -como o que o mágico segura por baixo da mesa-, as partículas da substância também se comportam como um ímã e, assim, se movem.
NA TV
A Ciência Mágica
Estreia do programa
QUANDO amanhã, às 22h20, no Discovery
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


    Praias e vida noturna de Punta del Este são tema de atração do E!
    E!, 22h30, classificação não informada. O programa "E! Specials" vai à cidade de Punta del Este, no Uruguai, mostrar o melhor do local. Desde meados de dezembro, a cidade se enche de turistas e celebridades em busca de diversão.
    A repórter Soledad Ainesa visita as praias mais bonitas da cidade, fala sobre a maré ideal para os surfistas, visita alguns dos hotéis e restaurantes e retrata a vida noturna dos turistas que passam férias na cidade.
    O programa acompanha também alguns dos eventos que acontecem em Punta, como o torneio de golfe no clube La Barra, um campeonato de polo, uma festa no luxuoso hotel Conrad e as festas de música eletrônica.
    Canal exibe episódio inédito de "Elementary"
    Universal, 22h, 14 anos. No 12º episódio da série sobre Sherlock Holmes, seu inimigo Moriarty é apresentado. O detetive deve desvendar um assassinato em que o corpo da vítima não foi encontrado.
    Woody Allen faz filme sobre escritor em crise
    HBO, 23h50, 12 anos. No filme "Meia-Noite em Paris", Owen Wilson interpreta um escritor em crise pessoal e profissional que entra em contato com uma realidade fantástica com a qual sempre sonhou.

      CRÍTICA
      Obra-prima, "Era uma Vez no Oeste" é surpresa para espectador
      INÁCIO ARAUJOCRÍTICO DA FOLHA
      Certos filmes são intrigantes. Digamos, "Lincoln". Numa era em que o (grande) público não suporta senão a rapidez, a velocidade, pois isso é que lhe é vendido sempre, Spielberg troca as bolas e faz um filme sobre a palavra, sobre a ação política, em que a ação é mínima.
      Da mesma forma, "Era uma Vez no Oeste" (TC Cult, 5h), visto hoje, é uma surpresa para o espectador. O que é isso? Um faroeste? Mas antes do primeiro tiroteio não há nada, literalmente nada, senão uns 20 minutos de uns pistoleiros tomando posição e olhando uns para os outros.
      Porque para Sergio Leone, o italiano, o faroeste é também uma ópera. Seus tempos não precisam ser corridos como o galope de um cavalo. Obra-prima, claro, pois pura invenção.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário