segunda-feira, 6 de maio de 2013

Eduardo Almeida Reis- Internet‏


Eduardo Almeida Reis

eduardo.reis@uai.com.br


Estado de Minas: 06/05/2013 

Graças à internet, venho conhecendo o mundo como nunca imaginei, vejo fotos de lugares que os turistas nunca viram, fico sabendo de coisas interessantíssimas e de outras nem tanto. Consultando a Wikipédia, o leitor vai aprender que a internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e tem milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP, que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à rede em junho de 2010, 28,7% da população mundial.

E o negócio vai por aí, mas preciso falar das maldades via internet, nas quais o tiro pode sair pela culatra. Vejamos uma das últimas. O mundo odeia a chanceler Angela Dorothea Merkel, nascida em julho de 1954: portanto, faz sessentinha ano que vem.

É odiada porque dirige a maior economia da Europa em escassos 357 mil km2, com 82 milhões de habitantes, estradas, educação, saúde pública, indústrias, produtividade, eficiência de primeiro mundo. Só a cidade de Berlim recebe, por ano, quase tantos turistas quanto o Brasil inteiro. E o território alemão, diz aqui a calculadora chinesa, é 1/23 avos do brasileiro.

Pausa para explicar que avo, em nosso idioma desde 1519, é palavra que, justaposta ao denominador, maior que dez, de uma fração, associa o ordinal correspondente e indica a divisão em partes iguais da unidade (por exemplo: 1/12 um doze avos; 3/12 três doze avos). Quer dizer: nosso Houaiss complicou a explicação de avo. E o avô pede licença para voltar à maldade feita com Angela Dorothea, tiro que saiu pela culatra: publicaram foto sua com duas amigas, as três na faixa dos 20 aninhos, inteiramente nuas, passeando num descampado.

Foto p&b que deve ser da década de 70. Pelo visto, a moça da esquerda, risonha, cabelos parecidos com os do corte atual, peitinhos que enternecem ou enterneciam, genitália honestamente pilosa, é Angela Dorothea. Maldade que saiu pela culatra porque a trinca é da melhor supimpitude e cobiçada, cobiçadíssima por todos os homens sérios do planeta.

Em tempo: IDH da Bundesrepublik Deutschland em 2012: 0,920 (muito elevado), o 5º do planeta. PIB per capita: US$ 44.555, o 19º do planeta. E a chanceler, caro e preclaro leitor, tinha um corpinho que vou te contar.

Notas salariais

Não sendo pagos por mim ou com os impostos e taxas que recolho, pouco me interessam os salários alheios. Quero mais é que todo mundo ganhe muito bem, obrigado. O Estado de Minas, edição de 19 de março, deu-nos a relação dos maiores salários do esporte bretão conforme a revista France Football.

Surpreendeu-me a renda anual do craque Neymar, porque atua nos campos brasileiros. Informa a France Football que o jovem santista fatura 20 milhões de euros/ano, parte pelo clube, parte dos patrocinadores pessoais. Não discuto seu futebol, que dizem ser “único”, mas acho estranho que, atuando no Brasil, ganhe tanto, porque os nossos estádios vivem às moscas. Vejo na tevê partidas supostamente importantes, entre times conhecidos, com meia dúzia de pagantes nas arquibancadas. Tudo bem: os rendimentos anuais do Neymar não são da minha conta.

No plano internacional, David Beckham, do PSG, ex-atleta em atuação, lidera o ranking: 36 milhões de euros/ano. Logo em seguida vem Messi, conterrâneo do papa Francisco, faturando no Barça 35 milhões. E o negócio vai por aí até chegar ao Kaká, hoje impuro depois de romper com a bispa Sônia e o apóstolo Hernandes, dois craques no faturamento “em o nome do Senhor”. Kaká, do Real Madrid, estaria faturando 14,5 milhões de euros por ano, salário bem razoável pelo futebol que vem jogando.

Com o rompimento, a episcopisa Sônia perdeu mais que 1,4 milhão de euros por ano, com a seguinte agravante: dinheiro livre de impostos. A Constituição Cidadã garante.

O mundo é uma bola

6 de maio de 1543: Francisco Xavier chega a Goa para evangelizar, conforme lhe pediu João III, rei de Portugal. Co-fundador da Companhia de Jesus, Francisco de Jaso y Azpilicueta (1506-1552), foi canonizado como São Francisco Xavier, nome da cidade em que nasceu; João III (1502-1557), o Piedoso, o Pio, filho de dom Manuel I, o Venturoso, não teve piedade da rainha consorte, Catarina de Áustria, que lhe deu 10 filhos. Barbudo, João III reinou de 1521 até morrer. Tinha noções de matemática, astronomia, geografia e grego. Foi educado em latim e nos clássicos pelo bispo de Vizeu, o espanhol Diogo Ortiz de Villegas.

Manteve a equipe de governo de seu pai. Extremamente religioso, durante o seu reinado viu surgirem Sá de Miranda, João de Barros, Bernardim Ribeiro, Garcia de Rezende e ninguém menos que Luiz Vaz de Camões.

Em 1682, Luís XIV, da França, transfere a corte para Versalhes. Palácio muito bonito, mas não tinha banheiros. E o pessoal vivia, e os reis reinavam sem chuveiros elétricos e tronos de louça branca.

Hoje é o Dia da Coragem, do Matemático e do Cartógrafo.

Ruminanças
“Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado estão com os idiotas de ambos os sexos” (Nelson Rodrigues, 1912-1980).

Nenhum comentário:

Postar um comentário