terça-feira, 30 de abril de 2013

Doutor em samba - Ailton Magioli‏

Morre aos 89 anos o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, autor de Ronda e Volta por cima. Reconhecido como cientista, ele teve scanções gravadas por Chico Buarque e Maria Bethânia


Ailton Magioli

Estado de Minas: 30/04/2013 


Morreu na noite de domingo, em São Paulo, o compositor e zoólogo Paulo Emílio Vanzolini, aos 89 anos. Ele estava internado com quadro de pneumonia desde quinta-feira, no Hospital Albert Einstein. Paulo era doutor em samba. Mas foi também doutor em zoologia, título conferido por Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Gostava de dizer que fazia música por hobby, que não tocava nenhum instrumento e que demorava até um ano para dar um samba como completo. Deixou alguns clássicos da música brasileira, como Ronda, Samba erudito, Praça Clóvis e Volta por cima. Ele faria um show na sexta e no sábado no clube Casa de Francisca, no Jardim Paulista, com acompanhamento de sua companheira, a cantora Ana Bernardo, e de amigos como o violonista Ítalo Perón e o pianista e cartunista Paulo Caruso. Celebraria os seus 89 anos, completados no dia em que foi internado. Deixa mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.

A dupla militância de Paulo Vanzolini – no samba e na ciência – fez dele referência nos dois campos. Como zoólogo, foi pesquisador do Instituto de Zoologia, herpetólogo (especialista em répteis) e professor emérito da Universidade de São Paulo. Foi o autor da lei que criou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O médico e escritor Dráuzio Varella foi seu aluno na USP e cientistas do quilate de Ernest Mayr e Aziz Ab’Saber foram seus amigos. Em 1993, depois de três décadas como diretor do Museu de Zoologia, aposentou-se compulsoriamente, mas continuou trabalhando de segunda a sábado na instituição. Em 2012, ganhou prêmio da Fundação Conrado Wessel por sua produção científica.

Se na carreira científica conquistou reconhecimento dos pares, na música popular se tornou um dos mais respeitados compositores do chamado samba paulista. Ronda, samba-canção que ele considerava piegas, é tido por muitos como um hino de São Paulo e foi citada em Sampa, de Caetano Veloso. A primeira gravação, feita por Inezita Barroso, é de 1953, sete anos depois de composta. Além de abrir portas, a música deu a Paulo Vanzolini trânsito entre compositores e artistas de várias gerações, inclusive Chico Buarque, que gravou duas canções no primeiro disco com músicas de Vanzolini, Onze sambas e uma capoeira, lançado em 1967. Só em 1979 ele registraria de própria voz suas canções em Paulo Vanzolini por ele mesmo. Entre os intérpretes que gravaram canções do compositor estão Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Nora Ney, Angela Maria, Monica Salmaso e Ney Matogrosso.

Vanzolini foi parceiro de Eduardo Gudin, Elton Medeiros, Toquinho e Paulinho Nogueira, entre outros. Começou a compor seus sambas tipicamente paulistanos ainda no início dos anos 1940. Nos anos 50, se tornaria amigo de outro ícone do samba paulista, Adoniran Barbosa, e, mesmo com muitas promessas, não chegaram a compor juntos. A obra de Vanzolini é relativamente pequena – pelo menos a parte que o autor deixou vir à tona: é composta de aproximadamente 65 canções. Delas, 52 podem ser conhecidas nos quatro CDs da caixa Acerto de contas, que a gravadora Biscoito Fino lançou em 2003. No mês passado, Vanzolini foi um dos 87 artistas a se apresentar em evento no Teatro Oficina para arrecadar fundos para reformar e ampliar a Casa de Francisca, pequena casa de shows paulistana. Também em março, recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra.

“Tudo o que ele fez foi muito benfeito. Vanzolini era detalhista, crítico e sério”

>> Carlinhos Vergueiro, compositor

“A entonação da fala virava melodia. O que fazia era a integração de melodia e letra”
>> Luiz Tatit, compositor e escritor

“Um zoólogo dedicado à profissão, que acabou apaixonado pelo Brasil profundo”
>>  Mônica Salmaso, cantora


A voz das ruas
Publicação: 30/04/2013 04:00

Um dia antes de Vanzolini ser internado, Carlinhos Vergueiro, de 61 anos, foi buscar a neta Catarina, de 10, na escola de dança, e surpreendeu-se, de repente. “Eis que em meio às músicas eruditas e semieruditas do ensaio, tocaram Ronda”, emociona-se o cantor e compositor, amigo pessoal de Vanzolini, para o qual ficou de ligar, posteriormente, contando a passagem.

O compositor paulistano acabou não ficando sabendo que a neta do amigo dançava balé ao som de sua música, clássico dos clássicos da MPB. “Vanzolini era um grande letrista, um grande cronista. Ele era hábil na coisa”, elogia Carlinhos Vergueiro, lembrando que, amigos e boêmios, os dois frequentavam muito a noite. “Vanzolini era amigo de meu pai e de meu ex-sogro Antonio Candido”, recorda o cantor, discípulo assumido de Adoniran Barbosa, Cartola e Nelson Cavaquinho, além, claro, de Vanzolini.

“Inteligente, Paulo Vanzolini improvisava muito bem. Ele era adepto do repente, também”, acrescenta Vergueiro, emocionado com a perda do amigo. “Tudo o que ele fez foi muito benfeito. Vanzolini era detalhista, crítico e sério”, chama a atenção Vergueiro, lembrando que o autor de Ronda demorava, mas caprichava nos versos. Toada do Luiz, que gosta de emendar com Volta por cima, são alguns dos clássicos do amigo que Carlinhos Vergueiro gosta de cantar.

 “Tenho vontade de gravar a obra de Vanzolini”, anuncia Vergueiro, que participou do disco Acerto de contas, que reuniu os maiores amigos em torno da obra do sambista paulistano. O último encontro entre os dois ocorreu em fevereiro, quando cantaram juntos em show-homenagem ao disco 11 sambas e uma capoeira, que Paulo Vanzolini gravou quando Carlinhos Vergueiro ainda era garoto. Apesar de nunca terem feito parceria, Vergueiro diz que canta as músicas de Vanzolini como se fossem suas, por se identificar, principalmente, com as letras.

Melodia e letra Para o cantor-compositor Luiz Tatit, Paulo Vanzolini foi o pioneiro do que posteriormente se transformaria em uma marca em São Paulo. “Ele era o acadêmico cancionista. Trabalhava o dia todo na universidade e, à noite, fazia seus sambas. Vanzolini era um compositor que só compunha depois do expediente”, constata Luiz Tatit, lembrando que o zoólogo gostava muito da noite, quando compunha, principalmente, sambas. “A música para ele era uma atividade de entretenimento”, acrescenta Tatit, salientando o fato de Paulo Vanzolini ter-se tornado o protótipo do compositor que, a exemplo de cariocas como Noel Rosa e Cartola, tinha muita facilidade em fazer música baseada na fala. “Eles não eram músicos e jamais lidaram com a poesia literária. Para eles, a entonação da fala virava melodia. O que faziam era a integração de melodia e letra”, elogia.

“Um brasileirão”, assim a cantora Mônica Salmaso define Paulo Vanzolini, de quem ela gravou Samba erudito e Cuitelinho, que o compositor recolheu, acrescentando-lhe alguns versos. “Vanzolini era um apaixonado pelo Brasil. Um zoólogo dedicado à profissão, que acabou apaixonado pelo Brasil profundo”, reforça a cantora, lembrando que o próprio compositor costumava não dar importância à música dele, diante da paixão que tinha pelo país. “O mais interessante é que ele falava disso despretensiosamente e com lirismo”, afirma Mônica, lembrando que Vanzolini trouxe o Cuitelinho deste mesmo Brasil profundo, que amava como ninguém. “Isto é uma qualidade bonita de se ver. A gente tem um ouro de potência”, conclui, emocionada, a cantora.


RONDA


Paulo Vanzolini

De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar
No meio de olhares espio em todos os bares
Você não está
Volto pra casa abatida
Desencantada da vida
O sonho alegria me dá
Nele você está
Ah, se eu tivesse quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste, esta busca é inútil
Eu não desistia
Porém, com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinho
Jogando bilhar
E neste dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar
Da Avenida São João

Nenhum comentário:

Postar um comentário