segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mônica Bergamo

folha de são paulo

Ministério Público recebeu mais de 3 milhões de inquéritos em 2012


O Ministério Público recebeu mais de 3,2 milhões de inquéritos policiais no ano passado em todo o Brasil -redução de 32% em relação a 2011 (4,8 milhões). Pela primeira vez, o órgão rastreou os crimes mais comuns que chegam até ele. Foram os delitos contra o patrimônio, como furtos, roubos e extorsão mediante sequestro. Eles representaram cerca de 37% dos casos (1,2 milhão).
CRIME 2
Dos crimes dessa modalidade, 79% ainda estão sendo investigados pelas promotorias estaduais e federais, 7% foram arquivados e 12% resultaram em denúncias -quando os suspeitos são identificados e os processos seguem para a Justiça.
CRIME 3
Na sequência do ranking elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, aparecem as lesões corporais, com 638 mil inquéritos recebidos, e os crimes contra a vida, que superaram 467 mil. Se o Congresso aprovar a lei que reduz o poder de investigação dos promotores, a polícia terá exclusividade em apurações do âmbito criminal.
A FILHA NÚMERO 4 DO PATRÃO
Mauricio Nahas
À frente do "Cante se Puder" e do "Roda a Roda Jequiti", ambos no SBT, Patricia Abravanel afirma ser a artista que mais grava na emissora de seu pai, o também apresentador Silvio Santos.
Capa da revista "Joyce Pascowitch" deste mês, ela comenta a sua relação com o ex-dono do Baú. "[Ele] Não gosta de sapato plataforma ou algo muito chamativo, que distraia a atenção do telespectador."
E, aos 35 anos, nega suposto envolvimento com o jogador do Corinthians Alexandre Pato, 23: "Os [homens] mais novos não têm nada a ver comigo. Gosto dos acima de 38. Se puder, 40 ou mais".
CAIU NA REDE
O escritor Fernando Morais está lançando, em parceria com o cineasta Claudio Kahns, uma loja virtual para vender seus livros em formato digital em inglês, espanhol e francês, no endereço blitzbookstore.com. O anúncio foi feito na semana passada em Washington. Entre os convidados estavam a ativista Angela Davis e o jornalista Ignacio Ramonet.
CAIU NA REDE 2
A ideia de Morais, que tem dez livros publicados em 41 idiomas -entre eles, "A Ilha", "Olga", "Chatô" e a biografia de Paulo Coelho-, é vender as obras por US$ 9,99.
DÓ-RÉ-MI
Eduardo Suplicy (PT-SP) vai tocar piano hoje à noite, em apresentação dos alunos da professora Marilena Guimarães. O senador, que faz aulas toda segunda desde 2006, executará uma adaptação do "Concerto nº 2" de Rachmaninoff. A audição, gratuita, será no MuBE.
BOLSO
Luiz Flávio D'Urso determinará hoje a suspensão das regras das OABs estaduais sobre a advocacia "pro bono" (prestação de serviços gratuita e voluntária). Ele é relator do tema no conselho federal da OAB. O colegiado nacional irá agora regulamentar o assunto.
ARCO-ÍRIS
Depois de convidar, por meio de anúncios publicitários, os deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), o pastor Silas Malafaia e a cantora Joelma para o Mix Brasil, o festival de cinema gay prepara novos apelos. Chamará agora a ex-atriz e deputada Myrian Rios (PSD -RJ) e a psicóloga Marisa Lobo, incentivadora do projeto de "cura gay". A campanha é da Neogama/BBH.

Artista Carlos Nunes abre exposição "Modus Operandi"

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
O artista plástico Carlos Nunes inaugurou a exposição “Modus Operandi”, na galeria Raquel Arnaud, na quarta (5)
O artista plástico Carlos Nunes inaugurou a exposição "Modus Operandi" na galeria Raquel Arnaud. Os artistas Ding Musa, Sandra Cinto e Albano Afonso, a curadora Cristina Burlamaqui e o arquiteto Gui Sibaud compareceram ao vernissage.

Ex-ministro do STF, Cezar Peluso lança livro em SP

 Ver em tamanho maior »
Zanone Fraissat/Folhapress
AnteriorPróxima
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso lançou o livro "Ministro Magistrado", na quinta (6), em São Paulo
O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Cezar Peluso, 70, diz que a avaliação do novo integrante da corte, Luís Roberto Barroso, de que o julgamento do mensalão foi "um ponto fora da curva" é "pessoal". "Tem muita gente que acha que não", afirma Peluso. Ele conversou com a coluna na semana passada, no lançamento do livro "Ministro Magistrado", com algumas de suas decisões em dez anos de STF.
*
O que o senhor está fazendo?
Estou inscrito como advogado, mas só trabalho em pareceres e consultorias. Advocacia de fórum é para jovem. Eu não. Estou fazendo parceria com escritórios em SP e em Brasília. Tenho que respeitar a quarentena de três anos no Supremo. Nos outros tribunais, posso trabalhar.
O senhor tem se dedicado só a essa atividade?
Só. E a torcer para o Corinthians. São as minhas grandes atividades ultimamente.
O que achou da escolha de Luís Roberto Barroso para o STF?
O professor Barroso é muito preparado, está à altura do cargo. Foi uma boa escolha.
Ele tem um perfil liberal.
Em algumas coisas é mais liberal, em outras nem tanto. Isso não é relevante, mas sim o que ele pode trazer de contribuição ao Supremo. Acho que ele tem bagagem intelectual para isso.
Ele diz que o julgamento do mensalão foi um ponto fora da curva no STF. Concorda?
Ele quis dizer que a corte teria sido mais rigorosa. É uma avaliação pessoal. Tem muita gente que acha que não.
O senhor acha o quê?
Eu não acho nada. Eu nem participei do julgamento. Só um votinho pequeno.
Foi ruim não ter participado?
Nem bom nem ruim. Eu estava preparado, se o julgamento alcançasse ainda o meu tempo de permanência. Não alcançou. Fiz o que tinha que fazer. E ponto final.
Qual é a avaliação que o senhor faz da presidência de Joaquim Barbosa?
Não faço avaliação nenhuma do Supremo. Saí de lá.
A criação de novos TRFs (Tribunais Regionais Federais) ajuda a desafogar a Justiça?
Atrapalhar não atrapalha, com certeza.
Os gastos seriam de R$ 700 milhões?
Acho que podem ter sido superestimados. Não chegam a esse volume que estão pensando. E tem mais: as vagas podem ser preenchidas progressivamente. Não precisa ser tudo de uma vez. Podem se ajustar o orçamento e as necessidades.
CURTO-CIRCUITO
O filme "Minha Mãe É uma Peça" tem pré-estreia para convidados hoje, às 21h30, no Cinemark Eldorado. 12 anos.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove seminário para a Guarda Civil Metropolitana de hoje a sábado.
A atriz Laura Neiva abre o porta-joias e mostra seus acessórios para o portal MdeMulher nesta semana.
A guia turística de luxo Flavia Liz Di Paolo, de SP, figura entre as melhores profissionais do mundo na edição britânica da revista "Condé Nast Traveller".
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário