quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tempestade no deserto - Luisa Pessoa

folha de são paulo

Primeira diretora a rodar longa de ficção na Arábia Saudita conta o desafio de filmar em meio à linha-dura religiosa do país
LUISA PESSOADE SÃO PAULODe tempestades de areia ao machismo. Foram diversos os obstáculos que Haifaa Al Mansour teve de superar para ser a primeira mulher a rodar um longa de ficção na Arábia Saudita.
O resultado da empreitada, "O Sonho de Wadjda", ganha pré-estreia hoje em São Paulo, com a presença da diretora de 38 anos, e reflete as mudanças que estão em curso em um país conhecido pelo conservadorismo.
O filme chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 3.
Wadjda é uma pré-adolescente que sonha em ter uma bicicleta para poder brincar com o amigo e vizinho Abdullah. O problema, que parece simples, ganha contornos de desafio em um país onde, em 2002, 15 meninas morreram em um incêndio numa escola de Meca após a polícia religiosa tê-las impedido de sair sem o véu do prédio em chamas.
São muitos os controles que rondam as mulheres no país: elas precisam da autorização de um homem para viajar, ter algum trabalho remunerado ou cursar o ensino superior. Dirigir também é proibido, embora a permissão esteja sendo analisada pelo conselho consultivo Shura, que tem o papel de aconselhar o governo a respeito de novas leis.
Dessa maneira, andar de bicicleta não é uma atividade de meninas que prezem por sua honra.
Dos pais, Wadjda não pode esperar o presente. Sua mãe anda preocupada com o fato de o marido estar buscando uma segunda mulher, e o pai nunca está em casa.
É quando é divulgado em sua escola um concurso religioso com prêmio em dinheiro --o suficiente para a compra da bicicleta. Até então alheia e relutante a assuntos religiosos, Wadjda deve enquadrar-se no comportamento esperado de uma garota devota para vencer a disputa.
CENSURA
Como foi possível filmar uma história com esse conteúdo em um país onde há censura? Na Arábia Saudita, afinal, os meios de comunicação devem obedecer diretrizes buscando a "purificação" cultural de uma informação antes que ela venha a público.
Além disso, o país também possui um corpo religioso --a Comissão para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício-- responsável por delimitar o padrão ético nacional. A instituição controla as atividades culturais e pode ordenar prisões e outras punições aos comportamentos considerados antiéticos.
POLÍCIA NO SET
Em entrevista à Folha por e-mail, a diretora explicou as dificuldades: "Enviamos toda a papelada e conseguimos as aprovações necessárias. A polícia aparecia com bastante regularidade no set para ver se tínhamos as autorizações, mas depois nos deixava em paz".
Não só a polícia ficou incomodada. Nas regiões mais conservadoras, a equipe comandada por Al Mansour sofreu ameaças. Em algumas ocasiões, ela teve que dirigir os atores à distância, de uma van e pelo celular."Apesar disso, a maioria das pessoas só estava curiosa e animada em ver algo novo acontecendo nas redondezas."
Às dificuldades culturais somou-se uma tempestade de areia durante as gravações.
Para Al Mansour, foi essencial que a história de Wadjda fosse filmada na Arábia Saudita, em Riad, a capital. "Eu queria que os sauditas tivessem a oportunidade de ver suas vidas na tela e ter uma história que fosse autêntica e próxima deles."
TRAJETÓRIA
A tranquilidade da diretora parece ser o resultado de uma trajetória calejada: "Meu pai costumava receber cartas de familiares, de amigos e do imã da mesquita em frente a nossa casa pedindo-lhe que me mantivesse sob controle, que ele desse um basta' a minha carreira como diretora. Mas ele e minha mãe nunca ligaram para o que as pessoas pensavam sobre mim".
A relação de Al Mansour com o cinema começou na infância. Seu pai costumava exibir para ela e seus 11 irmãos filmes em VHS ("Talvez para manter todos nós quietos!"), como antigos filmes egípcios e produções de Bollywood.
Mas o interesse pelo cinema começou depois de ela assistir a produções dos Estados Unidos. "Respeito os filmes americanos, mesmo aqueles ruins, porque eles realmente entendem as emoções. Eles tiveram uma grande influência sobre mim", relata.
Apesar dos inúmeros controles, a situação feminina na Arábia Saudita começa aos poucos a mudar.
Em janeiro, o rei Abdullah bin Abdulaziz al Saud e os líderes religiosos do país decidiram que as mulheres terão de compor sempre um quinto das 150 cadeiras da Shura.
Em 2011, já houvera a decisão de que elas poderiam votar e concorrer nas eleições locais de 2015.
No ano passado, pela primeira vez, mulheres representaram o país em uma Olimpíada e foi implementada uma lei que autorizava a mão de obra feminina em lojas de lingerie e cosméticos.
Por fim, no início de abril deste ano, a Arábia Saudita passou a permitir que mulheres andem de bicicleta --não se sabe até que ponto por influência do filme de Al Mansour--, mas apenas em áreas destinadas ao lazer e com um guardião masculino.
ANTENAS PROIBIDAS
Al Mansour ainda não sabe se o filme será exibido em seu país, onde há restrições ao funcionamento de cinemas.
Muito do contato da população com filmes vem de DVDs e da televisão via satélite, o que tem trazido dificuldades ao governo para controlar o fluxo de imagens e informações estrangeiras que chegam ao país. A venda, a instalação e o uso de antenas de recepção de satélite são proibidos, o que não impediu sua disseminação.
Os sauditas também usam mecanismos que permitem o download de filmes estrangeiros pela internet.
Apesar da leve rebeldia da protagonista Wadjda, Al Mansour não considera o seu filme "contra o sistema".
"O filme é menos uma crítica ao sistema e mais às pessoas que acham que são impotentes para mudar o lugar onde vivem. A conformação é um caminho mais fácil; já a rebeldia pode ser difícil, mas é muito mais compensadora."

    RAIO-X - HAIFAA AL MANSOUR
    VIDA
    A saudita tem 38 anos e é formada em literatura pela Universidade Americana no Cairo, com mestrado em direção e estudos de cinema na Universidade de Sydney, Austrália
    FILMOGRAFIA
    Em 2005, realizou o documentário "Women Without Shadows" ("mulheres sem sombras, em tradução livre). Sua obra inclui, ainda, os curtas "Who?" ("quem?"), "The Bitter Journey" ("a jornada amarga") e "The Only Way Out" ("a única saída").
    Seu primeiro longa de ficção, "O Sonho de Wadjda" (2012), é uma coprodução entre Arábia Saudita e Alemanha e levou o prêmio Dioraphte, da audiência do Festival de Roterdã a filmes apoiados pelo fundo holandês, e o prêmio da Confederação Internacional dos Cinemas de Arte, no Festival de Veneza

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