quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ofensiva anti-imigrantes abre crise no Reino Unido - Bernardo Mello Franco

folha de são paulo
Campanha é alvo de duras críticas de políticos da base de apoio do premiê
"Vá embora ou seja preso", diz mensagem colocada em vans que circulam pelo subúrbio da capital britânica
BERNARDO MELLO FRANCODE LONDRESA nova campanha do governo britânico contra imigrantes ilegais abriu uma crise na coalizão que sustenta o premiê David Cameron, do Partido Conservador.
A polêmica foi causada por vans que, na semana passada, circularam por subúrbios de Londres levando outdoors com a mensagem "Go home or face arrest" ("Vá embora ou seja preso", em inglês).
Ontem, o vice-premiê Nick Clegg, do Partido Liberal-Democrata, disse que a ofensiva "não é muito inteligente" e vai espalhar temor nas comunidades mais pobres.
"Você pode reforçar a lei sem usar um tom que cause tumulto nas comunidades, especialmente as mais miscigenadas", criticou Clegg.
Ele se disse surpreso com a campanha e acusou os conservadores de adotarem um discurso de direita contra os imigrantes. "A maioria das pessoas decentes deste país é de centro", disse.
No domingo, o ministro Vincent Cable (Negócios e Inovação), do partido de Clegg, classificou a campanha de "estúpida" e "ofensiva".
Porta-vozes de Cameron, que está de férias, afirmaram que ele é favorável à campanha. No entanto, ontem as vans teriam deixado de circular, segundo a BBC.
A ofensiva é mais um gesto do governo britânico para tentar agradar o eleitorado conservador que ameaça migrar para o Ukip, o Partido pela Independência do Reino Unido, com discurso abertamente anti-imigrantes.
A estratégia foi muito criticada por usar a expressão "Go home". Na década de 1970, grupos de extrema-direita usavam as mesmas palavras em pichações para ameaçar imigrantes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário