terça-feira, 5 de março de 2013

Brasil em foco - Sérgio Rodrigo Reis‏


Em sua terceira edição, Festival de Fotografia de Tiradentes destaca vários olhares sobrea gente brasileira. Artistas aclamados, como Maureen Bisilliat, vão prestigiar o evento

Sérgio Rodrigo Reis

Estado de Minas: 05/03/2013 

Maureen Bisilliat apresenta série com interferências em fotos antigas (Maureen Bisilliat)
Maureen Bisilliat apresenta série com interferências em fotos antigas

Até pouco tempo, Minas Gerais se ressentia da falta de espaços que tratassem a fotografia como obra de arte, embora crescesse, a cada ano, o número de profissionais mineiros premiados – inclusive internacionalmente. O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta veio suprir essa demanda reprimida.

“Não havia onde trocar experiências. Quando o evento foi inaugurado, há dois anos, o retorno nos impressionou. Era bem maior do que imaginávamos”, revela Eugênio Sávio, idealizador do festival, cuja terceira edição será aberta amanhã, em Tiradentes. Por cinco dias, fotógrafos amadores e profissionais do Brasil e do exterior se reunirão na cidade histórica mineira.

 O foco é a diversidade da linguagem fotográfica, tema que se desdobrará em palestras, exposições temáticas e workshops inspirados nos contrastes da geografia e da cultura brasileira. Também serão destacadas as percepções a respeito de outros países latino-americanos.

A proximidade da Copa das Confederações, que será realizada em junho, no Brasil, inspirou o festival a expor imagens referentes ao futebol. Nos últimos meses, um concurso on-line teve o esporte como tema e atraiu 300 inscritos. O público poderá conferir as 40 imagens selecionadas em varal instalado no meio da rua.

O que mais chama a atenção em Tiradentes é a espontaneidade das ações, informa Eugênio Sávio. “As pessoas vêm para cá praticamente com uma exposição embaixo do braço. O espírito é de reunião com a câmara na mão”, resume. A dificuldade dos organizadores continua sendo a falta de verba. “Fizemos milagre: aumentamos as atividades, mas os recursos não aumentaram”, lamenta.

A agenda terá 14 workshops com artistas renomados. Entre eles está a aclamada fotógrafa Maureen Bisilliat, inglesa radicada no Brasil. Aos 81 anos, ela levará a Tiradentes seu novo projeto, em que retrabalhou fotos antigas com interferências.

“Estou feliz. Mostrarei em Minas as imagens do meu livro e mais oito fotos grandes de minha última exposição, realizada pelo Instituto Moreira Salles”, adianta a artista. Maureen pretende participar pessoalmente da montagem. “Também vou levar um filme de 1988, sobre a última viagem que fiz ao Vale do Jequitinhonha”, informa ela.

Depois de décadas dedicadas às lentes, Maureen Bisilliat mantém o entusiasmo pelo ofício. “Fotografar é parte da minha vida. Renovo-me a cada vez que, simpaticamente, me convidam para um festival como esse. Fotografia, pintura e música, tudo é uma questão de renovação”, diz ela.
Futebol, nas lentes de Marco Mendes, invade a agenda do festival  (Marco Mendes)
Futebol, nas lentes de Marco Mendes, invade a agenda do festival

Telão Outro atrativo do festival são as projeções no telão montado na Rua Direita. De 100 portfólios inscritos, 20 poderão ser conferidos nas noites de sexta-feira e sábado. De acordo com Eugênio Sávio, esse tipo de ação espelha possibilidade interessante que se abriu no campo da fotografia, com a incorporação de áudio e texto às imagens.

“Concretizar uma exposição convencional é mais difícil e caro. No caso das projeções, é possível abrir a possibilidade de mais participação”, justifica o fotógrafo.

O festival vai apostar também na reflexão. “Estou satisfeito, porque vivemos um momento interessante, com a possibilidade de trabalhar questões como a memória e as publicações”, conclui Eugênio Sávio.

EM CARTAZ

 EXPOSIÇÕES

. Mostra individual de Maureen Bisilliat

Ensaio Albinos, de Gustavo Lacerda (Gustavo Lacerda)
Ensaio Albinos, de Gustavo Lacerda

. Ensaio Albinos, de Gustavo Lacerda
. Coletiva dos ensaios vencedores do Prêmio Conrado Wessel

 WORKSHOPS
. Gui Mohallem – Desconstruindo a luz
. João Castilho – Fotografia como prática artística contemporânea
. João Marcos Rosa e Cristina Veit – Edição e produção fotográfica na National Geographic Brasil

CICLO DE IDEIAS
A antropóloga Georgia Quintas mediará a conversa dos fotógrafos Gui Mohallem e Gilvan Barreto sobre a produção de fotolivros. A curadora Rosely Nakagawa conversará com Maureen Bisilliat.

PALESTRAS
. Discussão sobre Os chicos, projeto dos mineiros Gustavo Nolasco e Leo Drumond. O livro foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2012.

LIVROS
Serão lançados 15 títulos. Entre eles estão obras de Eliane Veloso (Sonho branco), Gui Mohallem (Welcome home), Maureen Bisilliat (Bisilliat), Diógenes Moura (São Paulo de todas as sombras) e Pedro David (O jardim).

FOTO EM PAUTA
De amanhã a domingo, em Tiradentes. Informações: www.fotoempauta.com.br/festival 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário