quinta-feira, 11 de julho de 2013

Rede de proteção - Mônica Bergamo

folha de são paulo

Projeto que estabelece percentuais de produção regional na TV aberta será votado

Após 20 anos de idas e vindas no Congresso, o projeto que estabelece percentuais de produção regional e local na TV aberta deve ser votado nesta quinta-feira (11) na comissão especial que analisa o tema. A proposta, consolidada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), inclui no pacote de regionalização programas de conteúdo jornalísticos, esportivos e religiosos. "É um desenho factível, que as emissoras vão poder cumprir sem desequilibrar o faturamento", diz Jucá.
REDE
Relator do projeto de regulamentação do artigo 221 da Constituição, o senador ouviu a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a ABPITV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV). Segundo Jucá, "a programação nacional das redes não pode ser descaracterizada". Procurada, a Abert não se manifestou.
REDE 2
Já os produtores independentes são contra a inclusão de programa jornalístico e esportivo na categoria regional e cultural. "O projeto precisa refletir todos os atores, e não só a radiodifusão. Não pode ser a toque de caixa", diz Marco Altberg, presidente da ABPITV. "Os produtores querem mercado, mas a lei não é para isso", afirma Jucá.
REDE 3
As emissoras terão até cinco anos para se adaptar à legislação. Pelo projeto, o percentual de regionalização varia de acordo com a população do município. Vai de 336 minutos de produção regional por semana, para localidades com até 500 mil habitantes, até 840 minutos para cidades com mais de 5 milhões de moradores.
DIGO SIM
Juntos há 36 anos, o editor Pedro Paulo de Sena Madureira, 66, e o artista plástico Carlos Henrique Lamothe Cotta, 56, vão se casar nesta quinta-feira (11). "É um caso de amor irreversível", diz Madureira. A cerimônia para oficializar a união será em cartório em Higienópolis, bairro paulistano onde moram, "junto com quatro cachorros e babá".
DIGO SIM 2
"Antes tinha união estável. Mas contrato eu faço é com editora", afirma Madureira. "Do ponto de vista individual, esse casamento não é necessário. Mas é importante o Brasil saber que estamos nos casando, para quebrar barreiras. Homossexualidade não é doença. Cura gay é um absurdo."
MAIS BEIJO, MENOS ALFACE
André Schiliró/Divulgação
Susana Vieira, 70, já posou nua sete vezes e lamenta não ser mais convidada para ensaios sensuais, em entrevista à revista "Joyce Pascowitch", hoje nas bancas. "Agora, não me chamam mais!"
*
No ar como Pilar em "Amor à Vida", ela se diz satisfeita enquanto faz "mulheres que ainda dão beijo na boca". "Estou bem na fita." A atriz planeja se casar com Sandro Pedroso, 28.
*
Susana diz que comer pão com muita manteiga a deixa inteligente. "Alface não dá neurônio. Não sou coelho para ficar comendo folha", brinca.
CONEXÃO NORDESTE
O GTP (Grupo de Teatro da Poli), da USP, viaja para a Paraíba neste mês. Vai se apresentar em festivais junto com vencedores do Nascente, concurso que premia trabalhos artísticos da instituição. É uma parceira com a Universidade Federal da Paraíba. Nomes como Manuel Bandeira, Carlos Zara e Caco Ciocler já passaram pelo GTP.
SALTO ALTO
A saltadora Maurren Maggi comemorou seu aniversário de 37 anos na festa Sunset Clubinho, na Casa das Caldeiras, no fim de semana. O jogador do Corinthians Paulo André, o nadador Henrique Barbosa, a relações-públicas Valentina Drummond e o empresário Dinho Zambon circularam pelo evento.

Maurren Maggi comemora aniversário

 Ver em tamanho maior »
Greg Salibian/Folhapress
AnteriorPróxima
A atleta do salto Maurren Maggi comemorou seu aniversário no fim de semana na festa Sunset Clubinho, na Casa das Caldeiras
IN ENGLISH
Os cerca de 30 funcionários do Bar Brahma, um dos points de São Paulo, estão tendo aulas de inglês para receber melhor os clientes durante a Copa do Mundo. Desde o começo do ano, as aulas são ministradas uma vez por semana no próprio bar.
UM LUXO SÓ
Depois de reforma assinada por Philippe Starck em 2010, o hotel Le Royal Monceau acaba de receber o título de "palácio", uma categoria acima da classificação cinco estrelas. Passou a figurar entre os seis hotéis de Paris a receber a distinção por parte da Atout France, a agência francesa para o desenvolvimento do turismo.
EM PROSA
Vai se chamar "Tudo a Declarar" o livro de memórias que o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, o Barretão, lança em outubro, pela editora Casa da Palavra. A obra tem a supervisão do empresário Ricardo Amaral.
NOITE ILUSTRADA
O show "Estou Falando de Elton Medeiros", no Sesc Vila Mariana, teve participação do cantor e compositor Paulinho da Viola, da cantora Fabiana Cozza, do produtor Hermínio Bello de Carvalho, do músico anfitrião, Eduardo Gudin, e do sambista e homenageado, Elton Medeiros. Os convidados contaram histórias sobre Medeiros e fecharam a noite com Cartola.

Paulinho da Viola canta na Vila Mariana

 Ver em tamanho maior »
Zé Carlos Barretta/Folhapress
AnteriorPróxima
O cantor e compositor Paulinho da Viola se apresentou no show "Estou Falando de Elton Medeiros", no Sesc Vila Mariana
CURTO-CIRCUITO
A Alcatel One Touch e a empresa chinesa TCL anunciam nesta quinta-feira (11) fábrica no Brasil e entrada no mercado nacional de smartphones.
O livro "Geraldo de Barros: Isso" será lançado nesta quinta, às 20h, no Sesc Vila Mariana, em abertura de exposição sobre o pintor.
A banda Maglore se apresenta no Puxadinho da Praça, na Vila Madalena. 18.
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo começa nesta quinta-feira.
Arrigo Barnabé participa nesta quinta-feira (11) de show do trio Sinamantes, no Itaú Cultural, às 20h. Grátis. Livre.
Mônica Bergamo
Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário